Chá Vermelho

Conhecido por ser aliado em eliminar as calorias extras presentes no corpo, o chá vermelho tornou-se muito popular no Brasil e em todo mundo, em especial, na China, o qual é consumido a muito tempo e já é de sabedoria popular todas suas propriedades.

O chá branco, o chá verde e o chá vermelho são feitos a partir da planta Camellia sinensis. No entanto, para dar origem ao chá vermelho é feita fermentação de suas folhas. Esse processo pode durar dias ou até mesmo anos.

As folhas da Camellia sinensis são verdes, mas adquirem a cor vermelha após o período fermentado. A fermentação potencializa os benefícios do chá vermelho e, garante um gosto forte a bebida, mas não amargo.






Chá Vermelho
Neste post você terá todas as informações sobre o Chá Vermelho. / Foto: Reprodução

Propriedades do chá vermelho

O chá vermelho possui diversas propriedades importantes para a saúde, dentre elas destacam-se:

O chá é termogênico, acelera o metabolismo e elimina o excesso de gorduras do corpo. A cafeína é um importante termogênico e está presente na bebida. É utilizada por muitas pessoas que buscam a perda de peso. Além de aumentar o metabolismo, dá mais energia para realizar as atividades.

É diurético, ajuda a diminuir a retenção de líquidos e em consequência, estimula perda de peso.

É rico em vitaminas C e vitaminas do complexo B. O ácido ascórbico (também chamado de vitamina C) está presente em grandes quantidades no chá. Tem ação antioxidante no organismo. As vitaminas do complexo B garantem mais energia ao corpo.

É rico em cálcio, manganês e flúor importantes para a saúde dos ossos e dos dentes.

Contém flavonoides e polifenois, esses importantes antioxidantes aumentam os mecanismos de defesa do corpo além de auxiliar na proteção de nosso organismo contra a presença de radicais livres, o aparecimento de doenças e o envelhecimento precoce da pele.

Não contém ácido oxálico, sendo recomendado para pessoas com pedras nos rins.

Contraindicações do chá vermelhor

O consumo em grandes quantidades do chá poderá ocasionar cálculos renais e intensificar os sintomas do período pré menstrual.

  Chá Preto

Por conter cafeína, se consumido a noite poderá causar insônia e agravar os sintomas de ansiedade.

Mulheres grávidas devem evitar ingerir a bebida, assim como pessoas que sofrem com gastrite e arritmia cardíaca.

Como fazer chá vermelho

O modo de preparo dessa infusão é muito simples como qualquer outra, não tem segredos! Veja o passo a passo abaixo:

  1. Você deve ferver cerca de 200 ml água;
  2. Após o fervimento, deverá acrescentar um colher de sopa do chá seco;
  3. Em seguida, deixe em infusão por alguns minutos, coe e está pronto.

Tipos de Chá vermelho

O chá, além da forma tradicional (folhas secas), pode ser encontrado em cápsulas, em pó e em saquinhos. Todas as formas citadas mantém as propriedades originais e exercem a mesma função no organismo.

Chá em cápsulas

Quem preferir fazer uso do chá em cápsulas, recomenda-se ingerir até três ao longo dia e, de preferência antes das refeições.

A vantagem do uso do chá na forma de cápsulas é a rapidez e a praticidade.

Chá em pó

O chá solúvel também é bastante prático para o dia a dia. Recomenda-se misturar cerca de duas colheres de sobremesa do chá em pó com 200 ml de água quente ou gelada.

Misture bem e já estará pronta sua bebida. Um frasco contendo 250 gramas de chá vermelho rende até 25 porções. Diversas marcas realizam a venda do produto, portanto é bem fácil de ser encontrada.

Chá em saquinhos

O chá em saquinhos é bem comum de ser encontrado também.

Para quem optou por essa opção, basta mergulhar o saquinho em um copo com água quente e deixar em infusão por poucos minutos.

E logo estará pronto.

Chá vermelho - benefícios propriedades e riscos
Foto: pixabay.com/pt/

Como tomar o chá vermelho?

Para quem busca utilizar as qualidades do chá vermelho para emagrecer, é recomendo tomar o chá antes das refeições.

Quem preferir tomar o chá gelado, após realizar a infusão, deverá colocar pedras de gelo, para resfriar o chá. Para dar mais sabor a bebida, você também poderá acrescentar o suco de meio limão.

Benefícios do chá vermelho

Os principais benefícios do chá estão listados a seguir:

  • Reduz o colesterol e triglicerídeos: o chá contém estatinas que contribui para manter os níveis de colesterol LDL baixos.
  • Diminui riscos de infarto: alguns estudos demonstraram que o uso do chá reduz possíveis infartos do miocárdio.
  • Reduzem a concentração de lipídios no sangue.
  • Sistema digestivo e intestinal trabalham melhor: o chá é um ótimo aliado na digestão e promove sensação de saciedade.
  • Protege contra o envelhecimento: o chá protege a pele contra a ação dos raios ultravioleta.
  • É antidepressivo
  • Acelera o metabolismo: o chá auxilia na queima de gorduras extras e faz o organismo trabalhar mais rápido na queima das calorias.
  • Tem ação antioxidante: o chá possui puerina. Esse polifenol tem propriedades antioxidante e está presente em grande quantidade no chá. Impede a ação de radicais livres e protege o organismo contra o desenvolvimento de diversas enfermidades.
  • Alívio de cólicas menstruais
  • Combate a hipertensão e o estresse
  Chá Oolong Emagrece? Veja os benefícios e riscos

Chá vermelho emagrece mesmo?

O chá vermelho realmente auxilia na perda de peso, não é só dito popular. Por suas características, ajuda a acelerar o metabolismo e promover a queima das gorduras extras.

Recomenda-se o consumo de no mínimo quatro xícaras por dia.

No entanto, para melhor aproveitar as qualidades do chá, é necessário combinar alimentação saudável e atividades físicas regulares.

Dica saudável: o chá é uma bebida com baixas calorias, portanto tente não utilizar açúcar para adoçá-lo! Uma ótima opção para adoçar o chá, é o mel.

Como e onde comprar o chá?

O chá pode ser comprado em lojas de produtos naturais ou pela internet. Em lojas físicas é normal encontrar o produto a granel.

Nas lojas virtuais são encontradas uma grande variedades de marcas e também de preços.

Em supermercados e padarias é comum a venda do chá em saquinhos. Já o chá em cápsulas e em pó, são mais fáceis de serem vendidos online.

Além da opção de comprar as folhas secas a granel, há sites que realizam a venda de frascos com folhas secas para o preparo do chá vermelho.

Gostou do post sobre o chá vermelho? Então compartilha o conteúdo com seus amigos nas redes sociais e deixa sua opinião nos comentários.

Chá Vermelho
5 (100%) 4 votes

Última atualização: 01/11/18


Check Also

Chá de manjericão

Chá de Manjericão

Veja tudo sobre o chá de manjericão que é muito saudável e todas as pessoas deveriam consumi-lo todos os dias. Clique aqui e veja os benefícios.