Chá Verde Emagrece? Conheça os benefícios e riscos

Tomar chá verde é uma alternativa natural na prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas (como Alzheimer e Parkinson), câncer, colesterol ruim, além de evitar o envelhecimento precoce da pele graças às suas propriedades antioxidantes.

De composição nutricional variada, dependendo da forma como a erva foi plantada, a Camellia Sinensis dá origem ao chá verde, branco e preto, bebidas conhecidas na redução de peso por acelerar o metabolismo e promover a saciedade.

Mas será que o chá verde emagrece mais que outros chás da mesma planta? Para que serve realmente este chá? Contraindicações e Benefícios. Isso é o que vamos descobrir neste conteúdo sobre a bebida de origem chinesa e mais popular no Brasil.

Outros chás

Benefícios do chá verde

Rico em catequinas, potentes substâncias antioxidantes, o chá verde é uma bebida amarga, mas com boas quantidades de cafeína, um estimulante da queima de gordura que é um grande aliado para quem pratica exercícios.

Outro antioxidante importante é o EGCG (Epigallocatechin Gallate), um inibidor que quebra o hormônio norepinefrina e ajuda a queimar a gordura a longo prazo.

chá verde
Foto: Reprodução

Para que serve o chá

Saiba para que serve o chá verde!

Previne contra o Alzheimer e Parkinson

A presença de polifenóis na bebida, segundo estudos, possui ação neuroprotetora contra a oxidação do cérebro, o que significa menos riscos de danos aos neurônios e, conseguintemente, menos riscos de Alzheimer e Parkinson.

Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa a perda progressiva das atividades cognitivas, levando o portador a sofrer perda da memória.

Já o Parkinson é a perda do neurotransmissor dopamina, levando o paciente a ter rigidez muscular e tremor em repouso.

Aumenta a sensação de bem-estar

Como já mencionado, esse chá possui compostos que evitam o Parkinson.

Isso também se deve à presença da L-teanina, um aminoácido exclusivo da planta Camellia Sinensis, que atua na produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento e bem-estar.

Além disso, a bebida é ótima contra a ansiedade e estresse graças aos flavonoides e a vitamina C que, embora seja em menor quantidade, ainda assim tem a capacidade de atuar sobre o hormônio cortisol (liberado em situações de estresse).

Veja este chá:  Chá de manjericão - Porque você deve consumir sempre

Previne contra o envelhecimento precoce e doenças crônicas.

Doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e AVC (acidente vascular cerebral) são problemas que podem ser tratados e evitados com o consumo do chá verde.

A ação do chá é graças às catequinas, importantes antioxidantes que, além de combater os radicais livres, responsáveis pela oxidação das células e o surgimento de doenças crônicas, também reduz os fatores de risco, como colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos.

Outro benefício dessas catequinas é prevenir contra o envelhecimento da pele, portanto, vale a pena investir no chá da Camellia Sinensis e garantir uma pele mais jovial por mais tempo.

Melhora a saúde bucal

Mais uma vez, as catequinas são protagonistas dos benefícios desse chá, atuando na saúde bucal.

Esses fitoquímicos destroem e inibem bactérias e vírus, evitando infecções, cáries e mau hálito.

Segundo estudos, esses antioxidantes são benéficos para a saúde periodontal, evitando a periodontite, doença inflamatória mais agressiva que a gengivite e que pode causar a perda dos dentes.

Chá verde emagrece

A procura por chás, muitas vezes, se concentra em sua capacidade de ajudar a reduzir o peso. O chá verde contém cafeína, um termogênico que atua na queima de gordura e é ótimo aliado para quem faz exercícios físicos, pois ajuda a melhorar o desempenho.

Além de queimar a gordura, esse chá também serve para desinchar, eliminar toxinas, acelerar o metabolismo e evitar que a pessoa consuma mais alimentos que o necessário.

Essa ação deve-se, mais uma vez, às catequinas, que interagem com o hormônio da leptina, um receptor da sensação de saciedade.

Portanto, é correto afirmar que o chá verde emagrece, mas é válido destacar que uma dieta rica em nutrientes e vitaminas e a prática de atividades físicas aliadas à bebida contribuem para um emagrecimento mais efetivo.

Benefícios do chá verde com limão

A combinação do chá verde com limão, outro antioxidante com boa concentração de vitamina C, não só ajuda a intensificar os benefícios da bebida quanto a sensação de bem-estar e dar um gostinho mais saboroso à bebida amarga como também pode ser um fator importante na perda de peso.

Essas propriedades desintoxicantes também ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a emagrecer com mais saúde.

Veja como preparar o chá verde com limão:

A melhor maneira de preservar os nutrientes da erva é evitar que a água ferva. Portanto, coloque 1 xícara de água na panela e, assim que a água começar a ferver (as primeiras bolhas aparecerem), apague o fogo e adicione 1 colher do chá verde (folhas ou 1 sachê).

Veja este chá:  Chá de sene - Conheça os benefícios e riscos

Se optar pelas folhas, coe e misture o suco de meio limão. No caso de sachê, apenas retire o saquinho e não esqueça de misturar o limão.

Contraindicações e riscos do chá

Apesar de ser uma bebida com grandes benefícios à saúde, o chá verde possui contraindicações e malefícios.

O chá não deve ser ingerido por gestantes, hipertensos, pessoas que sofrem de problemas gástricos, glaucoma e hipertireoidismo.

É sempre bom procurar um médico antes de consumir esse chá, pois ele pode interagir com medicamentos estimuladores do sistema nervoso simpático.

O consumo dessa bebida em excesso causa insônia, gastrite e dificuldade de absorção do ferro e cálcio pelo organismo.

Como fazer o chá verde corretamente

Se o amargor da bebida torna-o um sacrifício de ser ingerido, mesmo com todos esses benefícios, aqui vai uma receita do chá verde com hibisco, gengibre e limão.

Confira!

  • Esquente 1 xícara de água, mas não deixe ferver;
  • Quando as primeiras bolhas aparecerem, desligue o fogo e adicione 1 colher de chá verde e 1 colher de chá de hibisco;
  • Acrescente 1 punhado de gengibre e um pouco de suco de limão a gosto;
  • Aguarde 10 minutos com a panela tampada;
  • Coe (caso tenha feito com folhas) e beba.

O chá verde com hibisco pode ser tomado até 4 vezes ao dia.

Tipos de chá

Além das folhas do chá verde, é possível encontrá-lo em outras variedades, como o chá em cápsulas, em pó ou em saquinho (sachê).

Todos eles têm efeitos benéficos, mas os nutrientes das folhas são mais concentrados e naturais. O chá em saquinho, por exemplo, contém outros fragmentos da planta, o que reduz as vantagens desse chá.

Já a versão em cápsulas costuma ser altamente concentrado, mas é bom procurar um médico antes de consumir.

Como tomar o chá de Camellia Sinensis?

Esse chá da Camellia sinensis deve ser feito fora do horário das refeições, para evitar a má absorção de nutrientes.

Recomenda-se tomar a bebida, no máximo, 4 vezes por dia, de acordo com especialistas, a fim de prevenir contra os efeitos colaterais.

Onde comprar e o preço

O chá é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e supermercados, sendo que as cápsulas podem ser compradas em farmácias.

O preço varia de acordo com o tipo de chá e a quantidade de gramas, podendo ser encontrado a partir de R$3,00 no caso de folhas e saquinho, e até R$ 40,00 no caso de cápsulas.

Chá Verde Emagrece? Conheça os benefícios e riscos
5 (100%) 4 votes

Check Also

Chá de manjericão

Chá de manjericão – Porque você deve consumir sempre

Veja tudo sobre o chá de manjericão que é muito saudável e todas as pessoas deveriam consumi-lo todos os dias. Clique aqui e veja os benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *