Chá preto

O chá preto é um dos chás mais procurados atualmente, isso porque, acredita-se que seu consumo moderado contribui para a perda de peso, além de suas diversas outras propriedades que promovem a saúde e o bem-estar.

Os chás em geral são mundialmente reconhecidos por seus benefícios diversos à saúde humana, inclusive, muitas das vezes, são utilizados como remédios naturais, evitando o uso excessivo de fármacos.

Veja a seguir, tudo que você precisa saber sobre o chá preto e a forma como ele age no organismo, veja também se ele realmente funciona como um aliado do emagrecimento, para que serve e quais são os seus riscos e contraindicações.

Origem e história do chá preto

O chá preto é originado de um arbusto, cujo o nome é Camellis sinensis, e é considerado um dos chás clássicos, dada a origem do mesmo.

Este chá é bem semelhante ao chá verde, a única diferença entre ambos, é que o chá preto passa por um processo de fermentação, o qual faz com que as folhas oxidem e dá a tonalidade escura ao chá.

Há relatos de que o chá-preto surgiu na China e a partir de então começou a se difundir nos países asiáticos, principalmente no Japão. Existe uma lenda que diz que os monges budistas japoneses foram a China para estudar e quando retornaram levaram folhas de Camellis de presente ao imperador Shomu.

Com a abertura dos mercados e o avanço das técnicas de agricultura, este chá rapidamente começou a se difundir e hoje é amplamente conhecido em praticamente todos os países.

conheça os benéficos do chá preto que emagrece
Foto: Reprodução

Benefícios do chá-preto

Dentre os benefícios comprovados (aqueles que possuem comprovação científica) do chá preto estão:

Prevenção de doenças cardiovasculares

O consumo de chá preto diminui a ocorrência de doenças cardiovasculares, isso porque seus polifenóis agem como bloqueador da oxidação do colesterol ruim (LDL), há mais relatos sobre a prevenção da arteriosclerose, que é uma doença que consiste no endurecimento das artérias causado pelo acúmulo de substâncias (principalmente de gordura) na mesma.

Além disso, a cafeína presente na bebida ajuda na dilatação coronária, contribuindo para melhora da saúde do coração.

Melhora o humor

Proporciona sensação de relaxamento e de bem-estar, isso porque possui um aminoácido importante para o cérebro, a L-teanina.

Veja este chá:  Como Fazer o Chá Branco e Seus Benefícios

Este aminoácido age no cérebro aumentando os nives de ácidos neurotransmissores, dopamina e serotonina, todos estes estão diretamente relacionados com a sensação de bem-estar e relaxamento.

Atua diretamente na prevenção do câncer

O acúmulo de radicais livres é considerado uma das principais causas do câncer, ou seja, a alteração da atividade enzimática influencia de forma direta no desenvolvimento da doença.

O chá preto possui ação antioxidante e combate os radicais livres, desta forma, atua na prevenção do câncer;

Proteção do sistema cerebral

O envelhecimento do cérebro, as doenças neurodegenerativas e demais danos cerebrais causados pelo envelhecimento celular são resultados de danos oxidativos, de desregulação da homeostase dos metais e de inflamações.

O chá preto possui polifenóis que são capazes de neutralizar a ação antioxidante dos radicais livres e dos que causam a inflamação, sendo assim protegem o cérebro.

Há estudos que associam o consumo regular do chá à prevenção de doenças como Alzheimer e Parkinson.

Propriedades da “erva”

O chá preto possui diversas propriedades importantes e benéficas à saúde humana, as quais:

Cafeína: o chá-preto possui grande quantidade de cafeína, quando consumido de forma racional, pode diminuir a sensação de fadiga e sonolência, dada a presença desta substância acontece a estimulação do cérebro.

A cafeína também ajuda na digestão e possui ação termogênica, na digestão age aumentando a produção de ácidos digestivos, e a ação termogênica aliada a uma alimentação equilibrada, auxilia na queima de gordura.

Flavonoides: em sua composição o este chá possui a presença de flavonoides, os quais se caracterizam como propriedades antioxidantes e ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, pois agem na diminuição da oxidação do LDL e também na diminuição da ação inflamatória.

No entanto, o chá preto possui uma quantidade menor de flavonoides, quando comparado ao chá branco e ao chá verde.

L-teanina: outra substância benéfica contida neste chá é a L-teanina, um aminoácido que age diretamente no cérebro, favorecendo os aumentos dos níveis de GABA (ácido gamaaminobutírico), dopamina e serotonina, conforme mencionado acima.

Há no mercado, suplementos preparados com a L-teanina para controle da ansiedade e depressão.

Taninos e polifenóis: tais substâncias presentes no chá preto atuam diretamente na ação antioxidante, no entanto é importante dizer que os taninos não devem ser consumidos em abundância, pois impedem a absorção de outros nutrientes, principalmente o ferro.

Veja este chá:  Chá Azul - Benefícios e propriedades que emagrecem

Contraindicações e riscos do chá

Existem muitos rumores principalmente sobre o chá ser abortivo, mas segundo os especialistas é absolutamente boato.

O chá preto é considerado uma substância segura, não tendo-se contraindicações nem mesmo para grávidas ou crianças, mas especialmente a estes deve ser consumido com moderação.

O excesso de chá preto pode ter efeitos secundários, principalmente no que se refere às altas concentrações de cafeína e taninos.

Como preparar o chá-preto

A forma de como fazer o chá é muito simples, lembrando que pode ser adicionado limão, canela ou gengibre caso você goste ou julgue necessário.

O modo de preparação mais recomendado é: 1 litro de água e duas colheres da erva, basta esquentar a água até quando ela estiver próxima a fervura, acrescente o chá preto e abafe por 2-3 min, depois basta coar e tomar.

Como e quando tomar a bebida

O chá preto pode ser consumido quente ou frio, e o indivíduo pode fazer uso deste sempre que quiser se beneficiar com suas propriedades.

Como consumir o chá preto

O chá preto pode ser consumido nos intervalos das refeições, deve-se evitar seu uso durante as refeições devido à presença dos taninos.

Deve-se também, evitar seu consumo durante a noite, pois a cafeína pode dificultar o sono, para quem sofre de insônia, o consumo da última xícara deve ser antes da 17 horas.

Chá preto emagrece?

O chá preto realmente pode contribuir para o emagrecimento do indivíduo, mas deve ser consumido com moderação e aliado a uma dieta balanceada.

A ação do chá preto para emagrecimento acontece devido a presença da cafeína e dos polifenóis, a cafeína acelera o metabolismo e por consequência auxilia na queima de gordura, e a catequinas (tipo de polifenóis) promovem a sensação de saciedade diminuindo a quantidade de gorduras ingeridas pelo indivíduo.

[VÍDEO] Conheça 10 principais benéficos para saúde

Separamos um vídeo bem bacana e simples de ser entendido no Youtube. Veja o vídeo abaixo:

Gostou das dicas sobre este chá incrível que emagrece e tem diversos benefícios? Então agora é só procurar uma loja onde compra-lo e aproveitar os benefícios. Deixe seu comentário abaixo!! 

Chá preto
5 (100%) 3 votes

Sobre Redação Melhores Chás

Somos a redação do site MelhoresChas.com e publicamos todos os tipos de conteúdos referentes a chás de sementes, plantas, saúde, para emagrecer e muito mais.

Check Also

Chá de sene

Chá de sene – Conheça os benefícios e riscos

Sabe aquela sensação de inchaço que tanto incomoda quando o intestino não funciona corretamente? Isso pode ser resolvido com um velho conhecido remédio natural, o chá de sene. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse chá?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *