Chá para tosse

Quando você busca o chá para tosse é por que este problema gera desconfortos diversos na rotina do indivíduo, seja na qualidade do sono ou na execução das atividades cotidianas.

Este desconforto pode ser causado por inúmeros fatores, por exemplo: microorganismos, alergias, doenças respiratórias, infecções e etc.

Uma das alternativas que controlam este sintoma é tomar chá para tosse, cuja as propriedades agem diretamente no organismo da pessoa que o toma, por isso, é de suma importância ingerir um chá adequado para os sintomas sentidos.

Chá para tosse é bom?

A medicina alternativa (que não usa grandes ou nenhuma quantidades de fármacos) se mostra muito eficaz no controle de diversas doenças. Por isso, o uso de chás é seguro e na maioria das vezes traz resultados benéficos ao usuário.

Uma opção é consumir os chás em concomitância com outros tratamentos, como o uso de remédios, mas é de suma importância ler e entender a bula do medicamento, para que não haja reações adversas e/ou desagradáveis.

Entretanto, se mesmo com o uso dos chás os sintomas persistirem é recomendável procurar ajuda médica imediatamente.

Chá para tosse
Foto: Reprodução

Benefícios dos chás caseiros para tosse

Os chás caseiros para tosse possuem inúmeros benefícios, a começar pela diminuição do uso de fármacos, reduzindo gastos e melhorando a qualidade de vida.

Os chás para tosse possuem diversas propriedades, as quais dependem dos ingredientes utilizados para preparação do mesmo, por exemplo:

  • Gengibre: possui propriedades expectorantes e anti inflamatórias;
  • Alho: atua como um antibiótico natural;
  • Limão e laranja: são ricos em vitamina C, que atua na defesa do organismo contra infecções;
  • Cebola: é um excelente antisséptico natural;
  • Hortelã: possui propriedades antissépticas, analgésicas e calmantes;
  • Mel: acalma as irritações, bem como aumenta a ação antimicrobiana do organismo.

Como deve ser adoçado o chá

Há pessoas que não conseguem consumir chá sem adoça-los, entretanto, é importante se atentar a alguns aspectos:

  1. O açúcar: o consumo de açúcar pode trazer malefícios à saúde, principalmente, o do tipo refinado, que passou mais processos químicos durante sua fabricação, além do fato de trazer calorias à bebida.
  2. Os adoçantes: principalmente os sintéticos estão associados a diversos riscos e doenças nos indivíduos, se for usá-los, prefira os que têm como base moléculas não sintéticas- orgânicas, como o stevia, por exemplo.
  3. O mel: de todas as opções, adoçar com mel é a melhor, isso porque o mesmo é repleto de nutrientes que trazem melhora do funcionamento do organismo.
Veja este chá:  Chá para enxaqueca

Mas lembre sempre: o ideal e o mais recomendável é consumir a bebida puro, pois com a adição de qualquer fonte de açúcar as propriedades do chá podem ser alteradas.

Melhores Chás caseiros para tosse seca

Chá de alho para tosse

O alho é um dos temperos mais versáteis da culinária brasileira, o chá de alho é um dos mais utilizados para controle e tratamento de tosse, isso porque o mesmo possui ação antibiótica, anti inflamatória e antibacteriana.

É importante lembrar que de uma forma geral, o chá de alho (e os demais aqui apresentados) trazem diversos benefícios ao funcionamento do organismo.

O consumo de alimentos preparados com este ingrediente também ajuda na amenização da tosse, no entanto, o mais recomendado para este fim é o chá.

Para preparar este chá para tosse é necessário: 1 dente de alho, 1 xícara de água fervente e mel a gosto.

Basta “amassar” o dente (faça isso com uma colher), acrescentar a água fervente, deixar em infusão por alguns minutos, e adoçar com o mel (opcional). Pode ser consumido 2-3 vezes ao dia.

Chá de cebola para a tosse

Assim como o alho, a cebola também é um tempero muito utilizado na culinária brasileira. Neste caso, a cebola atua como um excelente expectorante, eliminando catarro, rouquidão, coceira na garganta e demais sintomas associados à tosse e ao “peito cheio”.

Para preparar é necessário: metade de uma cebola cortada em pedaços, 1 xícara de água fervendo e mel a gosto.

Coloque os pedaços da cebola em uma xícara, acrescente a água fervendo, deixe em infusão por 10-15 minutos e adoce com mel a gosto. Pode ser consumido de 2-3 vezes por dia.

Chá de gengibre para gripe e tosse

Outro alimento versátil e rico em nutrientes para o correto funcionamento do organismo é o gengibre, trata-se de uma raiz tuberculosa vinda da Ásia.

Neste caso, esta raiz funciona como um excelente chá para tosse devido às suas propriedades anti séptica e anti inflamatória, além da presença de diversas vitaminas, como a vitamina c, por exemplo.

Veja este chá:  Chá para azia

Para preparo deste chá é necessário: um pequeno pedaço da raiz (lavar antes) e um copo de água.

Basta colocar a água para ferver e quando estiver próxima à fervura adicionar o gengibre,  depois ferver por 5-10 minutos e esperar esfriar para consumir.

Recomenda-se o consumo de até 3g de gengibre por dia, divididas em 2-3 xícaras do chá.

Chá de limão para tosse

O limão é um fruto rico em vitamina C e seu consumo está associado a melhora do funcionamento do organismo em relação às infecções, desta forma, o chá de limão é um excelente chá para tosse.

Para prepará-lo você irá precisar de 1 limão e 1 xícara de água.

Basta colocar a casca do limão em infusão na água fervente por 10-15 minutos. Uma dica é colocar o suco do limão depois que o chá estiver pronto.

Pode ser consumido 2-3 xícaras por dia deste chá.

Chá de hortelã para tosse

O chá de hortelã é um excelente chá para tosse, isso porque, o mesmo possui propriedades calmante, sedativas, anti alérgicas.

Para prepará-lo é necessário: 1 colher de chá de hortelã e 1 xícara de água fervente.

Adicione as folhas na água fervente e deixe em infusão por 5-10 minutos.

Recomenda-se tomar até 3 xícaras por dia.

Existe chá caseiro para tosse alérgica?

Existem algumas plantas medicinais que podem amenizar os sintomas da tosse alérgica, porém, são plantas menos comuns, que podem ser difíceis de se encontrar, dependendo da região. Alguns exemplos são: a rorela, a tanchagem e a urtiga.

Para prepará-las basta colocá-las em infusão.

Contraindicações dos chás caseiros para tosse

Conforme mencionado, o uso dos chás aqui apresentados são seguros para a saúde, no entanto, o indivíduo deve se atentar se não possui nenhuma alergia aos ingredientes e tampouco deve exagerar nas doses ingeridas.

Chá para tosse
5 (100%) 3 votes

Sobre Redação Melhores Chás

Somos a redação do site MelhoresChas.com e publicamos todos os tipos de conteúdos referentes a chás de sementes, plantas, saúde, para emagrecer e muito mais.

Check Also

Chá para enxaqueca

Chá para enxaqueca

Chá para enxaqueca: Veja quais são as melhores opções de chás para enxaqueca fortes, na menstruação, crônicas e outras. Clique aqui AGORA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *