Vhirna Maia

Chá para Gases

Os gases intestinais são um incômodo de certa forma comum, mas que causa um imenso mal estar. Eles surgem, geralmente, após consumir algum alimento que não cai bem. Quando isso ocorre, recorrermos logo a algum medicamento, como os antigases. Mas saiba que uma excelente solução para este problema pode ser o chá para gases.

Se, após comer algo, você sentir sintomas como estufamento, inchaço na barriga, dor abdominal e até mesmo flatulência, o problema pode ser gases.

Neste artigo você vai descobrir quais são as causas dos gases, o que fazer para aliviar os seus sintomas e quais os melhores chás para gases.

Chá para Gases

Neste post você vai encontrar somente Chá para Gases.

O que são gases intestinais?

Os gases intestinais são compostos principalmente por nitrogênio, dióxido de carbono, hidrogênio, metano e oxigênio. Estes compostos formam cerca de 99% dos gases intestinais, mas há outros, como os sulfuretos, que são os responsáveis pelo mal cheiro que muitas vezes nos envergonham.

Embora muitos pensem o contrário, os gases são normais e precisam ser expelidos. O problema está quando não conseguimos eliminá-los. Isso causa uma sensação de mal estar, deixando a barriga dura e inchada.

Uma pessoa saudável produz de 0,5 a 1,5 litros de gases intestinais, todos os dias.

Causas

Antes de consumir algum Chá para Gases é importante saber que são muitas as causas para o surgimento dos gases intestinais, vamos conhecer algumas delas:

  • A falta de exercício físico dificulta na eliminação dos gases;
  • Alguns alimentos, ao serem ingeridos, aumentam a fermentação do intestino, causando um excesso de gases. Exemplos de alimentos que fazem isso são: repolho, brócolis, couve-flor, ovos, feijão, cebola, água com gás, entre outros. Se você já tem tendência para formação de gases, evite estes alimentos;
  • Não ir ao banheiro para defecar ocasiona gases. Os gases intestinais precisam ser eliminados. Quando você não consegue eliminá-los através das fezes, a tendência é que a dor abdominal e o estufamento apareçam. Procure alimentos que eliminem sua prisão de ventre;
  • O uso de excessivo de goma de mascar também pode causar excesso de gases;
  • Quando comemos muito rápido ou estamos ansiosos, junto com o alimento, engolimos ar. Isso faz com que se forme gases que, de maneira geral, são expelidos com o arroto;
  • Quem possui intolerância à lactose também pode sofrer com os gases.

Quais os melhores chás para gases

Abaixo você pode conferir a lista com os melhores remédios naturais para gases:

Chá de cebola

Chá de cebola

Entre os inúmeros benefícios da cebola, a eliminação de gases intestinais é um deles. Você pode fazer o chá com pedaços de cebola ou até mesmo utilizando apenas sua casca.

Basta ferver uma xícara de água com os pedaços ou casca da cebola e aguardar 10 minutos. Beba o chá morno. Se você preferir, pode adoçar com mel. Você pode beber este chá até três vezes ao dia.

Chá de erva-doce

Chá de erva-doce

O chá de erva-doce é muito eficiente na eliminação de gases, inchaço e para auxiliar na digestão. Beber o chá, logo após as refeições, é suficiente para evitar o acúmulo de gases no intestino.

Para preparar o chá basta misturar duas colheres de sopa de semente de erva-doce seca em meio litro de água fervente. Ao desligar o fogo, aguarde cinco minutos para a mistura agir. Basta coar e consumir até duas vezes ao dia.

Chá de erva-cidreira

Chá de erva-cidreira

A erva cidreira é eficiente para evitar o acúmulo de gases, podendo eliminar até mesmo a prisão de ventre. O intestino preso é um dos causadores dos gases intestinais e, quando você resolve este problema, automaticamente os gases são expelidos.

Para fazer o chá utilize cerca de quatro gramas de folhas da planta para cada 150 ml de água. Ferva a água e depois coloque as folhas de erva cidreira. Coe e deixe agir até ficar morno. Beba sem adicionar açúcar.

Chá de camomila

Chá de camomila

Todos nós conhecemos o poder calmante da camomila e isso é benéfico para quem tem problema de acúmulo de gases, uma vez que este chá tem o poder de acalmar o estômago, diminuindo sua acidez, regularizando o intestino.

Para fazer este chá, utilize uma colher de sobremesa da planta seca para um copo de água (200 ml). Ferva a água e adicione a camomila, deixando agir por infusão durante cerca de cinco minutos. É só coar e beber. O consumo é limitado a três xícaras por dia.

Chá de boldo

Chá de boldo

Se você já exagerou no almoço ou no jantar, certamente já lhe receitaram um chá de boldo. Isso porque o boldo melhora o funcionamento do fígado, eliminando as gorduras ingeridas.

Fazer este chá é muito simples. Basta colocar algumas folhas da planta em uma xícara de água fervente e deixar descansar por cinco minutos. Beba o chá ao longo do dia e após as refeições.

Mas atenção! O chá de boldo não pode ser consumido por gestantes, uma vez que é abortivo. Pessoas com vesícula biliar obstruída ou com doenças no fígado também não devem ingerir este chá.

Cuidados necessários

Como vimos, os gases são uma resposta normal de nosso organismo. Eles surgem em decorrência de nossa própria alimentação. Porém, por alguns motivos diversos, não conseguimos eliminá-los e isso é muito prejudicial para nosso corpo.

Confira alguns cuidados necessários para se livrar dos problemas, antes mesmo de consumir algum chá para gases:

  • Evite beber quando está comendo algo. O ideal é sempre ingerir líquidos após as refeições;
  • Evite refeições mais pesadas, optando sempre, por pequenas refeições ao longo do dia;
  • Faça a ingestão de muitas fibras, pois, elas auxiliam na eliminação dos gases;
  • Mastigue muito bem os alimentos, principalmente aqueles mais duros. Quando engolimos um alimento que não está pronto para ser digerido, os gases podem surgir;
  • Tenha calma para se alimentar. A pressa vai fazer com que você não se alimente da forma adequada;
  • Faça a ingestão de um dos chás acima. Isso vai auxiliar na digestão.

Precauções

Se você quer se livrar dos gases, o melhor é mudar seu estilo de vida. São os seus hábitos incorretos que estão fazendo com que você tenha tantos gases. Se você está com este problema, o primeiro passo é descobrir o que está causando eles.

Fora isso, beba muita água, evite bebidas alcoólicas e cigarros e faça atividades físicas. Estes pequenos hábitos vão ajudar a minimizar os problemas causados pelos gases. E quando eles surgirem, utilize um dos chás listados. Certamente os sintomas serão amenizados rapidamente.

Gostou do post com as opções de Chá para Gases? Então compartilha com seus amigos nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo!

Chá para Gases
5 (100%) 8 votes

Sobre o autor | Website

Meu nome é Vhirna Maia, sou baiana, casada, além disso, estudante de enfermagem e louca por remédios naturais. Nesse blog vou compartilhar tudo que aprendi e continuo aprendendo sobre chás, remédios naturais e formas de emagrecimento.

8 Receitas Para Perder 5Kg e Secar Barriga em Apenas 30 Dias.

Quer Saber Mais!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!