Chá para enxaqueca





Um ótimo chá para enxaqueca é feito à base de gengibre, limão ou hortelã, alimentos com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e desintoxicantes que aliviam a dor e outros sintomas típicos, como náusea, fotofobia e sensibilidade a ruídos.

A enxaqueca é uma doença crônica, muito mais comum em mulheres e caracterizada por uma forte dor de um lado só da cabeça, podendo durar até 3 dias.

Desde muito tempo, as pessoas consomem o chá para enxaqueca fortes e conseguem excelentes resultados.

Por isso, vamos descobrir neste conteúdo se os chás para enxaqueca são realmente bons para aliviar as dores de forma natural, sem correr o risco de efeitos indesejáveis. Confira!

Devo tomar algum chá para melhorar enxaqueca?

Essa é uma boa notícia para quem tem medo de optar por remédios caseiros: a enxaqueca que afeta até 90% da população pode ser tratada naturalmente por meio de chás.

E o que é melhor: o chá para enxaqueca caseiro possui um ótimo sabor e propriedades analgésicas naturais.

Além de amenizar a enxaqueca você desfrutará do excelente sabor, bastando escolher o chá de sua preferência.

Chá para enxaqueca
Foto: Reprodução

Melhores chás para enxaqueca

Qual é o chá bom para enxaqueca? Certamente você já procurou uma bebida forte e natural que eliminasse de vez essa doença.

Por essa razão, selecionamos os melhores e mais recomendados chás para você aliviar aquela dor incômoda. Conheça:

Chá de hortelã

A hortelã é conhecida por ser analgésica, calmante e vasodilatadora, ou seja, ela ativa a circulação sanguínea e alivia enxaqueca e dores de cabeça comuns. Quando associada ao gengibre, o chá de hortelã se torna ainda mais estimulante da circulação.

Você vai precisar apenas ferver 10 folhas de hortelã em 200 ml de água. Após coar, adoce a gosto.

Veja este chá:  Chá Calmante - Opções para Dormir, Ansiedade e Nervosismo

COMPRAR CHÁ DE HORTELÃ

Chá de laranja

A alta concentração da vitamina C na laranja ajuda a fortalecer o sistema imunológico, evitando sintomas de alergia, como sinusite, e ainda previne a enxaqueca.

Descasque 2 laranjas, retire o suco e deixe-o reservado. Ferva as cascas em 300 ml de água e, após desligar o fogo, misture o suco da laranja. Se preferir, adoce com mel.

Chá de gengibre (limão e mel)

Gengibre é uma raiz com propriedades muito nobres e já conhecidas por tratar de forma eficaz as dores musculares, enxaquecas e gripes.

Trata-se de um remédio anti-inflamatório e antioxidante natural, prevenindo contra diversas doenças e aliviando intensas dores. Misturado com limão, rica em vitamina C, o chá de gengibre se torna um grande aliado contra a enxaqueca.

Em 1 copo de água quente (não deixe levantar fervura), adicione 50 gramas de gengibre fresco ralado ou uma rodela. Tampe a panela, deixando assim por 5 minutos. Agora é só coar, misturar o suco de limão e aproveitar os benefícios do chá de gengibre.

COMPRAR CHÁ DE GENGIBRE

Chá para enxaqueca menstrual

Algumas mulheres podem experimentar alterações desagradáveis no período menstrual chamado de TPM (Tensão Pré-Menstrual).

São episódios de enxaqueca antes ou 3 dias após a menstruação, acompanhada de náuseas, sensibilidade à luz, cólicas abdominais e irritabilidade. A enxaqueca nesse caso é causada pela baixa concentração do hormônio estrogênio que pode ocorrer na primeira fase do ciclo menstrual.

O chá para enxaqueca menstrual não é muito diferente dos outros chás. Conheça alguns para o período da TPM:

Chá de erva cidreira

Ideal para quem sofre de insônia, estresse e dores de cabeça, o chá de erva-cidreira também é bom para enxaqueca, promovendo bem-estar e alívio dos sintomas.

Adicione 3 colheres de sopa da erva em 1 xícara de água fervida. Desligue o fogo e deixe em infusão, ou seja, tampe a panela e espere 5 minutos. Coe e beba, repetindo o processo até 4 vezes por dia.

Chá de sementes de girassol

Rica em vitaminas e minerais, o chá de girassol para enxaqueca reduz as dores tensionais, relaxa os músculos e os vasos sanguíneos e ainda ajuda a combater a fadiga.

Veja este chá:  Chá para gripe

Misture 2 colheres de sopa de sementes de girassol torrados em 1 litro de água, e deixe ferver por 10 minutos. Depois desligue o fogo e espere amornar com a panela tampada. Basta coar e tomar até 4 vezes por dia.

Chá para enxaqueca crônica

Todos os chás para enxaqueca beneficiam tanto as dores fortes no período menstrual quanto as dores crônicas.

Outras opções de chá para curar enxaqueca são:

Chá de camomila

Camomila já é um velho conhecido calmante natural, aliviando tensões musculares e estresse, fatores que podem desencadear em uma enxaqueca.

Misture 1 colher de chá das flores de camomila em 300 ml de água já fervida e com o fogo apagado. Abafe a panela por até 5 minutos, depois coe para beber.

Chá de alfazema

A alfazema ou lavanda é uma planta medicinal conhecida por seu aroma bastante popular, cujas propriedades funcionam como analgésico, calmante, anti-inflamatório e antiespasmódico.

O chá de alfazema alivia enxaqueca forte, náuseas, problemas de circulação e ainda possui efeito tranquilizador contra tensão nervosa.

Para preparar, ferva 1 litro de água e adicione 2 colheres de folhas de alfazema. Tampe a panela por até 10 minutos, coe e beba até 4 xícaras diariamente.

Contraindicações de chá para enxaqueca forte

Alguns chás são contraindicados a gestantes, lactantes, bebês e pessoas que fazem uso de certos medicamentos ou possuem problemas cardiovasculares e hepáticos. As pessoas que estão nesse grupo precisam consultar um médico antes de tomar determinados chás.

Para outras pessoas vale lembar que, mesmo se tratando de remédios caseiros, é preciso evitar o excesso dessas bebidas sob o risco de reações adversas.

É importante destacar também que o chá para enxaqueca pode e deve ser aliado a boa alimentação, repouso, redução do ritmo de trabalho e locais com menos luminosidade.

Veja também

Chá para enxaqueca
5 (100%) 2 votes

Última atualização: 06/03/18


Check Also

Chá para dor de barriga

Chá para dor de barriga

O chá para dor de barriga é uma ótima opção caseira para aliviar os sintomas. Veja quais são as melhores opções de chás para dores na barriga e diarreia.