Chá para enxaqueca

Um ótimo chá para enxaqueca é feito à base de gengibre, limão ou hortelã, alimentos com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e desintoxicantes que aliviam a dor e outros sintomas típicos, como náusea, fotofobia e sensibilidade a ruídos.

A enxaqueca é uma doença crônica, muito mais comum em mulheres e caracterizada por uma forte dor de um lado só da cabeça, podendo durar até 3 dias.

Desde muito tempo, as pessoas consomem o chá para enxaqueca fortes e conseguem excelentes resultados.

Por isso, vamos descobrir neste conteúdo se os chás para enxaqueca são realmente bons para aliviar as dores de forma natural, sem correr o risco de efeitos indesejáveis. Confira!

Devo tomar algum chá para melhorar enxaqueca?

Essa é uma boa notícia para quem tem medo de optar por remédios caseiros: a enxaqueca que afeta até 90% da população pode ser tratada naturalmente por meio de chás.

E o que é melhor: o chá para enxaqueca caseiro possui um ótimo sabor e propriedades analgésicas naturais.

Além de amenizar a enxaqueca você desfrutará do excelente sabor, bastando escolher o chá de sua preferência.

Chá para enxaqueca
Foto: Reprodução

Melhores chás para enxaqueca

Qual é o chá bom para enxaqueca? Certamente você já procurou uma bebida forte e natural que eliminasse de vez essa doença.

Por essa razão, selecionamos os melhores e mais recomendados chás para você aliviar aquela dor incômoda. Conheça:

Chá de hortelã

A hortelã é conhecida por ser analgésica, calmante e vasodilatadora, ou seja, ela ativa a circulação sanguínea e alivia enxaqueca e dores de cabeça comuns. Quando associada ao gengibre, o chá de hortelã se torna ainda mais estimulante da circulação.

Você vai precisar apenas ferver 10 folhas de hortelã em 200 ml de água. Após coar, adoce a gosto.

COMPRAR CHÁ DE HORTELÃ

Chá de laranja

A alta concentração da vitamina C na laranja ajuda a fortalecer o sistema imunológico, evitando sintomas de alergia, como sinusite, e ainda previne a enxaqueca.

Descasque 2 laranjas, retire o suco e deixe-o reservado. Ferva as cascas em 300 ml de água e, após desligar o fogo, misture o suco da laranja. Se preferir, adoce com mel.

Veja este chá:  Chá para gripe

Chá de gengibre (limão e mel)

Gengibre é uma raiz com propriedades muito nobres e já conhecidas por tratar de forma eficaz as dores musculares, enxaquecas e gripes.

Trata-se de um remédio anti-inflamatório e antioxidante natural, prevenindo contra diversas doenças e aliviando intensas dores. Misturado com limão, rica em vitamina C, o chá de gengibre se torna um grande aliado contra a enxaqueca.

Em 1 copo de água quente (não deixe levantar fervura), adicione 50 gramas de gengibre fresco ralado ou uma rodela. Tampe a panela, deixando assim por 5 minutos. Agora é só coar, misturar o suco de limão e aproveitar os benefícios do chá de gengibre.

COMPRAR CHÁ DE GENGIBRE

Chá para enxaqueca menstrual

Algumas mulheres podem experimentar alterações desagradáveis no período menstrual chamado de TPM (Tensão Pré-Menstrual).

São episódios de enxaqueca antes ou 3 dias após a menstruação, acompanhada de náuseas, sensibilidade à luz, cólicas abdominais e irritabilidade. A enxaqueca nesse caso é causada pela baixa concentração do hormônio estrogênio que pode ocorrer na primeira fase do ciclo menstrual.

O chá para enxaqueca menstrual não é muito diferente dos outros chás. Conheça alguns para o período da TPM:

Chá de erva cidreira

Ideal para quem sofre de insônia, estresse e dores de cabeça, o chá de erva-cidreira também é bom para enxaqueca, promovendo bem-estar e alívio dos sintomas.

Adicione 3 colheres de sopa da erva em 1 xícara de água fervida. Desligue o fogo e deixe em infusão, ou seja, tampe a panela e espere 5 minutos. Coe e beba, repetindo o processo até 4 vezes por dia.

Chá de sementes de girassol

Rica em vitaminas e minerais, o chá de girassol para enxaqueca reduz as dores tensionais, relaxa os músculos e os vasos sanguíneos e ainda ajuda a combater a fadiga.

Misture 2 colheres de sopa de sementes de girassol torrados em 1 litro de água, e deixe ferver por 10 minutos. Depois desligue o fogo e espere amornar com a panela tampada. Basta coar e tomar até 4 vezes por dia.

Chá para enxaqueca crônica

Todos os chás para enxaqueca beneficiam tanto as dores fortes no período menstrual quanto as dores crônicas.

Veja este chá:  Chá para desinchar rápido

Outras opções de chá para curar enxaqueca são:

Chá de camomila

Camomila já é um velho conhecido calmante natural, aliviando tensões musculares e estresse, fatores que podem desencadear em uma enxaqueca.

Misture 1 colher de chá das flores de camomila em 300 ml de água já fervida e com o fogo apagado. Abafe a panela por até 5 minutos, depois coe para beber.

Chá de alfazema

A alfazema ou lavanda é uma planta medicinal conhecida por seu aroma bastante popular, cujas propriedades funcionam como analgésico, calmante, anti-inflamatório e antiespasmódico.

O chá de alfazema alivia enxaqueca forte, náuseas, problemas de circulação e ainda possui efeito tranquilizador contra tensão nervosa.

Para preparar, ferva 1 litro de água e adicione 2 colheres de folhas de alfazema. Tampe a panela por até 10 minutos, coe e beba até 4 xícaras diariamente.

Contraindicações de chá para enxaqueca forte

Alguns chás são contraindicados a gestantes, lactantes, bebês e pessoas que fazem uso de certos medicamentos ou possuem problemas cardiovasculares e hepáticos. As pessoas que estão nesse grupo precisam consultar um médico antes de tomar determinados chás.

Para outras pessoas vale lembar que, mesmo se tratando de remédios caseiros, é preciso evitar o excesso dessas bebidas sob o risco de reações adversas.

É importante destacar também que o chá para enxaqueca pode e deve ser aliado a boa alimentação, repouso, redução do ritmo de trabalho e locais com menos luminosidade.

Veja também

Chá para enxaqueca
5 (100%) 2 votes

Sobre Redação Melhores Chás

Somos a redação do site MelhoresChas.com e publicamos todos os tipos de conteúdos referentes a chás de sementes, plantas, saúde, para emagrecer e muito mais.

Check Also

Chá para dor de barriga

Chá para dor de barriga

O chá para dor de barriga é uma ótima opção caseira para aliviar os sintomas. Veja quais são as melhores opções de chás para dores na barriga e diarreia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *