Chá Para Dor de Cabeça

Chá para dor de cabeça é uma excelente opção para quem sofre deste mal que atinge a grande maioria das pessoas.

Se você tem problema de dor de cabeça, confira 4 tipos de chás naturais que podem solucionar isso e o melhor, com ingredientes que certamente você tem em casa.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 90% das pessoas já sofreram com enxaqueca, que é uma dor de cabeça mais forte. Se falarmos das dores de cabeça comuns, é difícil encontrar alguma pessoa que nunca sofreu deste mal.






A dor de cabeça aparece no momento em que você menos espera e nem sempre temos um remédio a nossa disposição. É neste momento que o chá para dor de cabeça caseiro é a solução e os ingredientes podem estar dentro da sua casa.

Neste artigo você entenderá os motivos de sua dor de cabeça, quando deve procurar ajuda médica e 4 receitas de de chá para dor de cabeça.

É possível aliviar a dor de cabeça com chás?

São muitos os remédios à sua disposição para o tratamento de uma dor de cabeça. Se você for em uma farmácia por exemplo, poderá receber indicação de uma infinidade de medicamentos, dos mais diferentes preços.

O que você talvez ainda não saiba é que com um simples chá ou remédio caseiro para eliminar dor de cabeça constante poderá solucionar este tão incômodo problema.

Confira algumas das vantagens de tratar uma dor de cabeça com chás:

  • Diferente do que acontece com os remédios, os chás são facilmente absorvidos pelo nosso organismo;
  • Não tem grandes efeitos colaterais;
  • É muito mais barato, visto que muitas vezes você já tem os ingredientes.
Chá para dor de cabeça
Foto: Reprodução

4 Opções de Chá para dor de cabeça

Confira algumas receitas para tratar a dor de cabeça de forma natural. Nesta lista, sugerimos diversos tipos de chá e sua escolha vai se basear nos ingredientes que você tem em casa.

Isso porque a dor de cabeça geralmente vem sem avisar.

  Chá Calmante - Opções para Dormir, Ansiedade e Nervosismo

Chá de gengibre, limão e hortelã

Se tem um chá que pode resolver a dor de cabeça e o que contém gengibre, limão e hortelã. Qualquer um desses ingrediente já pode solucionar seu problema de dor de cabeça, estes três ingredientes irão eliminá-las de uma vez por todas.

Você vai precisar de uma colher (sopa) de gengibre, 3 rodelas de limão e 1 colher (sopa) de hortelã.

Dissolva o gengibre em um litro de água e coloque para ferver. Ao levantar fervura, desligue. Agora basta misturar o limão e a hortelã e tomar este chá.

Por que funciona? O limão possui propriedades que eliminam toxinas, enquanto que a hortelã e o gengibre possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

Chá de camomila

Para fazer este chá tudo que você vai precisar é de duas colheres de chá de flores secas da camomila. Basta colocar a camomila em um copo (cerca de 250 ml) de água fervente.

Depois de levantar fervura, tape e aguarde 10 minutos. Depois é só coar e beber.

Por que funciona? Um dos fatores que influenciam na dor de cabeça é o estresse. Se você identificou que esse é o motivo de sua dor de cabeça, opte pelo chá de camomila.

A camomila possui efeito calmante, trata a ansiedade e melhora a qualidade do seu sono, que é essencial para prevenir o aparecimento de novas crises de dores de cabeça.

Chá de erva-cidreira

Você só vai precisar de uma colher de chá de folhas picadas de erva cidreira. Ferva uma xícara de água e acrescente a erva-cidreira.

Depois retire do fogo e tape por cerca de 10 minutos. Agora basta coar e beber.

Por que funciona? A erva-cidreira atua diretamente no cérebro, controlando o sistema nervoso e protege o nosso cérebro de receber estímulos externos em excesso, o que ocasiona entre muitos outros problemas, a dor de cabeça.

Chá de girassol

Para fazer esta receita você só vai precisar de duas colheres de sopa de semente de girassol torrada e um litro de água. Basta ferver os ingredientes por cerca de 10 minutos.

Depois de retirar do fogo, deixe o recipiente tampado por mais 10 minutos e já pode ingerir, morno ou frio.

Por que funciona? São muitos os benefícios do consumo da semente de girassol, entre eles está a presença de magnésio, que diminui a pressão sanguínea e como consequência, elimina a dor de cabeça.

  Chá para azia

Riscos e contraindicações dos chás sugeridos

Os chás são medicamentos naturais, por este motivo, os riscos de efeitos colaterais são bem menores, se comparados aos remédios tradicionais.

Mas mesmo assim, é preciso evitar os exageros e acompanhar os sinais que o seu corpo dá.

O uso em excesso de um medicamento, mesmo que natural, pode acostumar o seu corpo aos efeitos da dor de cabeça.

Em outras palavras, isso significa dizer que sempre que você tem uma dor de cabeça e se medica, seu corpo acaba acostumando a esta situação e necessitando de mais medicação. Caso você não tome, a dor de cabeça aparece novamente.

Portanto, lembre-se de só utilizar algum tipo de medicação (mesmo que natural), em casos esporádicos do aparecimento deste tipo de dor.

Por que você deve procurar um médico

Neste artigo você conferiu uma série de chás que irão aliviar sua dor de cabeça que aparece de uma vez ou outra.

Não há mal algum em se utilizar chás para resolver esta dor de cabeça, o problema está naquelas dores recorrentes ou mais fortes, como no caso da enxaqueca.

A dor de cabeça é um sinal que o corpo nos dá para indicar que algo não está bem. Se este sintoma é bastante forte ou constante, este é o momento de procurar ajuda médica.

Para evitar ter que parar em um consultório médico ou até mesmo em uma emergência, confira algumas dicas para prevenir o seu aparecimento.

  • Praticar exercícios físicos;
  • Evitar comidas gordurosas, como frituras;
  • Ingestão de frutas e verduras;
  • Rotina de sono regular;
  • Evitar consumo de álcool e cigarro;
  • Ficar atento ao comportamento do seu corpo.

Muitas vezes determinado tipo de alimento ou mesmo algo que você faz, pode desencadear uma dor de cabeça. Um exemplo disso é o fato de muitas pessoas terem dor de cabeça ao ler em um veículo em movimento.

Atentar-se a estes fatos podem prevenir o aparecimento de uma dor de cabeça.

Veja um vídeo com mais dicas sobre este chá:

Gostou das informações e das dicas passadas sobre chá para dor de cabeça? Então deixa seu like e compartilha nas redes sociais e WhatsApp para ajudar mais pessoas.

Chá Para Dor de Cabeça
5 (100%) 7 votes

Última atualização: 28/09/18


Check Also

Chá para dor de barriga

Chá para dor de barriga

O chá para dor de barriga é uma ótima opção caseira para aliviar os sintomas. Veja quais são as melhores opções de chás para dores na barriga e diarreia.