Vitor Melo

Chá para Diabetes

O Chá para Diabetes é extremamente essencial nos dias atuais, pois é assustador o aumento no número de pessoas que sofrem de diabetes no mundo todo, em especial os brasileiros já somam mais de 16 milhões da população que tem diabetes (de acordo com a OMS, no ano de 2016).

E esse número só tende a crescer quando analisamos os hábitos alimentares da população.

Embora a diabetes seja uma doença que não possui cura definida ela possui tratamento. A ciência sempre tem procurado avançar nas pesquisas sobre fitoterapia para o tratamentos de diversas doenças, pois a cura através da natureza é uma opção real e eficaz, e assim também existem plantas que ajudam no tratamento.

Reunimos alguns chás naturais que ajudam a pessoa que tem diabetes a manter os seus níveis de glicose regulados, pois existem ervas que podem interferir no metabolismo da glicose no corpo ajudando a prevenir ou reverter o aumento da glicose no sangue.

Chá para Diabetes

Neste post você vai conferir as melhores dicas de chá para diabetes. (Foto: Reprodução)

O que causa a diabetes?

Para entendermos de maneira eficaz o que realmente é a diabetes precisamos entender que o nosso corpo funciona como uma máquina e o combustível dessa máquina são os carboidratos (que é a glicose).

As células precisam receber essa glicose para que assim elas tenham energia para funcionar bem.

No entanto a glicose precisa de um hormônio chamado de insulina e quem produz esse hormônio é o pâncreas. Através da insulina é que a glicose entra nas células. Os indivíduos diabéticos sofrem dificuldades em absorver a glicose em suas células.

Com essa falta de absorção da glicose, ela passa a se concentrar no sangue, e isso causa um descontrole no organismo, inclusive prejudica que células recebam a energia e venham a morrer, prejudicando toda a máquina que é o nosso corpo humano.

Tipos de diabetes

Antes de conhecer o principais chás para diabetes, é interessante informar que existem dois tipos de diabetes, veremos a seguir cada uma em detalhe.

Tipo 1

Esse tipo de diabetes o sistema imune passa a atacar o próprio pâncreas. As células que sintetizam a insulina (hormônio regulador) são destruídas pelas células do sistema imune da mesma pessoa. Assim a diabetes do tipo 1 é uma doença autoimune.

Tipo 2

Esse é o tipo mais comum da doença, e pessoas que tem esse tipo de diabetes não precisam receber injeções de insulina, pois eles mesmo podem produzir esse hormônio. No entanto as células se tornam resistentes ao hormônio e em consequência disso há um aumento de glicose no sangue.

Geralmente pacientes que possuem a diabetes do tipo 2 podem contar com o auxílio de chá de ervas que diminuem (ou impedem) o acúmulo de glicose no sangue.

Opções de Chá para Diabetes

Veja abaixo a lista com os melhores chás para diabetes:

Chá da folha de manga

Foto: Reprodução.

Chá da folha de manga

Quando o assunto é chá para diabetes um grande aliado pode ser a manga, além de ser uma fruta muito saborosa ao nosso paladar, possui uma folha que pode auxiliar no controle da diabetes por existir em sua composição dois compostos importantes os taninos e as antocianinas. São compostos que estimulam a insulina e ajudam na quebra da glicose no sangue.

Para fazer o chá pique a folha de manga de modo que você consiga usar colher de folha de manga picada, para cada meio litro de água. Depois da água ferver misture as folhas e aguarde até que o chá fique morno. Tome durante todo o dia, podendo ser dividido em duas ou três doses diárias.

Chá de cravo e canela

Foto: Reprodução

Chá de cravo e canela

Tanto o cravo quanto a canela possuem propriedades que auxiliam a diminuição do nível e açúcar no sangue, o que os torna grandes aliados para a luta do controle da diabetes.

Para preparar um chá na medida certa, indicamos que se utilize 1 litro de água para 4 paus de canela e 50g de cravos. Deixe a água ferver depois junte os outros dois ingredientes por alguns minutos e desligue o fogo. Espere esfriar e tome durante o dia.

Chá de sálvia

Foto: Reprodução

Chá de sálvia

Outra opção para contribuir com a solução do problema (diabetes), é o chá de sálvia possui em sua composição o ácido rosmarínico, esse ácido possui o poder de controlar o açúcar no sangue, também existem estudos que acreditam que essa erva ajuda no funcionamento do fígado.

Par preparar o chá de sálvia, utilize duas colheres de sopa de folhas de sálvia para cada dois litros de água. Leve-os ao fogo, e quando ferver, desligue o fogo, deixe abafando por uma média de 20 minutos. Deixe esfriar, coe e beba durante o dia.

Chá de casca de maracujá

Foto: Reprodução

Chá de casca de maracujá

Além de funcionar como um ótimo calmante, as propriedades do chá de maracujá incluem também a presença da pectina, que atua na absorção de gordura e glicose no organismo.

Para o chá é preciso a casca de um maracujá grande para meio litro de água. Pegue as cascas e leve-as ao forno para que elas desidratem, depois bata no liquidificador. Misture uma colher desse pó da casca do maracujá a meio litro de água.

Deixe o chá ferver, desligue o fogo mexa por alguns segundos, espere esfriar e beba por três vezes ao dia, esse chá não precisa ser coado.

Chá de hibisco

Foto: Reprodução

Chá de hibisco

Esse chá além de possuir propriedades que auxiliam na redução dos depósitos de células de gordura, principalmente dos adipócitos da região abdominal. Ele ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue.

Para fazer o chá de hibisco, use duas colheres de sopa de hibisco para cada litro de água. Coloque a água para ferver e assim que chegar a esse ponto acrescente o hibisco e desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe o chá esfriar, leva em média de dez a quinze minutos. Beba o chá em seguida.

Chá de pitanga

Foto: Reprodução

Chá de pitanga

Apesar da pitanga ser muito saborosa, o segredo aqui está nas suas folhas que ajudam a regular o nível de glicose no sangue. Evitar envelhecimento precoce, acalmar, ajudar no combate á doenças cardíacas também são propriedades dessa planta.

Use três colheres de folhas de pitanga para cada litro de água. Coloque a água para ferver e em seguida jogue as folhas desligando em seguida o fogão. Abafe-o durante uns dez minutos. Depois é só coar e beber o chá.

Cuidados necessários

Apesar de todos os ingredientes aqui citados serem naturais, é importante saber usar com moderação, pois cada chá possui a ação de reduzir o nível de glicose em seu organismo. Sempre entre contato com o seu médico para que ele indique qual seja o melhor chá para a sua rotina e que atue melhor juntamente com a sua medicação.

Gostou das dicas sobre Chá para Diabetes? Então compartilha este conteúdo com seus amigos nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp!

Chá para Diabetes
5 (100%) 8 votes

Sobre o autor | Website

Tenho orgulho de fazer parte da equipe de redação do site Melhores Chás. Aqui buscamos publicar todos os tipos de conteúdos referentes a remédios naturais: chás de frutas, sementes, plantas para melhorar saúde e muito mais.

8 Receitas Para Perder 5Kg e Secar Barriga em Apenas 30 Dias.

Quer Saber Mais!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!