Chá Para Azia

O chá para azia, má digestão e queimação, é uma alternativa econômica e mais saudável para combater os sintomas indesejáveis que ocorrem após uma refeição.

Os remédios caseiros já fazem parte do dia a dia da população devido às propriedades antioxidantes, analgésicas e antiespasmódicas que eles possuem, só que com a vantagem de serem naturais.

É possível encontrar alívio com chás para azia sem temer efeitos colaterais, muito mais comum no uso de fármacos.






O chá também alivia azia na gravidez, bastando comunicar ao médico, pois nem todas as ervas podem ser consumidas por gestantes.

Chá para azia queimação e má digestão
Neste post você terá mais informações sobre chá para azia. / Foto: Reprodução

Conheça neste conteúdo os benefícios dos chás caseiros e os melhores chás para curar a azia. Acompanhe!

Por que sentimos azia e queimação?

Antes de saber o que é bom para azia, é importante saber que aquele sintoma de queimação que sobe pelo estômago e chega até a boca, causando, em alguns casos, náuseas e vômitos, é um alerta para avisar que a alimentação ingerida não foi adequada, seja pelo teor de gordura ou pela quantidade consumida.

Além de alimentos gordurosos e apimentados, bebidas alcoólicas ou gaseificadas, outro fator pode desencadear a azia: o estresse.

Entretanto, a má alimentação lidera o ranking dos culpados pelo ardor, caracterizado pelo retorno (refluxo) dos alimentos contidos no suco gástrico (bastante ácido) com o esôfago.

Isso ocorre porque o músculo responsável por fechar a entrada do estômago simplesmente não fecha, fazendo com que o alimento (em processo de dissolução no suco gástrico antes deles serem enviados aos intestinos) retorne.

Benefícios dos chás caseiros

Tomar chá caseiro no lugar de medicamentos de farmácia é a solução que muitas pessoas já estão aderindo, já que são mais baratas e naturais.

O chá para azia é apenas um entre várias bebidas do gênero com possibilidades incríveis de tratamento e cura.

  Chá Para Resfriado

O chá é uma opção caseira para tratar gripe, dores abdominais, musculares e de articulações, enxaqueca, mau hálito e, até mesmo, doenças crônicas, como diabetes e o mal de Parkinson.

Para começar a se beneficiar com o poder dessa bebida natural, conheça os melhores chás para tratar azia, queimação, refluxo e má digestão.

Chá Para Azia
Foto: Reprodução

Chá para queimação e azia

Veja abaixo quais são as melhores opções de chás para queimação e azia:

Chá de gengibre

Gengibre é a raiz mais usada na cura de várias enfermidades, como gripe e enxaqueca, mas também é um dos melhores para aliviar a azia e acalmar o estômago.

Misture 1 colher de sopa de gengibre descascado e ralado em 250 ml de água. Ferva em fogo brando por 10 minutos. Coe e beba, repetindo o processo 3 vezes por dia.

Chá de hortelã-pimenta

A hortelã possui propriedades antioxidantes e estimulantes do sistema digestório, prevenindo contra azia e mal estar após refeições pesadas ou por ter deitado logo após se alimentar, levando também ao refluxo.

Para intensificar a ação da erva contra os problemas de má digestão, adicione 2 colheres de chá de sementes de funcho, folhas de melissa, além das folhas secas de hortelã-pimenta em 1 xícara de água fervente. Apague o fogo e deixe repousar por 10 minutos. Após esse tempo, coe e beba entre as refeições.

Chá para má digestão e azia

Em relação aos problemas de má digestão e azia, procure sempre recorrer a alternativa abaixo:

Chá de boldo

Apesar de não ser saboroso, o chá de boldo é excelente para má digestão e para combater a sensação de ardor no estômago, principalmente se a azia foi provocado por ingestão exagerada de alimentos gordurosos ou bebida alcoólica, que também podem danificar o fígado.

Adicione algumas folhas do boldo em 1 xícara de água fervente. Cubra, aguarde alguns minutos e coe. Beba 3 vezes ao dia ou até passar a azia.

Chá para azia na gravidez

O chá para azia mais recomendado durante a gravidez é o de camomila, principalmente no final, quando o bebê empurra o estômago cada vez que cresce. Mas a azia também ocorre pelo processo digestivo lento nessa fase da vida.

  Chá Para Dor de Cabeça

É recomendável consultar um médico antes de ingerir qualquer chá caseiro, e nunca exagerar na dose. Aprenda a preparar um bom chá calmante para o estômago:

Chá de camomila

A camomila (Matriaria recutita) possui ação calmante e anti-inflamatória, atuando contra a má digestão e a azia durante gravidez.

Mas vale prestar atenção e não fazer uso da camomila-romana (Chamaemelum nobile), pois essa pode levar ao aborto.

Adicione 2 colheres de sopa de camomila em 1 xícara de água quente. Deixe em infusão por 3 minutos, coe e beba em seguida.

Chá para refluxo e azia

Veja mais sobre o chá de erva-doce, conhecido também por funcho:

Chá de funcho

Outro chá para azia e refluxo muito bom, onde as propriedades anti-inflamatórias do chá de funcho (também conhecido como erva-doce) ajudam no caso de refluxo, reduzindo as chances de uma azia.

Em 1 xícara de água fervente, acrescente 1 colher de sopa de funcho e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e consuma até 3 vezes por dia ou 20 minutos antes das refeições pesadas.

Contraindicações dos chás para azia

Muitas pessoas procuram o que fazer para azia passar e seguem todos os passos que encontram em sites duvidosos, mas é muito importante ficar atento aos riscos e contraindicações dos remédios caseiros para azia, refluxo, má digestão, queimão e outros problemas.

Ainda que os chás caseiros sejam ótimos aliados para diversos problemas de saúde, nem todas as pessoas podem ingerir esses remédios naturais, principalmente em altas doses.

Gestantes, lactantes e bebês não devem consumir chá para azia sem antes consultar um médico. O mesmo vale para quem toma medicamentos anticoagulantes ou qualquer outro que possa interagir com as propriedades do chá caseiro.

Veja outros chás para saúde

Gostou das informações sobre o chá para azia? Então compartilha o post com seus amigos nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo!

Chá Para Azia
5 (100%) 3 votes

Última atualização: 01/11/18


Check Also

chá para desinchar

Chá Para Desinchar

Conheça quais são as melhores opções de Chás para desinchar de forma bem rápida, segura e principalmente barata. Clique aqui AGORA!