Chás para Emagrecer

Chá Oolong Emagrece? Veja os benefícios e riscos

Uma das bebidas naturais mais procurados atualmente é o chá Oolong, também chamado de chá azul. Esta bebida é chá parcialmente fermentado, feito a partir das folhas e dos brotos da Camellia Sinensis.

O nome dado a este chá tem origem chinesa e em uma tradução livre significa “chá do dragão negro”. Há diversas variações do chá oolong, o que resulta em uma extensa variedade de sabores e de aromas.

A fermentação do oolong faz com que suas propriedades sejam diluídas, resultando em menor valor nutricional, quando comparados aos outros chás feitos com a camellia sinensis (chá preto, verde e branco).






Entretanto, é uma bebida extremamente benéfica a saúde humana. Dito isso, veja a seguir, tudo que você precisa saber sobre este chá que tem se difundido rapidamente na atualidade.

Chá oolong emagrece benefícios e riscos

Foto: Reprodução

Benefícios e tratamentos do chá oolong

A bebida oolong possui diversas propriedades semelhantes às do chá preto e verde, porém, por conta do processo fermentação diferente destes, o oolong possui outros benefícios, principalmente no que se refere à beleza e a saúde.

Dentre os principais benefícios do chá oolong estão:

Cuida da saúde cardiovascular

Estudos sobre o assunto mostraram que o consumo regular do chá oolong ajuda a baixar a pressão arterial e a reduzir os níveis de colesterol, por consequência, atua na redução do risco de doenças cardiovasculares.

Previne câncer

Apesar da quantidade de antioxidantes presentes no chá oolong ser menor que a presente nos chás verde, branco e preto, o oolong não deixa de ser benéfico na redução dos danos causados pelos radicais livres às células e DNA, sendo assim, também contribui de forma efetiva na prevenção do risco de câncer.

Traz benefícios para a pele

Devido aos antioxidantes e vitaminas presentes no oolong, o consumo regular deste chá ajuda a eliminar as toxinas da pele, principalmente, as que contribuem para o envelhecimento do tecido (causando manchas e rugas).

  Chá de Cavalinha - Conheça os benefícios e propriedades

Há indícios de que este chá também reduz os danos causados pelos raios ultravioletas.

Ajuda na perda de peso

Estudos recentes demonstram que o oolong pode ser um aliado da perda de peso, o estudo foi conduzido com camundongos e o resultado foi satisfatório.

Tais resultados apontam que os polifenóis presente no chá acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura.

Fonte energia

O chá oolong possui concentrações pequenas de cafeína, entretanto, pode fornecer a quantidade necessária para um impulso de energia no organismo.

Evita osteoporose

Há indícios que o consumo regular deste chá contribui para a absorção de cálcio no organismo, além de que, em sua composição o chá também possui uma quantidade significativa deste mineral.

Ajuda a melhorar a concentração e fortalece a memória: devido à presença da L-teanina, este chá pode ser usado para melhorar aspectos interligados à ansiedade.

Promove melhora no sistema digestivo

Por ser rico em vitaminas essenciais para o organismo, o oolong pode ser usado para melhora no funcionamento do corpo humano, principalmente no que se refere à digestão dos alimentos ingeridos, além disso, há indícios de que o mesmo melhora outros aspectos, como: prisão de ventre, gases e inchaço causado pelo acúmulo de líquidos.

Veja também:

Propriedades da erva

O chá oolong possui as seguintes propriedades em sua composição:

Minerais: potássio, cobre, selênio, manganês e cálcio.

Vitaminas: A, B, C, E e K.

Outras propriedades: antioxidantes, cafeína e polifenóis.

Contraindicações e riscos do chá

Este chá é considerado uma bebida segura, no entanto há algumas poucas restrições, não sendo recomendado para:

  • Alérgicos a cafeína;
  • A quem faz uso de outras medicações (é importante se informar antes do consumo);
  • Para grávidas.

Já no caso das crianças, os responsáveis devem ficar cientes que o consumo deve ser bastante moderado.

Como preparar o chá oolong

Para preparação do chá oolong, você irá precisar de 7 colheres da planta/ erva e de 1 litro de água. Basta ferver a água por 2-5 minutos, desligar o fogo, adicionar a planta à água, deixar em infusão por cerca de 5 minutos, coar e está pronto seu chá.

  Chá de Canela – Para que serve? Benefícios e Contraindicações

O consumo recomendado é de 1-2 xícaras por dia.

Chá oolong emagrece?

Há pesquisas que comprovam que o chá oolong é mais eficaz na perda de peso que o chá verde (que é o mais usado para este fim), dito isso, o chá é altamente recomendado a quem deseja perder peso, ele age acelerando o metabolismo e ajudando o corpo a queimar maior quantidade de gordura.

O ideal para quem deseja usar o chá para emagrecer é consumi-lo após as principais refeições.

Onde encontrar e comprar o chá?

Apesar de ser menos comum que outros tipos de chás (principalmente por ser mais recente), o chá oolong é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e de produtos orientais.

Se você não consegue compra-lo em sua cidade, há também a possibilidade de adquirir pela internet, existem diversas lojas que oferecem este produto, lembre-se sempre de dar preferência para os orgânicos, que são isentos de adubação química.

Chá Oolong Emagrece? Veja os benefícios e riscos
5 (100%) 4 votes

Faça um comentário