Vhirna Maia

Chá de Trombeta

O chá de trombeta, onde também é conhecida como brugmansia suaveolens, é uma planta pertencente à mesma família dos legumes como o tomate, a batata e a berinjela.

É comumente usada como planta ornamental por conta de suas encantadoras flores de formato não convencional. Conhecida popularmente como zambumba, canudo, trombeteira e saia branca.

Mas a trombeta não é um simples legume, ela encontra-se na lista do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, por isso o chá de trombeta deve ter o uso controlado e ser consumido com cautela.

Tanto a trombeta como o chá de trombeta são considerados anticolinérgicos, trata-se de uma planta e substância sintética que proporciona vários efeitos no nosso organismo, provocados por duas substâncias em especial: a atropina e a escopolamina.

Chá de Trombeta

Foto: Reprodução

Para que serve o Chá de Trombeta?

O chá de trombeta tem grande valor medicinal utilizado no combate de problemas gastrointestinais, no sistema digestivo, cólicas, asma, problemas cardíacos, infecções urinárias e até ajudam no tratamento do Mal de Parkinson.

Mesmo sendo considerado um alucinógeno a trombeta faz parte como componente de medicamentos á base de extrato de plantas, conhecidos fitoterápicos.

O teor narcótico presente no chá de trombeta é indicado para tratar do sistema nervoso, controlar nevralgias e convulsões. Também ajuda a aliviar espasmos musculares e broncodilatação.

Benefícios

As propriedades e substâncias presentes na trombeta se mostram muito eficientes no tratamento de alguns problemas de saúde, vejamos a seguir alguns benefícios do consumo do chá de trombeta:

  • Auxilia na circulação sanguínea – o uso do chá de trombeta é benéfico para a circulação sanguínea. Estão presentes na composição dessa infusão substâncias que provocam a dilatação dos vasos, permitindo que o sangue circule corretamente. Reduzindo assim os riscos de se desenvolver problemas de pressão alta, e outros problemas cardíacos.
  • Combate problemas respiratórios – o chá de trombeta é relaxante e facilita as trocas de gases, evitando problemas como asma, infecção e inchaço das artérias pulmonares.
  • Relaxante muscular – as propriedades relaxantes da trombeta atuam diretamente no sistema nervoso, ao ingerir o chá de trombeta acarreta benefícios aos músculos tratando assim de dores musculares, permitindo que o corpo relaxe.
  • Combate o Mal de Parkinson – os efeitos alucinógenos do consumo em excesso do chá de trombeta despertou curiosidades em pesquisadores. Observou-se a forma como o chá exerce ação sobre o cérebro e o sistema nervoso, que se aplicado com prescrições médicas controlaria doenças como convulsões e nevralgias. No tratamento do Mal de Parkinson o paciente poderia exercer o controle de seus movimentos atuando diretamente na região do cérebro que está degenerada.

Contraindicações

Além dos cuidados com os efeitos alucinógenos do chá de trombeta, ele pode provocar ainda ressecamento das mucosas, visão embaçada, aumento da temperatura corporal e perda de memória.

Por conta disso pacientes que sofrem de problemas psicológicos devem evitar consumir o chá.

A trombeta deixa com sensação de sonolência, fraqueza e relaxamento, não é indicado seu consumo para pessoas que sofrem de pressão baixa.

Efeitos colaterais do Chá de Trombeta

A ingestão do chá de trombeta e da trombeta usados como anticolinérgico, pode causar efeitos colaterais perigosos ao organismo. São eles:

  • Aceleração dos batimentos cardíacos;
  • Dilatação das pupilas e falta de reflexo;
  • Aumento da temperatura corporal;
  • Ressecamento da boca e narinas;
  • Dificuldades para respirar;
  • Redução da pressão sanguínea;
  • Prisão de ventre;
  • Visão turva.

Como fazer Chá de Trombeta

Apesar dos inúmeros benefícios que o uso do chá de trombeta traz para a saúde, a trombeta é considerada uma substância perigosa e por isso é controlada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A trombeta é uma substância psicotrópica, enquadrada na categoria de drogas.

Por conta disso o acesso à planta no Brasil foi limitado, e sua venda é controlada. Todavia é possível encontra-la em jardins ou matas espalhadas pelo país.

Tendo o risco de intoxicação ao ingerir o chá ou a planta, para maior segurança não é possível disponibilizar ou divulgar a receita do chá de trombeta.

Essa receita é restrita apenas a médicos, pois são apenas esses profissionais que possui conhecimento necessário para diagnosticar o paciente que precisa fazer o uso do chá.

Cuidados

Antes de inserir o uso do chá de trombeta num tratamento de algum problema de saúde consulte um médico. Não consuma nem um tipo de planta medicinal sem orientação médica.

Se ingerido em altas doses o chá de trombeta, pode causar alucinações, graves efeitos colaterais, intoxicação levando até mesmo a morte. Sendo este um dos maiores riscos em se ato medicar.

Pacientes que sofrem de problemas psicológicos não devem consumir a trombeta, o mesmo é válido para quem sofre de pressão baixa. Os efeitos colaterais podem levar a morte.

Quem faz o uso de medicamentos também deve atentar-se para saber se as composições do remédio não entram em conflito com as substâncias da planta.

Gostou da publicação sobre o Chá? Então compartilha o post com seus amigos nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo!!

Chá de Trombeta
5 (100%) 9 votes

Sobre o autor | Website

Meu nome é Vhirna Maia, sou baiana, casada, além disso, estudante de enfermagem e louca por remédios naturais. Nesse blog vou compartilhar tudo que aprendi e continuo aprendendo sobre chás, remédios naturais e formas de emagrecimento.

8 Receitas Para Perder 5Kg e Secar Barriga em Apenas 30 Dias.

Quer Saber Mais!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!