Chá de sene – Conheça os benefícios e riscos

O chá de sene é muito rico e existem mais de 250 espécies de sene, que possui vários nomes científicos como senna Alexandrina, cassia  Angustifolia ou cassia senna, entre outros.

O sene é um pequeno arbusto com média de altura de 60 cm e folhas amarelo – esverdeadas ou verde – azuladas.

Sua origem se remonta ao continente africano, sendo encontrada na Índia e Oriente Médio e usada em quase todo mundo como remédio natural que combate a constipação intestinal.

Sua utilização como planta medicinal para tratamento da prisão de ventre, era comum pelos médicos árabes, desenvolvendo papel importante na medicina europeia e oriental.

Para que serve o chá de sene?

O principal uso do chá é para tratamento da obstipação intestinal aguda e temporária. O sene é um laxativo natural que ajuda a tratar as doenças do trato gastrointestinal.

Chá de sene
Foto: Reprodução

Benefícios de sene

O sene contém glicosídeos, senósidos (estimulantes dos movimentos do intestino), flavonoides (antioxidantes), mucilagem (substância que reage ao contato com a água aumentando seu volume), açúcar, resina e  antraquinona que junto com as bactérias presentes no intestino tem ação laxativa.

Devido a essas substâncias presentes no sene, o chá traz benefícios como:

Tratar a prisão de ventre

O “intestino preso”, como é popularmente conhecida a prisão de ventre ou obstipação intestinal, é uma doença que atinge milhões de brasileiros, causada pela vida agitada e alimentação pobre em fibras. Ela causa dor e inchaço e com o uso do chá de sene, que age como laxativo potente, faz o intestino se movimentar para expulsar as fezes.

Auxilia na perda de peso

Sua ação laxativa, ajuda a fazer a desintoxicação do organismo ao eliminar toxinas que fazem mal  e também a perder peso, ao livrar o corpo de resíduos que não são expelidos e causam inchaço.

Veja este chá:  Chá de Hortelã - Conheça seus benefícios, propriedades e riscos

O chá de sene diminui o apetite ajudando no emagrecimento.

Funciona como diurético

Auxilia na eliminação da retenção de líquidos, excesso de sais minerais e toxinas do organismo, através da urina, desintoxicando-o.

Tem ação antioxidante a anti – inflamatória

Os flavonoides e glicosídeos presentes no sene agem como antioxidantes que combatem os radicais livres em excesso, que causam a morte celular e geram problemas como enfraquecimento do sistema imunológico e pode levar à doenças como o câncer.

O sene também pode ser usado para tratar inflamações nas articulações, dor de cabeça e febre. Ainda estão sendo realizados estudos que comprovam a eficácia do sene nesse sentido, mas os resultados têm sido satisfatórios, quando o sene é usado corretamente.

O chá se sene emagrece mesmo?

O chá de sene não emagrece, o que ele faz é melhorar o trânsito intestinal, facilitando a saída das fezes, eliminando o inchaço causado pela prisão de ventre, reduzindo a barriga.

Isso gera a sensação de perda de peso, mas o uso contínuo do chá sem orientação, pode gerar efeitos colaterais negativos para o organismo como desidratação, dependência da erva para o funcionamento do intestino e perda de nutrientes. Por isso o recomendado é uma alimentação saudável, rica em fibras e realização de atividades físicas para garantir o emagrecimento.

Contraindicações e riscos do chá de sene

O uso do chá de sene é contraindicado para:

  • Pessoas com inflamações intestinais (doença de Crohn e síndrome do cólon irritável) ou apendicite;
  • Crianças menores de 12 anos com desidratação, obstrução intestinal, diarreia e dor no abdome de origem desconhecida;
  • Gestantes no primeiro trimestre de gestação.

O sene é um laxante natural potente e seu uso deve ser feito com equilíbrio para evitar os excessos, que podem causar a dependência do funcionamento do intestino em relação à erva.

O desejo de emagrecer pode levar as pessoas a fazer uso do chá de sene diariamente, o que pode causar desidratação e um emagrecimento excessivo acompanhado de desnutrição, já que há perda de líquidos e nutriente na diarreia causada pela ação laxativa do sene.

Veja este chá:  Chá de Funcho - Propriedades e contraindicações

O excesso do chá também pode causar vômitos, erupções cutâneas, náuseas, dor abdominal e o uso contínuo por tempo prolongado, pode gerar danos ao fígado, rins, cólon e reto.

Outros efeitos colaterais negativos são perda de ossos, fraqueza muscular e retenção de líquidos quando o chá é usado incorretamente e em excesso.

Pode haver interação medicamentosa com o sene, por isso consulte o médico, se faz utilização de medicamentos para o coração, rins ou outros que possam gerar reação adversa.

Como preparar e tomar o chá de sene?

  • Aqueça 150 ml de água até ferver;
  • Desligue o fogo e acrescente 1 colher de sopa de folhas secas de sene ou frutos secos à água quente;
  • Tampe e deixe em infusão por cerca de cinco minutos;
  • Coe o chá e beba.

O chá deve ser ingerido à noite antes de dormir e não deve ser tomado por mais de 7 dias seguidos. Ele começa a agir entre 6 a 12 após a ingestão. Pode ser tomado com outras ervas como funcho, coentro, gengibre, casca de laranja, canela e hibisco.

Há uma forma diferente de fazer a infusão que diminui os desconfortos que ocorre com o uso de laxantes fortes. Coloque as folhas de sene em água fria e deixe em infusão por 12 horas.

Isso diminui a resina presente no sene que causam os  efeitos colaterais do chá.

Chá de sene com hibisco é bom?

O chá de sene com hibisco é bom para quem deseja emagrecer e manter o intestino funcionando bem e ainda trazer vários benefícios para saúde, mas deve ser usado com moderação, de 1 a 2 vezes por semana no máximo e acompanhado de alimentação rica em nutrientes e fibras e atividade física.

Chá de sene causa câncer?

Não há estudos comprovados que ligam o uso de sene ao câncer, especialmente aquele relacionado ao trato gastrointestinal.

É preciso contudo, fazer uso consciente e sem exageros do chá para que ele traga benefícios e não faça mal à saúde.

Chá de sene – Conheça os benefícios e riscos
5 (100%) 4 votes

Check Also

Chá de manjericão

Chá de manjericão – Porque você deve consumir sempre

Veja tudo sobre o chá de manjericão que é muito saudável e todas as pessoas deveriam consumi-lo todos os dias. Clique aqui e veja os benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *