Chá de Pitanga – Veja para que serve e quais são os benefícios

Conheça os benefícios do chá de pitangueira e saiba como utilizar a planta no tratamento de problemas de diabete, diarreia, problemas estomacais e até mesmo como forma de prevenção do câncer de próstata.

O chá da pitangueira é muito conhecido no Brasil graças as suas propriedades medicinais, sendo excelente para o controle da diabetes, no emagrecimento e até mesmo para o tratamento de diversos tipos de câncer, como o de próstata.

A pitanga é originária da América do Sul e a fruta e as as folhas de pitangueira podem ser encontradas facilmente em mercados e farmácias, lembrando que para fazer o chá, apenas as folhas são utilizadas.

Origem da pitanga

A pitanga é o nome popular da “eugenia uniflora“, uma planta originária do Brasil, Argentina e Uruguai e que pertence à família myrtaceae.

A pitanga é o fruto da pitangueira e quando madura possui a cor vermelha, por isso a origem de seu nome: pitanga em tupi-guarani significa vermelho-rubro.

A pitangueira, árvore que dá a pitanga, possui flores pequenas e brancas e folhas ovais de cor vermelha quando jovem e verde quando amadurece.

A pitanga pode ser consumida ao natural, possuindo sabor doce e ácido. Ela é rica em vitaminas e minerais.

O ponto negativo da pitanga é o fato de ela estragar muito rapidamente, sendo mais difícil encontrar a fruta fresca.

Chá de Pitanga
Foto: Reprodução

Benefícios do chá de pitanga

Entre os diversos nutrientes presentes na folha da pitangueira podemos citar os flavonoides, vitamina A e o licopeno. Confira uma série de benefícios presentes pelo consumo do chá de folha da pitangueira.

  • Febre e gripe: a presença de fenóis na pitangueira tem propriedade anti-inflamatória, excelente para tratar febres e gripes;
  • Problemas estomacais e diarreia: por ter propriedades laxativas, é eficaz no tratamento de problemas estomacais;
  • Hipertensão: a ação anti-inflamatória tem capacidade até mesmo de diminuir a pressão arterial;
  • Tratamento de infecções da garganta: fazer gargarejos com o chá é muito eficaz contra infecções na garganta;
  • Cólicas menstruais: este é um dos benefícios presentes pelo consumo do chá, aliviando os sintomas das cólicas pelas mulheres que estão naqueles dias;
  • Envelhecimento precoce: por ser rica em Vitamina A, é muito utilizada no combate ao envelhecimento precoce;
  • Diabetes: a presença de antocianinas neutraliza os radicais livres responsáveis pelo aparecimento da diabetes;
  • Câncer: a presença de carotenóides, que atuam contra a degeneração celular, traz proteção contra doenças graves, inclusive diversos tipos de câncer.
Veja este chá:  Chá de Cavalinha - Conheça os benefícios e propriedades

Propriedades da pitanga

  • Diurética;
  • Laxativa;
  • Adstringente;
  • Digestiva;
  • Vermífuga;
  • Antioxidante;
  • Anti-inflamatória.

Chá de pitanga emagrece?

Os adeptos de dietas estão cada vez mais buscando nos chás formas de emagrecer. Isso acontece pois muitos deles possuem propriedades que auxiliam na perda de peso.

O chá de pitanga é um exemplo disso, pois aliado a uma alimentação balanceada, pode acelerar o processo de emagrecimento.

A propriedade que auxilia no emagrecimento é o seu fator diurético. Muitas pessoas não conseguem perder peso pois acabam tendo retenção de líquido. O chá de pitanga, além de ter poucas calorias, ajuda na eliminação destes líquidos pelo nosso organismo.

Outra propriedade do chá é seu efeito laxativo, que ajuda nosso organismo a eliminar resíduos que não são aproveitados.

Como fazer o chá corretamente

Os ingredientes para fazer o chá de pitanga são:

  • 1 litro de água;
  • 3 colheres da folha da pitangueira.

Quando a água começar a ferver, adicione as folhas e tampe o recipiente e deixe agir por infusão por cerca de 10 minutos.

Para melhorar a qualidade do chá, procure as melhores folhas da pitangueira, buscando sempre adquirir em locais de boa procedência.

É importante salientar que, ao contrário do que acontece com muitos chás, apenas é possível fazer o chá de pitanga a partir das folhas da pitangueira, nunca com a fruta pitanga diretamente.

Procure consumir entre as refeições e jamais exceda a quantidade de três xícaras diárias.

Contraindicações do chá de folha de pitanga

Por ser uma bebida diurética, o excesso do consumo pode ocasionar problemas como desidratação. Por isso tenha cuidado na dosagem a ser consumida.

Os níveis de potássio do organismo também podem ser afetados com o consumo do chá, inclusive afetando a frequência cardíaca. Isso acontece por ser uma bebida diurética, eliminando sais minerais que regulam as batidas do coração.

Mitos e verdades sobre o chá de pitanga

Veja quais são os mitos e verdades já ditos sobre a pitanga:

Chá de pitanga é bom para a próstata?

Verdade. Quem sofre de problemas na próstata poderá se beneficiar por uma condição presente nas folhas da pitangueira: proteção contra a mutação do DNA celular.

Veja este chá:  Chá de Camomila

Isso se dá pela presença de carotenóides nas folhas da pitangueira, sendo excelente também para o tratamento de outros tipos de câncer.

Outro responsável pelos benefícios da pitanga para a próstata é o licopeno, presente nas folhas da pitangueira. O licopeno é uma substância de alto poder antioxidante e utilizado na prevenção do câncer de próstata. Esta substância também está presente em alta quantidade no tomate.

Chá de pitanga serve para a gripe?

Verdade. A folha de pitangueira possui fenóis, que tem ação antibacteriana e fungicida, sendo muito eficaz contra muitos vírus, inclusive o da gripe.

Suas propriedades adstringentes ajudam ainda a aliviar os sintomas da tosse.

Outro motivo que faz a pitanga ser tão eficaz no tratamento da gripe é o fato de possuir atividade antioxidante, que ajuda a imunizar a ação dos radicais livres.

Chá de pitanga é bom para quem tem pressão baixa?

Mito. A ação anti-inflamatória das folhas da pitangueira tem como benefícios diminuir a pressão arterial, sendo excelente para aquelas pessoas com hipertensão. Se você possui pressão baixa, evite o consumo deste chá.

Chá de folha de pitanga resolve problemas de diarreia?

Verdade. Problemas de diarreia e disenteria podem ser resolvidos com o consumo deste chá, sendo muito eficaz até mesmo para diarreia infantil.

Sua eficácia é em consequência das propriedades depurativas e digestivas presentes na planta.

Chá de pitanga é bom para diabetes?

Verdade. A folha da pitangueira possui diversos antioxidantes, incluindo a antocianinas que combate os radicais livres e que são responsáveis pelo surgimento da diabetes e até mesmo de doenças do coração.

As antocianinas são as responsáveis por dar a pigmentação da pitanga.

E o banho de folha de pitanga, para que serve? É bom para o cabelo?

Verdade. Sua ação adstringente permite equilibrar a oleosidade da pele e do couro cabeludo, ajudando a prevenir até mesmo a queda de cabelo.

Chá de Pitanga – Veja para que serve e quais são os benefícios
5 (100%) 4 votes

Check Also

Chá de sene

Chá de sene – Conheça os benefícios e riscos

Sabe aquela sensação de inchaço que tanto incomoda quando o intestino não funciona corretamente? Isso pode ser resolvido com um velho conhecido remédio natural, o chá de sene. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse chá?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *