O chá de picão é original de uma erva natural presente em boa parte das regiões brasileiras. Possui caule ereto e quadricular, pode atingir mais de um metro de altura, seus ramos são opostos, é uma planta com muitos ramos, sem pelos (glabra) e algumas pode possuir penugem.
As folhas são a parte da planta de maior importância, pois é ela que tem valor medicinal usada para fazer o chá de picão.
De aspecto normalmente membranoso, são pequenas e mede cerca de 10 cm de comprimento. Podem ser amareladas ou esbranquiçadas.

Para que serve o Chá de Picão
O chá de picão é usado tanto para tratar problemas de saúde, como estéticos. Trata alergias, amigdalites, asma, bronquite, catarro, gastroenterite, hepatite, icterícia, indigestão, infecções urinárias e vaginais, problemas no estômago e rins, intoxicação alimentar, problemas no pâncreas e úlceras.
O uso do chá de picão também é eficaz para desintoxicação do organismo e combate a retenção de líquidos, estimula a imunidade, controle da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue e estimula a produção de insulina.
Além disso, o picão é uma das poucas plantas medicinais que tem seus efeitos reconhecidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Propriedades
O picão e o chá de picão possuem ações antissépticas, anti-inflamatória, antiespasmódica, hepatoprotetora, anti-ulcerosa, emenagogas, bactericidas, anti-fermentativa, combate á diabetes, função diurética, antiviral, antioxidante, hipoglicemiante, secagem de secreções, leucemias, inibe as atividades tumorais, vermífuga, controla a acidez estomacal e estimula a digestão.
Estão presentes no chá de picão alguns princípios ativos como: carotenoides, fitoesteróides, poliacetilenos, ácido nicotínico, flavonoides, terpenos, fenilpropanoides, lipídios e benzenoides.
O picão além dos princípios ativos, também possui componentes que servem para a produção em laboratório de muitos medicamentos. Confira quais são estas substâncias:
- Esculetina;
- Ácido behenico;
- Beta-sitosterol;
- Ácido butanedioico;
- Butoxilinolatos;
- Cadinoiss;
- Cafeína;
- Ácido caffeolico;
- Ácido caprico;
- Daucosterol;
- Ácido elaidico;
- Ácidos eritronico;
- Friedelanos;
- Friedelinas;
- D-germacreno;
- Glucopiranoses;
- Glucopiranosideos;
- Inositol, isoquercitrina;
- Ácido laurico;
- Limoneno;
- Ácido linoleico;
- Lupeol;
- Luteolina;
- Muuroloi;
- Ácido miristico;
- Ocanin-glucosideo-palmitico;
- Ácido palmitoleico;
- Ácido paracoumarico;
- Phenilheptatrieno;
- Ácido fitenoico;
- Fitol;
- Pilosola UM;
- Poliacetilenos;
- Precoceno;
- Piranosos;
- Quercetina;
- Sandaracopimaradiol;
- O- tridecatetraendieno;
- Ácido de vanilico.
Benefícios do chá de Picão
Com suas propriedades, princípios ativos e outros componentes o chá de picão traz vários benefícios á saúde, vejamos alguns deles a seguir:
- Auxilia a diminuição do inchaço – o picão tem propriedades diuréticas, que promove a eliminação de água do organismo através da urina. Esse componente retém líquido e combate o inchaço. Mas altas doses do chá de picão podem causar desidratação.
- Atividade antioxidante – o consumo do chá de picão que possui propriedades antioxidantes, combate os radicais livres do organismo, esses radicais são prejudiciais á saúde, pois propiciam o desenvolvimento de doenças como o câncer e o envelhecimento precoce.
- Cura a icterícia – essa doença que apresenta como sintoma a coloração amarelada da pele, acompanhada de mucosas causadas pelo acúmulo de bilirrubina (pigmentação amarela que pode ser encontrada nas fezes e no sangue, que é produzida quando os glóbulos vermelhos são desintegrados) no organismo. Seu uso é recomendado pela ANVISA, como tratamento natural da doença.
- Diminui os níveis de açúcar no sangue – conhecido como hipoglicemiante, o picão, causa o efeito de diminuição dos níveis de açúcar no sangue.

Contraindicações
Tanto o consumo da planta como o do chá de picão, não são recomendados para mulheres grávidas, pois apresenta atividade estimulante uterina causando o aborto espontâneo.
Um dos componentes da planta é a cafeína, o uso do chá de picão não é indicado para pessoas alérgicas e sensíveis a essa substância.
Como preparar o Chá de Picão
Aprenda como fazer essa receita caseira e natural, que é muito eficiente como tratamento para muitas doenças e problemas de saúde.
Ingredientes:
- 3 colheres de sopa do picão;
- 1 litro de água.
Modo de Preparo:
- Numa panela coloque a água e deixe esquentar no fogo;
- Acrescente o picão e deixe atingir fervura. Depois desligue o fogo e tampe a panela, abafando-a por cerca de 10 minutos;
- Coe, adoce da maneira que preferir e a bebida está pronta para ser consumida.
Cuidados
Antes de optar por usar o chá de picão como tratamento para doenças, consulte um médico. Isso é válido para crianças, bebês e mulheres em período de amamentação, pois pode causar efeitos colaterais.
Pessoas que fazem o uso de remédios, devem procurar o médico para saber se existe algum risco de interação entre o medicamento e planta. Certifique-se com um profissional se a erva é adequada para o seu caso, pois a planta não substitui nenhum tipo de tratamento.
Tome cuidado com o consumo em excesso do chá de picão, pois a planta é um hipotensor, podendo levar pacientes cardíacos a terem reações bruscas.
Antes de utilizar qualquer erva medicinal procure antes por uma orientação médica e faça exames para saber se não é alérgico a planta e seus componentes.