Chá de Pau Tenente

O Chá de Pau Tenente é original de uma planta com ampla potencialidade medicinal, é também conhecida como Pau Amargo, Quassia e Quina.

É uma espécie comum de regiões tropicais e no Brasil sua ocorrência se dá nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. A planta possui raízes longas e contribui para a porosidade e qualidade do solo, sendo comum também seu uso também em recuperação de áreas degradadas.

O chá de pau tenente tem sido amplamente utilizado para perder peso e para tratamento natural de diversos problemas do organismo, inclusive tem sido estudada pela ciência brasileira.

Podendo ser encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais e em farmácias. É possível também encontrar o produto orgânico, produzido sem o uso de agrotóxicos.

Conheça a seguir tudo que você precisa saber para começar a utilizar o Pau Tenente!

Chá de Pau Tenente
Chá de Pau Tenente / Foto: Reprodução

O que é pau tenente?

A planta Pau Tenente, cujo nome cientifico é Quassia Amara L. pertence à família Simaroubaceae e é classificada como planta medicinal. Pode ser usada em de folhas secas, lascas da madeira, óleo essencial ou em pó.

O Pau Tenente se popularizou recentemente por ser aliado ao emagrecimento, no entanto, seu uso vai além deste fim e o mesmo pode trazer diversos benefícios ao organismo, inclusive auxiliar no tratamento de doenças.

A planta já é usada durante muito tempo por nativos, principalmente para curar anemia, problemas no estômago, infecções e inflamações.

Para que serve o Chá de Pau Tenente

O chá de Pau Tenente possui diversas funções, dentre as quais se destacam:

  • Auxiliar no tratamento de problemas gastrointestinais: o chá de Pau Tenente tem propriedades que aumentam as secreções estomacais, fazendo com que haja significativa melhora na digestão e nos problemas associados a ela;
  • Estimula o funcionamento do fígado e o emagrecimento: por ser rico em substâncias adstringentes, este chá estimula a limpeza da gordura acumulada no fígado e no sangue, por consequência auxilia também na perda de peso;
  • Elimina toxinas: por conter substâncias depurativas, o chá de Pau Tenente auxilia na eliminação de impurezas ingeridas diariamente;
  • Evita a constipação intestinal: por aumentar a quantidade de secreções estomacais por meio do estimulo à digestão, este chá pode também ajudar a combater a prisão de ventre;
  • Controla colesterol e ajuda na saúde cardiovascular: por contribuir na eliminação de gordura do organismo, é comprovado que o consumo regular deste chá controla o colesterol e ajuda na saúde cardiovascular do individuo;
  • Cura infecções e inflamações: é considerado um ótimo remédio natural para o tratamento de cólicas e infecções diversas.
  Chá de Folha de Algodão

Além destes usos, é possível também preparar um inseticida contra insetos e ácaros (inclusive piolho) utilizando o caule e as cascas do Pau Tenente.

Chá de Pau Tenente é bom para diabetes?

Há diversas propriedades no Pau Tenente que indicam que a planta é benéfica para o controle de diabetes, entretanto, ainda não há evidências cientificas sobre o assunto.

Acredita-se que por promover a produção de insulina no pâncreas, a planta possa ser benéfica no tratamento de diabetes.

Contudo, vale lembrar a importância de utilizar o chá como um auxiliar neste caso e não deixar de fazer o uso dos medicamentos prescritos pelo médico.

Pau Tenente
Foto: Reprodução

Contraindicações do Chá de Pau Tenente

Mesmo sendo um remédio natural isso não o isenta ter contraindicações, as quais devem ser respeitadas.

O chá de Pau Tenente é contraindicado para grávidas e lactantes, isso porque pode interferir no desenvolvimento fetal e afetar a qualidade do leite.

Em caso de superdosagem o chá de Pau Tenente pode causar náuseas e vômitos, desta forma é importante se atentar a recomendação diária de consumo.

Como fazer Chá de Pau Tenente

Existem diversas formas de preparar o chá de Pau Tenente, sendo a mais comum:

  • Ingredientes: duas colheres de sopa de folhas ou pó de Pau Tenente + 1 litro de água (de preferência filtrada);
  • Preparo: lave as folhas (se forem frescas), coloque para ferver a água e as folhas, deixe ferver por cerca de 3 minutos, desligue o fogo, deixa a mistura reservada por cerca de 10 minutos, coar e consumir (temperatura à gosto).

Recomenda-se o consumo de 2-3 xícaras do chá e em caso de reação adversa, descontinuar o uso.

Por ter sabor amargo, pode ser adoçar com mel ou adoçante.

Considerações finais

Contudo, é possível perceber os diversos benefícios do chá de Pau Tenente para o organismo, o consumo de chá é um hábito antigo que precisa ser resgatado.

Muitas vezes os chás podem ajudar na prevenção e tratamento de diversas doenças. Entretanto, não substitui os medicamentos convencionais e seu uso deve racional.

Se informe mais sobre as plantas medicinais e usufrua todos os seus benefícios.

 

Gostou da publicação sobre o chá de pau tenente? Então compartilha o post com seus amigos nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo!!

Chá de Pau Tenente
5 (100%) 6 votes

Última atualização: 20/11/18


Check Also

Chá de Imburana

Chá de Imburana

O uso do Chá de Imburana para o tratamento de diversos males que atingem o organismo …