Chá de Pau D’alho

O chá de pau d’alho é um chá muito conhecido. Ele se origina de uma planta pertencente à família Capparaceae. A árvore de onde é extraída as folhas pro chá de pau d’alho pode ser encontrada na maioria dos estados brasileiros.

Os chás são utilizados pela humanidade desde os primórdios. Os povos antigos já conheciam suas propriedades, que são destinadas a quaisquer melhorias, como relaxamento do corpo, ajuda em problemas intestinais e vários outros problemas.

São árvores fáceis de serem encontradas, pois possuem de 15 a 30 metros de altura. Pela largura do tronco, a árvore do pau d’alho é considerada de categoria robusta. Suas folhas são verdes e sem pêlos, fazendo com que sejam mais brilhantes.

O cheiro de alho característico dessa folha também torna fácil seu reconhecimento e batiza o nome do chá: chá de pau d’alho. Também pode ser conhecida por outro nome, dependendo da região do Brasil.

Os mais comuns são: catauarí, catauré, tapiá, trapiá, cotore, treriá, caravarí e catore.

Chá de Pau D’alho
Foto: Reprodução

Propriedades do Chá de Pau d’alho

As propriedades do Chá de Pau d’alho são variadas e vão de afrodisíaco, antibacteriano, antisséptico, antifúngico, anti-inflamatório até uso como descongestionante, desodorante e emoliente.

Na parte afrodisíaca, o chá de pau d’alho dá mais energia, o que torna a atividade sexual mais prazerosa. Há também indícios que indicam que o chá trás uma sensação de bem estar, o que pode aumentar a libido em ambos os sexos.

As funções antibacteriana, antissépitca e antifúngico são ideias para o tratamento de feridas e machucados. Há quem credita uma recuperação mais rápida quando tratado com o chá pau d’alho.

O chá também têm benefícios para quem deseja tratar a gripe ou resfriados. Suas ações descongestionante, desodorante e emoliente auxiliam para uma rápida recuperação, expulsando as impurezas do corpo.

Isso tudo aliado ao poder de estimular o melhor funcionamento do sistema imunológico.

As raspas de madeira da árvore que origina o chá ainda são usadas para banhar tumores e no tratamento do reumatismo, por suas propriedades de cura.

Benefícios

Devido a suas propriedades antifúngicas, o chá de pau d’alho é ideal para limpar e tratar feridas e outras lesões, como micoses, pé de atleta e até mesmo fungos que podem atacar as unhas.

O chá pau d’alho também pode ser consumido como uma forma de hidratação para o corpo.

O chá pau d’alho ajuda o metabolismo e o sistema imunológico a trabalharem melhor. Com isso, as chances de se contrair uma gripe diminuem. Viroses e alergias também ficam mais difíceis de serem contraídas.

  Chá de Mulungu

Por ser um chá estimulante, um de seus benefícios é o tratamento contra a síndrome da fadiga crônica. Nessa síndrome, a fadiga é extrema e não possui nenhuma explicação médica possível. Mesmo com o repouso, a fadiga persiste.

Contraindicações

Como todo chá para efeitos medicinais, para consumir o chá pau d’alho deve-se consultar um médico para verificar se a pessoa está apta a começar o uso.

Seu consumo é contra-indicado principalmente para gestantes e mulheres em período de amamentação.

Pessoas em grupos de risco também são orientadas a fazer o uso do chá somente com acompanhamento médico. Os grupos de risco são: crianças, hipertensos, diabéticos e pessoas com problemas crônicos de saúde.

Chá de Pau D’alho Benefícios
(Foto: Reprodução | Unicentro/Gerson L. Lopes)

Como fazer o chá de Pau d’alho

O chá de pau d’alho é feito basicamente da casca do tronco da árvore. Ele deve ser tomado quente.

Pré aqueça 200 ml de água aproximadamente, com um pedaço da casca do tronco da árvore do pau d’alho. Esse pedaço deve ser aproximadamente do tamanho do recipiente que irá ser aquecida a água, para que se tire maior proveito de suas propriedades.

O tempo de fervura do chá é cerca de 5 minutos, mas quem irá consumir pode dosar esse tempo para mais, afim de se ter um chá mais concentrado.

Após o desligamento do fogo, deixe o chá descansar por 10 minutos. E pronto, a bebida já está pronta para consumo. Adoce da maneira que quiser.

A dose máxima diária recomendada pelos especialistas é de três xícaras.

Efeitos colaterais do Chá de Pau d’alho

O consumo em excesso do chá de pau d’alho pode acarretar em efeitos colaterais, como urticária, tonturas, náuseas, vômitos e diarreia.

Cuidados

Os maiores cuidados com o chá de pau d’alho são quanto ao seu consumo excessivo. Podem haver efeitos colaterais se não for respeitado a dose máxima por dia.

Também deve-se atentar o consumo do chá, gestantes e lactantes e pessoas nos grupos de risco (crianças, hipertensos e diabéticos) ou com doenças crônicas.

Como todo medicamento, mesmo que natural, sempre se deve consultar um especialista antes de iniciar o tratamento.

Por ser encontrado com uma certa facilidade, o chá de pau d’alho está acessível a praticamente a todos que queiram fazer seu uso. O cuidado com a saúde vem em primeiro lugar.

Chá de Pau D’alho
5 (100%) 6 votes

Última atualização: 30/11/18


Check Also

Chá de Imburana

Chá de Imburana

O uso do Chá de Imburana para o tratamento de diversos males que atingem o organismo …