Chá de Oliveira

O chá de oliveira é muito utilizado porque a oliveira é conhecida a muito tempo, registro de mais de três mil anos, retratam como ela sempre foi uma importante planta na vida terrestre.

No contexto histórico são inúmeros exemplos, elas aparecem em festividades, em sarcófagos de múmias, fossilizadas e até na literatura. No mais famoso livro do mundo, a bíblia, no trecho referente ao fim do dilúvio, quando o pássaro traz em seu bico uma folha de oliveira.

A grande referência para a arvore de oliveira é as azeitonas e o azeite de oliva. Porém nos últimos tempos, surgem novo adeptos e estudos, relacionados as propriedades medicinais do chá de oliveira.

Diferente do óleo que é feito a partir da azeitona, o chá é obtido através das folhas da oliveira. Assim o processo consiste na infusão das folhas em água fervente, esse processo não proporciona o grau máximo de extração dos benefícios da planta. Pois cada variedade da planta possui seus benefícios próprios.

Da oliveira se pode extrair quatro tipos de variedades, o azeite, a azeitona, o extrato e o chá. O acesso hoje no mercado, proporciona facilmente o consumo de qualquer um dos tipos disponíveis para o consumo.

Chá de Oliveira
Foto: Reprodução

O chá de oliveira é amplamente utilizado para a prevenção de enfermidades e condições do corpo humano como por exemplo:

  • Na perda de peso
  • Diminuição do colesterol
  • Controle da pressão arterial
  • Controle glicêmico no sangue
  • Aceleração do metabolismo
  • Proteção do coração
  • Proteção para o fígado
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Fortalece o sistema imunológico
  • É um natural diurético
  • Melhora a saúde dos ossos
  • Antioxidante e anti-inflamatório

Veja a seguir mais informações sobre cada benefício que se pode obter com o consumo do chá de oliveira. E descubra se você pode melhorar a sua qualidade de vida. 

O que é a Oliveira?

A árvore de Oliveira é milenar e é conhecida na Terra como a árvore que possui exemplas vivas com maior idade. Por exemplo há um exemplar em Santa Iria de Azoia, Portugal, com mais de 2850 anos, outra em Israel com 2500 anos.

Da Oliveira nasce a azeitona, que pode ser consumida em forma de conserva ou o azeite extraído da mesma. Há também a possibilidade da utilização das folhas para a fabricação do extrato ou do chá de oliveira.

Sua raiz pode chegar em até seis metros, logo a árvore tem grande poder para absorver água.

A árvore leva muito tempo para crescer, porém sua longevidade é milenar. Ela pode atingir até 20 metros de altura, mas se você visitar um Olival (plantação de oliveiras) você as encontrará em menores tamanhos, pois elas são podadas afim de facilitar a colheita.

Para que serve o chá de Oliveira?

As indicações para o Chá de Oliveira são diversas, nos últimos tempos a função de emagrecimento transformou o chá em uma escolha mais recorrente. Além disso o Chá de oliveira é um aliado no combate, eliminação e controle das gorduras corporais, veja a seguir, alguns benefícios do chá de oliveira.

  • Protege o coração: O chá inibi a oxidação do LDL, conhecido como mau colesterol, assim ele inibe o deposito de gordura nas artérias, que causa o infarto e arteriosclerose.
  • Controla a pressão arterial: O chá de oliveira contém Oleuropeína, que reduz inflamações, estimula a circulação e assim consequentemente diminui a pressão nos vasos. Logo melhora a circulação no coração, cérebro e pulmões.
  • Protege o fígado: Auxilia na diminuição e prevenção da Esteatose hepática (gordura no fígado), auxilia que as toxinas e gorduras sem eliminadas de forma eficiente.
  • Previne o envelhecimento precoce: Um dos antioxidantes mais importantes para a prevenção do envelhecimento este o resveratrol, que também está presente na uva. Além desses outros como hidroxitirosol com poder de absorver radicais livre 10 x mais que o chá verde e 400 vezes mais que a vitamina C. Encontra-se a oleuropeína e tirosol, esses compõem o time para não deixar que as células envelheçam rápido. Eles colocam a oliveira como produto mais poderoso do mundo contra o envelhecimento.
  • Diminui o colesterol: A oleuropeína não deixa o colesterol ruim (LDL) se oxidar e grudar na parede das artérias, e a elimina.
  • Combate a osteoporose: O antioxidante Oleuropeína também estimula a produção de osteoblastos que são as células ósseas. 
  Chá de Mulungu
Oliveira
Foto: Reprodução

Chá de Oliveira emagrece?

O chá de oliveira auxilia e muito no emagrecimento. Pois os antioxidantes que evitam inflamações também não permitem que o colesterol e gordura sejam oxidados no corpo e consequentemente as eliminam.

Além disso o chá de oliveira controla a glicemia, faz o corpo utilizar mais a insulina presente, derrubando pela metade o nível de glicose na corrente sanguínea, podendo auxiliar na prevenção de diabetes.

E por fim o chá de oliveira estimula a glândula tireoide o que aumenta o metabolismo do corpo e assim gasta-se mais energia acumulada quando se une a uma dieta balanceada, consequentemente emagrecendo o corpo.

Contraindicações do Chá de Oliveira

As contraindicações para o Chá de Oliveira são quase que inexistente para pessoas que não possua alergia a Oliveira, ou que estejam em estado crítico de obesidade necessitando de tratamento médico urgente.

Antes de iniciar o consumo do chá de oliveira, gravidas, lactantes e crianças devem consultar um médico nutricionista para auxílio na quantidade de consumo e suas permissões.

Como fazer o Chá de Oliveira

Para fazer o chá de oliveira é muito fácil, você pode comprar a folha seca ou cultivar em sua casa uma muda.

Primeiro ferva um litro de água mineral, deixe ferver por uns 5 minutos afim d eliminar bactérias, desligue a fonte de calor e adicione três colheres de sopa da folha seja ela seca ou in natura. Aguarde dez minutos, coe e consuma sem açúcar.

Onde comprar a Oliveira

Para comprar você pode pesquisar em sua cidade em casas de produtos naturais ou supermercados. Se sua cidade possui mercado público você também poderá encontrar as folhas para o chá de oliveira.

Outra opção é comprar um muda em lojas de floricultura, se em sua cidade ou próxima, possui Ceasa (centro de distribuição e abastecimento) certamente você encontrará mudas de oliveira para poder cultivar em casa.

Gostou da publicação sobre o chá de oliveira? Então compartilha o post com seus amigos nas redes sociais e também nos grupos de WhatsApp.

Chá de Oliveira
5 (100%) 6 votes

Última atualização: 12/11/18


Check Also

Chá de Imburana

Chá de Imburana

O uso do Chá de Imburana para o tratamento de diversos males que atingem o organismo …