Chá de noz-moscada – conheça os benefícios e contraindicações

O chá de noz-moscada é uma especiaria obtida do fruto da moscadeira, que é uma árvore que chega a atingir 15 metros. O nome científico da noz-moscada é myristica fragrans.

Seu uso medicinal traz muitos benefícios, mas seu excesso pode fazer mal, graças aos seus efeitos alucinógenos e abortivos.

O formato da noz é arredondado, de cor terracota e alaranjada. Cada 100 gramas da especiaria possui 525 calorias, mas ela possui baixo índice glicêmico, sendo um aliado das dietas.

Origem da noz-moscada

A planta é nativa da Indonésia, mas pode ser encontrada em países de clima tropical e úmido, como o Brasil.

Seu sabor é muito intenso, por isso é muito utilizada na culinária, tanto na preparação de pratos doces, como de pratos salgados. Como possui um sabor muito marcante, é preciso utilizar com cuidado, para evitar estragar os pratos.

A noz-moscada é utilizada desde o tempo dos romanos. Naquela época, era considerada uma das mais valiosas especiarias. A compra do produto era ocorria na Europa através de mercadores árabes.

Por volta de 1511 os portugueses conquistam Málaca, através do navegador Afonso de Albuquerque. Chegando lá, os nativos guiaram os portugueses até o local onde havia a noz-moscada, que abasteceram toda a Europa com a especiaria.

Chá de noz-moscada
Foto: Reprodução

Benefícios da noz-moscada

  • Trata ansiedade, estresse e nervosismo: graças a presença de miristicina e elemicina, ela atua diretamente no sistema nervoso central;
  • Circulação sanguínea: a noz-moscada possui eugenol, uma propriedade que relaxa a musculatura e aumento o fluxo do sangue;
  • Melhora função digestiva e gástrica: sua ação anti-inflamatória ajuda a controlar problemas gástricos e até mesmo ajuda a diminuir os efeitos da diarréia;
  • Auxiliar no tratamento do câncer: sua ação antioxidante inibe o crescimento das células cancerígenas;
  • Tratamento de insônia: por ser considerada uma substância soporífera, é excelente para induzir o sono. Para isso, basta tomar uma xícara do chá antes de dormir;
  • Problemas respiratórios: as propriedades medicinais deste chá têm a capacidade de tratar doenças como asma, tosse, resfriado e congestão nasal;
  • Trata problemas odontológicos: se você está com dor de dente poderá se beneficiar do eugenol, substância presente na noz-moscada e que ameniza os efeitos deste tipo de dor. Além disso, esta especiaria auxilia no controle de cáries e problemas na gengiva;
  • Fungos: a ação antifúngica da noz-moscada combate a candidíase e a doença conhecida popularmente por “sapinho”;
  • Afrodisíaco: se você procura aumentar o apetite sexual e até mesmo ter um melhor controle da ejaculação, este chá pode ser a sua solução;
  • Controle de colesterol: o consumo deste chá é eficiente para controlar os níveis de colesterol, diminuir a gordura no fígado e as triglicérides;
  • Noz-moscada cura labirintite: a ação anti-inflamatória desta especiaria é eficaz no tratamento de labirintite, zumbido no ouvido e tonturas.
Veja este chá:  Chá de Hibisco - Emagrece? Veja quais são os riscos e benefícios

As crianças também podem se beneficiar dos efeitos deste chá.

Ele deve ser evitado apenas para menores de 2 anos, mas se este não é o caso e se você sofre com problemas de agitação e hiperatividade, este chá com efeito calmante e sedativo pode lhe ajudar.

Veja outros chás

Propriedades do chá

A noz moscada é rica em vitaminas e contém elementos necessários para o nosso organismo, como ácido fólico, ácidos graxos, cálcio, colina, fósforo, magnésio, niacina, óleos essenciais, potássio, riboflavina, tiamina, vitamina A, vitamina B6 e vitamina C.

Confira as propriedades medicinais deste chá:

  • relaxamento do corpo;
  • ação anti-inflamatória;
  • ação antioxidante;
  • é afrodisíaco;
  • estimula concentração;
  • alívio da dor;
  • ação antibacteriana;
  • ação antifúngica;
  • propriedades ansiolíticas.

Esta especiaria traz em sua composição ainda água, compostos nitrogenados, gorduras, óleos essenciais, amido, extratos não nitrogenados, celulose e cinzas.

Chá de noz moscada emagrece?

Sim, o chá de noz-moscada emagrece indiretamente. Mas como assim, “indiretamente”?

O chá não possui propriedades que façam você perder peso, ou pelo menos este não é o seu objetivo.

Como você já conferiu neste artigo, uma das propriedades do chá é o fato de ele auxiliar no sono. Qualquer nutricionista irá lhe esclarecer a relação de uma noite mal dormida com o aumento de peso.

Um sono ruim e agitado tem relação com as alterações nos hormônios que controlam a fome.

Outro fator importante é que a noz-moscada combate a ansiedade e sabemos muito bem que comemos muito mais quando estamos ansiosos.

Efeitos colaterais da noz-moscada

Os efeitos colaterais estão ligados ao consumo dos óleos essenciais que constituem esta especiaria. Sua ingestão em grandes quantidades pode resultar em quadros excitatórios, alucinatórios e distúrbios no aparelho digestivo.

O consumo do chá deve ser evitado durante a gravidez em face de seu efeito abortivo. Também não deve ser ingerido durante o período de amamentação e por menores de 2 anos.

O consumo de uma noz-moscada inteira pode causar alucinações.

Veja este chá:  Chá de Hibisco - Emagrece? Veja quais são os riscos e benefícios

Outros sintomas comuns em decorrência de uma superdosagem desta especiaria são: náusea, tontura, suor excessivo e aumento dos batimentos cardíacos.

Como fazer chá de noz-moscada

Para a preparação do chá você irá precisar de meia noz-moscada e 1 litro de água.

O primeiro passo para fazer o chá é ralar a noz-moscada. Depois disso, coloque a água no fogo.

Quando levantar fervura, desligue o fogo e adicione a noz-moscada ralada. Deixe agir por cerca de 3 minutos.

Coe utilizando uma peneira bem fina.

Consuma no máximo 1 xícara diariamente pela manhã. Se você estiver utilizando o chá para tratar a insônia, consuma antes de dormir.

Caso você sinta necessidade, poderá adoçar o chá com uma colher de mel.

Chá de noz moscada aborta?

O chá de noz-moscada está na lista de possíveis chás abortivos. Não existe consenso sobre seu efeito abortivo, mas, todavia, deve ser evitado o consumo durante a gestação.

O consumo de chás com o objetivo de conseguir um aborto espontâneo traz mais consequências negativas do que o resultado que se procura.

O principal problema do chá de noz-moscada é o fato de ele elevar a pressão arterial e como se sabe, durante a gravidez, a pressão alta pode provocar eclampsia, que são convulsões que ocorrem após o parto.

Além disso, o consumo de chás abortivos pode não ocasionar o resultado esperado (o aborto), mas ter como consequência a má formação do feto, baixa na produção de leite materno e até problemas de saúde irreversíveis para a mãe.

Gostou das informações sobre o chá de noz-moscada? Então compartilha com seus amigos nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo!

Chá de noz-moscada – conheça os benefícios e contraindicações
5 (100%) 3 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *