Chá de Mulungu

O chá de mulungu é ideal para quem sofre de insônia e ansiedade, já que possui propriedades antidepressivas e calmantes. Além disso, é altamente benéfico para diversos outros problemas, como dores, pressão alta e inflamações.

A árvore do mulungu pode atingir até 15 metros de altura, e além de suas flores serem bastante chamativas, sua casca contém nutrientes capazes de tratar instabilidades emocionais, e da qual é feito o chá.

Conheça todos os benefícios e propriedades que você pode aproveitar do chá de mulungu.

Chá de Mulungu
Foto: Reprodução

O que é mulungu e para que serve?

Mulungu, de nome científico Erythrina Mulungu, é uma fruta medicinal brasileira bastante comum na Caatinga e também conhecida pelos nomes de bico de papagaio, canivete e corticeira.

A planta tem estrutura espinhenta e sua árvore pode atingir até 15 metros de altura, com flores vermelhas coral, muito chamativas. O florescer ocorre no final de agosto, e somente entre janeiro e fevereiro que os frutos amadurecem.

Mesmo com toda a sua beleza na arborização de ruas e jardins e seu néctar apreciado por pássaros, o mulungu possui três sementes e elas não devem ser ingeridas por serem muito tóxicas.

Já a casca do mulungu é bastante benéfica, sendo utilizada no preparo do chá.

Sua bebida serve para reduzir estresse, insônia, combater inchaço causado por retenção de líquido, é capaz de proteger o fígado e regular o ritmo cardíaco.

Propriedades do mulungu

O mulungu possui diversas propriedades que atuam para melhorar a saúde de forma natural. Ele tem ação:

  • analgésica;
  • antibacteriana;
  • anti-inflamatória;
  • antioxidante;
  • ansiolítico;
  • diurética;
  • tônica;
  • antiespasmódica;
  • anticonvulsiva;
  • antiestresse;
  • antidepressiva;
  • narcótica.

Porém, a propriedade mais conhecida do mulungu é no tratamento de distúrbios emocionais, como depressão, histeria e síndrome do pânico, já que possui ação sedativa, tranquilizante e hipnótica.

Benefícios do chá de mulungu

  • Atua no tratamento de problemas psicológicos – Quem sofre de histeria, convulsão, depressão, ansiedade, agitação, estresse e outros casos que afetam o emocional, pode fazer uso do chá;
  • É bom contra dores e infecções – Dores reumáticas, gengivite, insuficiência urinária, esclerose e problemas respiratórios, como tosse e bronquite asmática;
  • Auxilia no combate ao inchaço – O chá de mulungu é ótimo para deter a retenção de líquido que causa o inchaço. As propriedades diuréticas contribuem para eliminar o líquido em excesso pela urina;
  • Tem ação hepatoprotetora – Um dos benefícios do chá de mulungu é proteger o fígado devido a sua propriedade antioxidante, sendo bastante benéfica para quem sofre de hepatite;
  • Regula a pressão arterial – A bebida extraída da casca do mulungu também possui ação hipotensiva. O consumo desse chá reduz a pressão arterial e o ritmo cardíaco, evitando maiores complicações do coração;
  • Ajuda a combater o tabagismo – A casca do mulungu contribui para bloquear os receptores da nicotina, pois contém uma substância alcaloide chamada erisodina.
  Chá de Macela

Ainda que seja uma planta com todos esses benefícios, é preciso ter cuidado ao tomar o chá de mulungu, pois o excesso pode levar a desidratação até paralisia muscular.

Chá de Mulungu SecoContraindicações

O chá de mulungu é contraindicado a pessoas que sofrem de pressão baixa e fazem uso de remédios anti-hipertensivos.

Mulheres grávidas ou lactantes também não devem ingerir esse remédio natural.

Antes de consumir o chá é importante um acompanhamento médico para controlar a pressão ou saber se é possível ingerir o fitoterápico moderadamente.

A consulta ao médico também ajuda a avaliar o tempo de consumo do chá que seja saudável e seguro ao paciente.

Como fazer o chá de mulungu?

Para começar a aproveitar os benefícios dessa planta medicinal e ajudar no tratamento de diversos problemas de saúde, aprenda a preparar o chá de mulungu agora mesmo!

Ingredientes:

  • 1 xícara ou 200 ml de água fervente;
  • 4g de casca de mulungu.

Preparo:

Com a água fervida, desligue o fogo e adicione as cascas do mulungu. Deixe agir por dez minutos. Depois é só peneirar e tomar o chá três vezes por dia.

É possível encontrar o mulungu em lojas de produtos naturais – física ou on-line –, farmácias de manipulação e feiras livres.

Efeitos colaterais do mulungu

Por ser tratar de um remédio natural e relaxante, o chá de mulungu pode trazer alguns efeitos colaterais, como sonolência, desidratação (por eliminar os líquidos em excesso pela urina), sedação e até paralisia muscular.

Por essa razão, é importante evitar o uso do fitoterápico por três dias seguidos.

Cuidados com o chá de mulungu

Como já mencionado, o chá de mulungu pode ser muito benéfico, já que trata-se de um remédio natural. Entretanto, não são todas as pessoas que podem fazer uso de suas propriedades, como aquelas que sofrem de hipotensão.

O consumo do mulungu não substitui uma avaliação médica, principalmente se os problemas de saúde persistirem por mais tempo.

Afinal, a bebida extraída da casca dessa planta serve como auxiliar e não como tratamento definitivo.

Gostou do Chá de Mulungu? Então compartilha o post com seus amigos nos grupos de WhatsApp e nas redes sociais!!

Chá de Mulungu
5 (100%) 5 votes

Última atualização: 30/11/18


Check Also

Chá de Imburana

Chá de Imburana

O uso do Chá de Imburana para o tratamento de diversos males que atingem o organismo …