Chá de Morango

O Chá de Morango ou chá da folha de morango possuem benefícios à saúde, pois o fruto é rico em fibras, vitaminas e sais minerais.

Algumas frutas além de serem inseridas numa alimentação saudável, também são fontes de grandes propriedades medicinais, como é o caso do morango. Dessa fruta pode ser feito sucos, vitaminas, bolos, tortas e até sorvetes.

Por isso pode-se aproveitar todas as partes da fruta, para o preparo do chá.

Além da fruta e das folhas pode se usar o caule para o preparo do chá de morango, responsável por fortalecer o sistema imunológico.

Chá de Morango
Foto: Reprodução

Para que serve o chá de morango?

O chá de morango é rico em nutrientes como a vitamina C, cálcio, ferro e fósforo, estes são responsáveis por ajudar no processo de emagrecimento, pois são propriedades antioxidantes e diuréticas.

Quem sofre de azia, refluxo, ou precisa equilibrar os ácidos estomacais também pode consumir o chá de morango, ao menos três vezes por semana após as refeições. Algumas de suas substâncias auxiliam no combate de dores, cólicas estomacais, enjoos, inchaços na barriga e estômago e doenças ligadas à circulação como artrite, artrose e reumatismo.

Já o chá da folha de morango possuem alguns compostos que ajudam a melhorar a qualidade das células vermelhas do sangue, aumentando a produção de hemoglobina, prevenindo a anemia.

Sua receita é comumente usada para melhorar o sistema digestivo, equilibrar os ácidos estomacais e aliviar sintomas de doenças gastrointestinais.

Propriedades do morango e sua folha

O morango é rico em vitaminas: C, A, E, B5, B6 e K.  Já os principais minerais presentes na fruta são: cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio. Outras substâncias encontradas em sua composição flavanoides, betacaroteno, folatos, fibras solúveis, alcaloides e taninos.

Já suas folhas contêm vitamina C, minerais como ferro e cálcio, outro composto importante é o ácido cafeico. Também possui substâncias como alcaloides, taninos e aminoácidos.

Benefícios

As propriedades encontradas tanto no morango como em suas folhas, tem grande valor medicinal e pode ser usado na receita caseira e natural que é o chá de morango. Veja a seguir seus principais benefícios à saúde:

  • Fortalece o sistema imunológico – sendo o morango rico em vitamina C, ferro e cálcio, o consumo do chá de morango auxilia o organismo a fortalecer o sistema imunológico, permitindo um bom funcionamento de todos os órgãos, prevenindo o surgimento de doenças.
  • Cuida do sistema digestivo – as fibras presentes no chá de morango melhoram a digestão e mantem o equilíbrio do ácido responsável por digerir os alimentos. Minimiza também diarreia, dores estomacais, refluxo e má digestão. Outra substância encontrada na fruta o ácido elágico impede a formação de tumores no aparelho digestivo e melhora as funções do intestino.
  • Revitaliza o funcionamento do cérebro – as antocianinas presentes no morango ajudam o cérebro a prevenir a perda de memória, já a fisetina estimula seu bom funcionamento.
  • Fortalecimento da estrutura óssea – os componentes potássio, manganês, magnésio e a vitamina K, auxiliam na manutenção e no desenvolvimento da estrutura óssea, prevenindo a osteoporose.
  • Retarda o envelhecimento – substâncias como as antocianinas, vitamina C e o silício retardam o envelhecimento da pele.
  Chá de Amora

Contraindicações

O consumo do chá de morango não é recomendado para alérgicos á fruta, diabéticos e pessoas com problemas renais.

Outra contraindicação é para quem sofre de distúrbios intestinais, já que suas folhas podem piorar essa condição.

Chá de Morango Benefícios
Foto: Reprodução

Como se faz o chá de morango?

O chá de morango é consumido para prevenir uma série de doenças, aprenda a seguir como fazer essa bebida aromática e saborosa.

Ingredientes:

  • 8 morangos;
  • 1 pedaço de canela em pau;
  • 2 dentes de cravo-da-índia;
  • ½ litro de água;
  • Açúcar, mel ou adoçante.

Modo de Preparo:

  • Lave os morangos, retire as folhas e esmague-os com um garfo;
  • Numa panela coloque a água para ferver, com cravo e canela. Adicione os morangos esmagados e deixe ferver por cerca de 10 minutos;
  • Coe e beba. Você pode consumi-lo puro, ou adoçá-lo como preferir.

Efeitos colaterais do morango

O consumo do morango ou do chá de morango podem causar alguns efeitos colaterais.

Pessoas que sofrem de problemas renais devem evitar seu consumo, pois a fruta contém potássio substância que faz com que os rins não consigam eliminar o excesso do mineral, outro componente prejudicial é o oxalato de cálcio, seu excesso cristaliza formando cálculos.

Os alérgicos a morango podem sofrer reações como inchaço no rosto e pescoço, dificuldades para respirar e urticária.

Cuidados com o chá de morango

O maior cuidado que se deve ter ao preparar o chá de morango, é com suas folhas. Quando elas estão no processo de desidratação eliminam uma substância tóxica, que se consumida pode causar vômitos e náuseas.

Para usar certifique-se que elas estejam completamente secas e desidratadas, evitando assim reações indesejadas e tendo maior aproveitamento de seus benefícios.

Chá de Morango
5 (100%) 10 votes

Última atualização: 04/12/18