Chá de Melissa

O Chá de Melissa é tido como uma opção saborosa, adocicada e agradável de curar e prevenir problemas de saúde.

As ervas tem grandes propriedades medicinais, algumas delas são facilmente confundidas, é o caso da melissa, que por ser semelhante à erva-cidreira, acabam por serem associadas uma a outra.

Ambas são plantas diferentes, porém da mesma espécie, por isso ocorre à confusão. A melissa é usada na medicina caseira para fazer chá, o chá de melissa tem ação sedativa e muitos outros benefícios.

Chá de Melissa
Tudo Sobre o Chá de Melissa. / Foto: Divulgação.

O que é melissa?

Chamada popularmente de Erva – Cidreira Verdadeira trata-se de uma planta pertencente à família da hortelã e do boldo, é uma erva de ciclo de vida longo (perene) e herbácea.

As folhas da melissa são maiores e mais claras que as da hortelã, ovaladas com as bordas crenadas (margens divididas em lodos obtusos ou arredondados). Suas flores de cor esbranquiçada ou rosada atraem as abelhas. Seu sabor e aroma são marcantes, frutado, com um toque cítrico de limão, proveniente de seu óleo essencial.

Seu principal uso é na medicina tradicional, como erva aromática no chá de melissa e em aromaterapia.

Para que serve o chá de melissa

Os benefícios da melissa á saúde se dá pelas ricas substâncias nela encontrada, são elas: taninos, flavonóides, ácido rosmarínico, citronelal, eugenol, derivados polifenólicos (cobre, manganês e zinco) e óleos essenciais.

O chá de melissa tem ação combativa sedativa, previne e melhora problemas digestivos, alivia cólicas menstruais e tem ação repelente.

Confira á seguir alguns dos benefícios do chá de melissa para á saúde:

  • Alivia a ansiedade e o estresse: sua ação calmante, originada do ácido rosmarínico atua como regulador do aumento dos níveis dos mecanismos naturais do cérebro para acalmar as células nervosas em excesso. Já os terpenos da erva são excelentes atuantes como efeito calmante anti-inflamatório responsável por solidificar o tecido cerebral agitado. Uma xícara de chá antes de dormir pode reduzir a ansiedade e o estresse, proporcionando um sono tranquilo.
  • Ação antiespasmódica: previne a ocorrência de espasmos no estômago,problemas de indigestão, flatulências, constipação, refluxo, cólicas e inchaços. O chá ajuda a melhorar a digestão garantindo a absorção dos nutrientes.
  • Protege o sistema imunológico: suas propriedades antibacterianas e antissépticas da erva combatem resfriados, gripes e infecções. Também possui efeitos antioxidantes que auxiliam na produção de glóbulos brancos e na eliminação do muco e da fleuma.
  • Regular a tireoide: o uso do chá ajuda tanto á quem tem a doença autoimune, o hipertireoidismo, quanto o hipotireoidismo. Tem a função de estimular e fortalecer o sistema imunológico de pessoas que sofrem de doenças autoimunes.
  Chá Azul
Melissa
Foto: Divulgação

Chá de melissa emagrece mesmo?

A melissa possui capacidades de ações digestivas e antioxidantes que podem matar as células de gordura, responsáveis por impedir a formação de vasos sanguíneos que alimentam essas células.

Além de também reduzir a atividade de proteínas que produzem gordura, por isso o chá é adotado por quem está fazendo dieta e quer emagrecer.

Contraindicações do chá de melissa

O chá não é recomendado, seu consumo em excesso em caso de hipotireoidismo ou em tratamentos de homônimos da tireoide (a melissa pode potencializar os efeitos hormonais).

As substâncias do óleo essencial são contraindicados para gestantes, lactantes, crianças de até 6 anos, pessoas com gastrite e com problemas neurológicos , porque o linalol e o terpinol alteram o nervo central.

Efeitos colaterais que seu consumo pode causar: redução da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Como fazer chá de melissa

Aprenda a fazer essa saborosa e relaxante bebida.

Ingredientes:

  • 200 ml de água
  • Chá de melissa desidratada

Modo de Preparo:

  • Coloque as 200 ml de água para ferver;
  • Adicione 1 colher do chá de melissa no fundo de uma xícara, despeje a água quente e deixe em infusão de 10 a 15 minutos;
  • Adoce como desejar, usando mel ou açúcar;
  • Beba a mistura ainda morna.

Curiosidades

Já sabemos da importância e do valor medicinal da melissa, vamos conhecer mais fatos curiosos sobre essa planta:

  • Na Grécia Antiga a melissa era dedicada à deusa Diana e usada medicinalmente pela população há cerca de dois mil anos;
  • Durante a Idade Média usava-se a erva para aliviar a tensão, curar feridas, dor de dentes, problemas de pele, mordidas de cães raivosos e problemas de saúde durante a gravidez;
  • A melissa é usada para atrair abelhas que produzem mel, daí a origem do seu nome Melissa é do grego e quer dizer abelha;
  • É cultivada e vendida como planta ornamental;
  • Seu óleo essencial é usado para fabricação de perfumes e pastas de dentes, além de ter aplicações culinárias e medicinais;
  • A partir de suas raízes pode-se extrair uma essência usada para aromatizar doces, bolos, massas e bebidas.

Gostou da publicação sobre o chá de melissa? Então não esquece de compartilhar o post nas redes sociais e também nos grupos de WhatsApp.

Chá de Melissa
5 (100%) 8 votes

Última atualização: 20/11/18


Check Also

Chá de Imburana

Chá de Imburana

O uso do Chá de Imburana para o tratamento de diversos males que atingem o organismo …