Chá de Melão de São Caetano

O Chá de Melão São Caetano é feito com uma planta trepadeira que tem se difundido pelo Brasil, devido a sua adaptabilidade climática. O nome científico desta planta é Momordica charantia L. e, muitas vezes é considerada uma planta invasora de pomares e hortas.

A planta do melão São Caetano possui como características: cheiro forte, flores amarelas ou brancas e frutos espinhosos com sementes em seu interior. Sendo nativa de regiões tropicais, principalmente América do Sul, Ásia e África.

O chá de melão São Caetano é amplamente utilizado para tratamento de diabetes e problemas dermatológicos, além disso, possui ação antibiótica, antioxidante, antiviral e tônica.

Chá de Melão de São Caetano
Foto: Reprodução

Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre este chá e como utiliza-lo.

Para que serve o Chá de melão de São Caetano?

O chá de melão serve como um medicamento natural para diabetes, úlcera, problemas estomacais, tosse, problemas respiratórios, problemas dermatológicos e reumatismo.

Há também pesquisas sendo realizadas sobre os benefícios do chá de melão São Caetano no tratamento e na prevenção de câncer.

Os estudos indicam que por ser rico em proteínas purificadas, este chá ajuda no bloqueio da produção protéica das células cancerígenas, apesar de que são necessárias mais pesquisas.

Outra aplicação do chá de melão São Caetano é para tirar manchas de roupas, pratica muito comum nas regiões ribeirinhas do Brasil.

Propriedades do melão de são Caetano

O melão São Caetano possui diversas propriedades medicinais que incluem ação: purgativa, vermífuga, antiparasitária, bactericida, anticancerígena, anti-inflamatória, cicatrizante, depurativa do sangue, adstringente, anticatarral, antirreumática e antiviral.

Além destas propriedades o melão São Caetano possui alto valor nutricional, se constituindo fonte de vitaminas (B1, B2, B3 e C), magnésio, ácido fólico, zinco, manganês e grande quantidade de fibras (que ajudam na formação do bolo fecal).

Benefícios

Como benefícios o chá de melão São Caetano pode proporcionar ao organismo:

  1. Trata inflamações no fígado: por conter substâncias diuréticas e depurativas, o chá de melão São Caetano ajuda a eliminar toxinas do fígado e atua na estimulação do funcionamento da vesícula biliar, melhorando significadamente as inflamações presentes no órgão.
  1. Auxilia no tratamento de dores nas articulações: as dores nas articulações são causadas por processos inflamatórios no organismo, por conter substancias que combatem esse mal, o chá de melão São Caetano ajuda a diminuir tais dores.
  1. Ajuda na prevenção do diabetes: o chá de melão São Caetano possui substâncias que diminuem os níveis de glicose no sangue, desta forma, ajuda o organismo a não desenvolver diabetes.
  1. Evita prisão de ventre: por conter substancias laxantes, este chá contribui para o correto funcionamento do intestino evitando que ocorra a prisão de ventre e os problemas associados a ela.
  1. Ajuda a perder peso: devido à diminuição da glicose no organismo, o chá de melão São Caetano contribui para perde de peso, além de que ajuda na eliminação de toxinas acumuladas no organismo (por ser diurético e laxante).
  1. Aumenta a defesa imunológica: devido ao fato de possuir grandes quantidades de nutrientes para o organismo, este chá atua de forma positiva no sistema imunológico, deixando o organismo mais resistente a diversas doenças (principalmente as causadas por micro-organismos).
  Chá de Quebra-Pedra

Contraindicações

Mesmo se tratando de um remédio natural, o chá de melão São Caetano possui algumas contraindicações, as quais:

  • Não é indicado para gestantes e lactantes, pois são desconhecidos os efeitos que podem causar ao feto e ao leite materno;
  • Não deve ser consumido por pessoas que sofrem de diarreia crônica, por conter propriedades laxativas;
  • Não deve ser consumido por pessoas com diabetes, pois pode atenuar os efeitos dos medicamentos que são usados para o tratamento da doença;
  • Não deve ser consumido por pessoas que fazem uso de clorpropamida e remédios redutores do colesterol, pelo mesmo motivo supracitado acima;
  • Deve ser consumido com moderação por crianças e idosos.

Outro aspecto importante em relação às contraindicações é sobre as sementes do melão São Caetano que não devem ser consumidas em grandes quantidades, pois pode ser altamente tóxica ao organismo.

Melão de São Caetano
Foto: Reprodução

Como fazer Chá de melão de São Caetano?

Para fazer o chá de melão São Caetano, basta seguir os seguintes passos:

  • Coloque 1 litro de água e 2 colheres de sopa das folhas da planta para ferver;
  • Após ferver, desligue o fogo;
  • Tampe o recipiente;
  • Deixe tampado por cerca de 10-15 minutos;
  • Coe, adoce e consuma como preferir.

A recomendação de consumo é de 2-3 xícaras por dia, sendo essa a dose máxima.

Efeitos colaterais do Chá de melão de São Caetano

Se consumido em excesso, este chá pode causar: dor abdominal, diarreia, cólica e intoxicação. Sendo assim é importante se atentar as contraindicações e a quantidade diária máxima.

Cuidados necessários

Antes de consumir o chá de melão São Caetano, é importante ter os seguintes cuidados:

  • Verificar se a planta é de fato a que você procura;
  • Se atentar as contraindicações e a dose diária recomendada;
  • Não substituir nenhum medicamento por chás;
  • Em caso de reação adversa, suspender o uso imediatamente.
Chá de Melão de São Caetano
5 (100%) 5 votes

Última atualização: 04/12/18


Check Also

Chá de Imburana

Chá de Imburana

O uso do Chá de Imburana para o tratamento de diversos males que atingem o organismo …