Chá de marcela

Conhecida também por macela, erva dos soldados, camomila nacional, marcela do campo, marcelinha, macela de travesseiro, carrapichinho de agulha, a marcela é muito utilizada na medicina alternativa por ser um calmante natural como chá de marcela.

Curiosamente é chamada de macela de travesseiro, pelo fato das pessoas colherem essa planta e utilizá-la para fazer travesseiros. As folhas fofas e o cheiro agradável da erva fizeram com que essa prática se popularizasse.

O Rio Grande do Sul tem a tradição de colher a planta durante a sexta-feira santa, antes do sol nascer. Os gaúchos acreditam que ao realizar tal prática as propriedades naturais da erva são beneficiadas.

Já no nordeste a marcela floresce no mês de setembro. Acredita-se que seja um sinal de que o solo da região esteja ácido e degradado.

Chá de marcela
Foto: Reprodução

Benefícios do chá de marcela

Os principais benefícios do chá estão listados a seguir:

Combate a má digestão e azia

o chá é um importante aliado para aliviar os problemas digestivos. Contribui também no tratamento da gastrite, que pode ser ocasionada por fatores emocionais.

O chá elimina todos os sintomas e deve ser ingerido, de preferência, antes ou após as refeições.

Reduz o estresse e a ansiedade

O chá de marcela tem uma qualidade bem semelhante ao chá de camomila, por ser calmante natural, a marcela ajuda a relaxar e acalmar, além de controlar a ansiedade.

Clareamento de cabelos

Uma outra coisa que parece bastante com o chá mencionado acima, este também é atenuado pelo uso constante do chá para o clareamento de cabelo.

Retenção de líquidos

Uma dúvida muito comum também é: o chá de marcela emagrece? Na verdade, o chá contribui para eliminar o excesso de líquidos presentes no organismo e ajudar a desinchar.

Dores inflamatórias

Pelo fator de ser anti-inflamatório, este chá auxilia na redução das dores.

Pele

Se você tem um problema comum que é a oleosidade poros bem dilatados, esta é uma excelente solução para estes problemas.

Feridas e machucados

Uma dica muito bacana é lavar e tratar alguns feridas com o chá. Ajuda a sarar rápido!

Má coagulação e cicatrização

A má coagulação e cicatrização é um problema comum e assim como esse chá ajuda a cicatrizar feridas, ele auxilia no fechamento dos vasos sanguíneos, favorecendo a cicatrização.

Veja este chá:  Chá quebra-pedra - Conheça seus benefícios e contra indicações

Parar de fumar

Não é tão simples assim, depende de muitos fatores, porém o uso contínuo deste chá é muito importante e ajuda bastante a parar de fumar conta de suas características de diminuir ansiedade e controlar a vontade fumar.

Para que serve o chá de marcela?

Embora seja uma erva muito utilizada na medicina natural, o chá não substitui uma consulta ao médico ou utilizar remédios indicados por especialistas.

Usada em conjunto, o chá pode potencializar o tratamento das enfermidades e obter a cura ou alívio dos sintomas mais rapidamente.

É indicado fazer uso do chá pessoas que sofrem com problemas digestivos. Ingerir o chá antes ou depois das refeições fará com que seu sistema digestivo trabalhe mais facilmente.

Para quem sofre de estresse e ansiedade também é uma boa alternativa. Por conta de suas propriedades naturais, a macela dá a sensação de relaxamento e tranquilidade, garantindo uma sensação de bem estar prolongada, aliviando assim os sintomas.

A gastrite pode ser tratada com o uso regular do chá. Por ser calmante natural e ter propriedades digestivas, a macela é indicada no tratamento. Assim como quem sofre de quedas de cabelo, causada por questões emocionais. A erva ajuda a tranquilizar e diminuir esse efeito.

Por ser adstringente (realiza a contração de vasinhos sob a pele) o chá favorece um maior controle sobre a oleosidade e poros da pele, que ficam menos dilatado, melhorando assim a estética da pele.

Quem sofre de problemas de coagulação encontra na marcela uma grande aliada, já que ao fazer uso da bebida, suas propriedades auxiliam na cicatrização.

A cicatrização também pode ocorrer com o uso externo do chá (diretamente no corpo) para lavar feridas e tratar úlceras, além de evitar infecções.

O chá ajuda na melhora da retenção de líquidos pelo corpo, aumentando a hidratação e levando a uma perda de peso.

As dores inflamatórias (dores de cabeça e cólicas, por exemplo) também são diminuídas com o uso frequente do chá.

Origem do chá

É originária da América do Sul. É uma planta herbácea que aparece nas regiões mais quentes anualmente.

A macela tem formato de arbusto e dela surgem pequenas flores amareladas, podendo atingir até cinquenta centímetros de altura. As folhas são longas e de cor amarela também.

É comum encontrá-la em beiras de estradas, pastagens ou terrenos baldios, no entanto deve colhê-la quando as flores surgirem, para assim poder as propriedades nela presentes.

É um chá abortivo?

O chá de macela pode causar o aborto ou lesões ao feto.

Veja este chá:  Chá preto

As mulheres grávidas devem evitar ingerir o chá. Pelas suas características a planta estimula a contração uterina e sangramentos vaginais, sendo muito perigoso paras as gestantes.

Contraindicações da bebida

Não é recomendado pessoas que tem diabetes fazerem uso do chá. A macela possui efeito hipoglicemiante, já comprovados por estudos, por isso diabéticos que desejam fazer uso da bebida deve procurar um médico e ter uma orientação correta para não prejudicar sua saúde.

Pacientes sob efeito de sedativos, analgésicos e barbitúricos também não é indicado ingerirem o chá.

Pessoas que estão realizando tratamentos quimioterápicos e aquelas que apresentam problemas alérgicos não recomenda-se o uso da bebida em circunstância alguma.

Mulheres gestantes também não devem ingerir a bebida, a bebida é prejudicial para o feto.

Como fazer chá de marcela

O chá da erva é feito a partir de suas flores secas. É necessário cerca de dez gramas para cada xícara de água.

Após a água ferver é preciso deixar repousar por cerca de dez minutos, para que o sabor e aroma da planta façam-se mais presentes.

Em seguida coe e já poderá servir e aproveitar os benefícios do chá!

Para quem deseja utilizar o chá para escaldar os pés ou para lavar feridas, é necessário a adição de trinta gramas de flores secas de macela para um litro de água.

O procedimento é o mesmo: deixar a água ferver, acrescentar as flores secas e deixar por infusão por alguns minutos.

Depois do chá estar pronto, você deve aplicá-lo em compressas de três a quatro vezes ao dia.

Quando e como beber o chá

É recomendado beber o chá de três a quatro vezes ao dia e, de preferência após as refeições.

Ao fazer uso regularmente você conseguirá aliviar os sintomas de estresse, ansiedade, trazendo sensação de tranquilidade e leveza.

Além de tratar graves enfermidades.

Chá de marcela faz descer a menstruação?

Para as mulheres que sofrem com atrasos menstruais, o chá realmente faz a mulher menstruar.

No entanto, deve-se estar sempre em alerta pelo motivo que ocasionou esse atraso.

O chá é abortivo e portanto, se o atraso ocorreu por conta de uma possível gravidez, ingerir essa bebida pode ser muito perigoso para o desenvolvimento do feto e até mesmo levar a óbito.

Para casos assim é recomendado a orientação de um especialista que poderá auxiliar e descobrir o real motivo causado pelo atraso menstrual.

Gostou das dicas sobre o chá de marcela? Então compartilha o post com seus amigos e deixa seu comentário abaixo!

Chá de marcela
5 (100%) 4 votes

Check Also

Chá de manjericão

Chá de manjericão – Porque você deve consumir sempre

Veja tudo sobre o chá de manjericão que é muito saudável e todas as pessoas deveriam consumi-lo todos os dias. Clique aqui e veja os benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *