Chá de Limão

Você sabia que o limão tem poder antiviral, antioxidante e antibacteriano? Suas propriedades são tão ricas que ela pode ser usada de várias formas, seja na salada ou no suco, inclusive, para o preparo de um saboroso chá de limão.

A fruta é um poderoso aliado à saúde, contribuindo para desintoxicar o corpo, combater os radicais livres e promover maior imunidade do organismo, assim, evitando gripes e resfriados.

Tamanha sua versatilidade, muitas pessoas preparam o chá de limão com mel, canela ou gengibre, como forma de reforçar seus benefícios.






Saiba mais sobre o poder do limão e como fazer um benéfico chá para melhorar e manter sua saúde. Acompanhe!

Chá de Limão
Foto: Reprodução

Para que serve o limão?

O limão é uma fruta ácida, cítrica e refrescante, com muitas vitaminas, dentre as quais estão as vitaminas A, B e C, minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco, além de fibras, carboidratos e açúcar.

Toda a fruta, incluindo polpa e casca, é rica em nutrientes que servem para prevenir doenças cardíacas, fortalecer o sistema autoimune, melhorar a digestão, beneficiar a pele e ainda combater o estresse, a depressão e a ansiedade.

Outro benefício do limão é que ele ajuda a emagrecer. Isso acontece porque a fruta é desintoxicante, diurética, ajuda a desinchar, favorece a saciedade e tira a vontade de comer, já que ele limpa o paladar.

Além do chá, você pode tomar água com limão em jejum ou colocar rodelas de limão em uma garrafa d’água e bebê-la durante o dia.

Para aumentar o poder nutritivo do limão, use para temperar saladas, peixes, carnes, preparar doces, bolos e suco.

Limão
Tudo Sobre Chá de Limão / Foto: Reprodução.

Benefícios do chá de limão

Se apenas o limão é capaz de promover tantos benefícios para a nossa saúde, imagine a infusão do seu chá? Saiba para que serve o chá de limão!

Ajuda na perda de peso

Como mencionado, o limão também ajuda a emagrecer, pois elimina toxinas, aumenta a função metabólica, desincha, evita a retenção de líquido e ajuda a evitar que a pessoa coma alimentos ricos em açúcar e gordura.

  Chá de Amora

Aumenta a imunidade

O alto teor de vitamina C presente no limão ajuda a fortalecer a imunidade e a prevenir resfriados, gripes e tosse.

Portanto, assim que os sintomas característicos aparecerem, é só preparar e beber o seu chá de limão.

Rejuvenesce a pele

Muita gente costuma gastar dinheiro com tratamento antirrugas, mas esquece de cuidar da pele de dentro para fora.

Um dos benefícios do chá de limão é seu efeito rejuvenescedor, devido a grande quantidade de antioxidantes, que não só combatem os radicais livres que envelhecem o corpo mas também previnem o câncer.

Ajuda na digestão

Para evitar a má digestão de alimentos, espasmos, desconforto estomacal e constipação, nada melhor que um chazinho de limão.

A fruta possui efeito relaxante e elimina toxinas e resíduos que prejudicam a boa digestão. Além do mais, é ótimo para quem sofre com pedra nos rins, pois ajuda a dissolver as pedras.

Protege a saúde mental

Muitas vezes, somos acometidos por uma súbita fraqueza, dores de cabeça e falta de vitalidade. Esses sintomas são típicos do estresse, causado por toxinas em nosso sangue.

Para energizar o corpo e a mente, é só tomar um chá de limão. Ele limpa o sangue e devolve a saúde mental para você.

Combate o mau hálito

O chá de limão possui propriedades antibacterianas capazes de eliminar as bactérias que causam o mau hálito. Também é eficaz contra dor de dente e sintomas provenientes da gengivite.

Contraindicações

Mesmo sendo tão rica em nutrientes, o limão, em suas diversas formas, é contraindicado a pessoas com gastrite, azia e úlceras.

Quem deseja usar a fruta diretamente na pele, lembre-se de não se expor ao sol, lavando o local em água abundante.

Para gestantes e lactantes o ideal é procurar o médico antes de ingerir a bebida.

Também é preciso ter cuidado ao tomar o chá de limão junto a medicamentos sedativos ou para baixar pressão, uma vez que o efeito pode ser potencializado.

Como fazer chá de limão?

Veja como é fácil preparar essa receita e aproveitar todos os benefícios do chá de limão:

  Chá de Graviola

Ingredientes:

  • 2 xícaras de água;
  • Casca de 2 limões;
  • Suco de 1 limão;
  • Mel a gosto.

Com a água fervida, acrescente as cascas dos limões e deixe agir por 15 minutos. Desligue o fogo, adicione o suco de limão e adoce com mel.

Considerações finais

Existem muitas outras receitas com a adição de ingredientes que ajudam a reforçar os efeitos benéficos do chá de limão. Você pode acrescentar o alho, o gengibre, canela ou a hortelã para deixá-lo ainda mais saboroso.

Agora que você conhece todos os benefícios que o limão pode proporcionar com o chá, é só torná-lo rotina em sua vida.

Lembre-se apenas que ele possui contraindicações, e que essa bebida não substitui o médico, principalmente se os sintomas não desaparecerem.

Chá de Limão
5 (100%) 6 votes

Última atualização: 04/10/18