Chá de Jamelão

O chá de jamelão é um ótimo aliado na prevenção e tratamento contra o diabetes, pois não permite que os amidos, presentes em alimentos ricos em carboidratos, sejam transformados em açúcar no nosso organismo.

Além disso ele combate células cancerígenas não as deixando se desenvolverem em nosso organismo, há estudos relacionados em busca da cura de muitas variedades de câncer, utilizando a fruta como base.

Você verá nesse artigo tudo sobre o chá de Jamelão, as vitaminas que ele possui, se ele previne rugas e o envelhecimento, se ele auxilia no emagrecimento e se há contraindicações para o seu consumo.

Além disso você aprenderá aqui como preparar o chá de jamelão de uma maneira que possa aproveitar todos os seus benefícios.

Chá de jamelão
*Muitos famosos no nordeste, a árvore de jamelão foi trazida da índia é considerada a fruta dos Deuses por que algumas entidades da índia, de acordo com a literatura local, se alimentavam somente da fruta. / Foto: Reprodução.

Origem do Jamelão

Da mesma família das jabuticabas e das goiabas, o jamelão ou jambolão é uma árvore de aproximadamente 15 metros.

Sua espécie é nativa da índia, e apesar de vir de tão longe, a árvore consegue se adaptar bem ao nosso clima, principalmente na região norte, nordeste e sudeste do país.

Seus frutos, que levam o seu nome, são semelhantes as azeitonas e apresentam uma forte pigmentação roxa, devido a essa cor o fruto foi apelidado na região nordeste e passou a ser chamado de azeitona preta.

Propriedades do Jamelão

O jamelão é conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas, porém possui outras diversas propriedades medicinais que se encontram desde os frutos até a casca da árvore.

As folhas possuem propriedade diurética, auxilia em problemas estomacais e ajudam a diminuir os níveis de glicose no sangue.

Os frutos ajudam no tratamento de hipoglicemia e de úlceras gástricas. As cascas servem como antipirético e antisséptico, já as sementes possuem atividade bactericida e anti-hemorrágica.

Benefícios do Chá de Jamelão

O chá de jamelão ajuda no controle e na prevenção da diabetes. Jamboline, um composto presente em sua folha, impede que o amido consumido nos alimentos ricos em carboidratos como batata, arroz, mandioca, aveia, se transformem em açúcar e também ajuda o açúcar a se converter em energia.

O chá de jamelão também é rico em vitamina C, que além de aumentar a disposição, também previne a anemia e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

O fruto também oferece outros grandes benefícios. É capaz de prevenir rugas e marcas de expressão, o fruto apresenta em seu pigmento as antocianinas, substâncias que combatem a ação de radicais livres nas células.

Essas mesmas substâncias também foram capazes de levar a morte cerca de 90% de células leucêmicas presentes no organismo, segundo uma pesquisa realizada na Universidade Estadual de Campinas.

  Chá de Chapéu de Couro

E o potássio, um importante vasodilatador, está presente em grande quantidade no fruto, e é capaz de diminuir a pressão arterial ajudando a prevenir doenças cardiovasculares como o AVC, infarto, trombose e embolia pulmonar.

Contraindicações

Não foi encontrado nenhuma contraindicação.

Apesar de não existir nenhum registro ou estudo que indique alguma contraindicação é recomendado consultar um médico antes de fazer consumo do chá de jamelão.

Chá de Jamelão emagrece?

Não há estudos suficientes que comprovem que o chá de jamelão faça emagrecer.

Mas há uma relação com perda de peso por retenção de líquidos, pois possui propriedades diuréticas.

Logo o chá pode ajudar na ocorrência da retenção de líquido, eliminando o liquido absorvido em excesso, oferecendo uma diminuição do volume, principalmente abdominal, muitas vezes confundido por gordura.

Portanto, se deseja emagrecer, é importante procurar orientações médicas e manter uma alimentação equilibrada, nutritiva e apropriada para o seu corpo.

Procure não confiar tanto em receitas ou produtos que prometem um rápido emagrecimento. Manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos de forma regular acompanhado de ajuda profissional, é a verdadeira chave para queimar as calorias.

Chá de Jamelão aborta?

Não há casos de aborto relacionados ao consumo do chá. Porém o excesso deve ser evitado.

Caso esteja grávida ou amamentando, o importante é procurar o seu médico para esclarecer suas dúvidas antes de fazer o consumo do chá de jamelão. 

Como fazer o chá de Jamelão?

Antes de preparar o chá certifique-se de que as folhas estejam limpas e próprias para o seu uso.

Ingredientes:

  • 500 ml de água
  • 12 folhas de jamelão
  1. Coloque a água em uma panela e deixe ferver.
  2. Após a água ferver, desligue o fogo e adicione as folhas de jamelão.
  3. Tampe a panela e deixe descansar por cerca de 15 minutos. Logo após é só coar e consumir.

É recomendando consumir o chá logo após seu preparo, pois as propriedades importantes das folhas ficam comprometidas pelo oxigênio com o passar do tempo, sendo que depois de 24 horas, a perda das propriedades do chá de jamelão é grande. 

Efeitos colaterais do Jamelão

Não há informações sobre o efeito colateral devido ao consumo de chá de jamelão. Porém é recomendando a consulta de um médico para que lhe passe as dosagens corretas a fim de evitar intoxicação.

Cuidados com o chá de Jamelão

Apesar do chá de Jamelão ser recomendado para reduzir a pressão arterial, é importante manter consultas médicas se apresentar diabetes ou pressão alta, e para também retirar suas dúvidas sobre o chá, além de sempre buscar controlar os índices glicêmicos.

Gostou da publicação sobre o chá de jamelão? Então compartilha o post com seus amigos nos grupos de WhatsApp e também nas redes sociais.

Chá de Jamelão
5 (100%) 3 votes

Última atualização: 03/12/18


Check Also

Chá de Imburana

Chá de Imburana

O uso do Chá de Imburana para o tratamento de diversos males que atingem o organismo …