Chás de Plantas

Chá de Hortelã – Conheça seus benefícios, propriedades e riscos

O chá de hortelã, conhecido também por chá de menta é um dos preferidos de quem não abre mão de experimentar uma bebida saborosa e cheia de benefícios.

Na cozinha, essa erva também pode ser combinada com verduras, legumes e até com suco de frutas devido ao seu valor nutricional.

Atualmente a hortelã está sendo bastante consumida com o intuito de se obter seus benefícios. Diminuir os enjoos e melhorar a digestão são apenas alguns dos benefícios que esse remédio natural possui. Por esse motivo, pessoas de todas as idades podem consumir o chá de hortelã.






Para preparar o chá de hortelã pode-se utilizar a mentha spicata que é a comum. Mas também existe outra espécie que proporciona diversos benefícios que todos conhecem por hortelã-pimenta. Qualquer uma delas promove uma série de benefícios ao organismo.

Benefícios do hortelã

O chá de hortelã pode ser utilizado para combater uma grande variedade de problemas. Mas seu uso é especialmente indicado para tratar resfriados e proporcionar alívio dos sintomas de estresse. Além desses benefícios a bebida feita a partir dessa erva ainda é uma grande aliada para:

  • Auxiliar na digestão
  • Aliviar os problemas de estômago, náuseas, tosses e febres
  • Reduzir o mau hálito
  • Impulsionar o sistema imunológico
  • Aliviar o estresse
  • Baixar o colesterol
  • Combater a dor de cabeça
  • Reduzir a cólica menstrual
  • Combater dores abdominais causadas por ação anti-espasmódica
  • Combater a diarreia que se apresenta com sangue
  • Eliminar vermes
  • Combater tricomoníase genital
  • Ajudar a combater a insônia

Além de todos esses benefícios o chá de hortelã também ajuda quem deseja emagrecer. Isso se deve ao fato dessa erva possuir propriedades diuréticas que ajudam na eliminação das toxinas presentes no organismo.

A consequência disso é que o inchaço da região abdominal é reduzido.

Veja outros chás similares

chá de hortelã

Foto: Reprodução

Para que serve chá de hortelã

A hortelã é uma erva que possui antioxidantes e fitonutrientes que reduzem desconfortos estomacais e ainda previnem inflamações evitando, assim, o mal-estar.

  Chá de Ipê Roxo - Para que serve? Benefícios e Contraindicações

Por isso ela é uma grande aliada de quem sofre com problemas intestinais, acidez e flatulência.

Quem sofre com náuseas e dores de cabeça pode utilizar a hortelã para combater esses desconfortos. Suas propriedades podem ser usufruídas não apenas no chá como também em pastilhas e demais produtos que tenham o sabor menta.

Outra opção de utiliza-la é pegar suas folhas e esfregar na testa para reduzir enxaquecas e inflamações.

Rinite, alergias especificas e asma podem ser tratadas com a hortelã bem como gripes e resfriados. Tanto ingerindo quanto respirando seu aroma é possível obter seus benefícios.

Afinal, ele age não apenas nas vias respiratórias como também reduz as dores e possui efeito calmante.

Essa erva ainda pode ser utilizada pelas mulheres que estão amamentando já que ela possui propriedades que reduzem os desconfortos e dores que não comuns nos mamilos nesse período.

A hortelã ainda se mostra eficiente no combate a depressão, oscilação de humor e fadiga. Seu cheiro faz com que o funcionamento cerebral seja despertado e com isso acaba apoiando na renovação energética fazendo com que o desanimo, ansiedade e cansaço sejam reduzidos.

Por possuir propriedades anti-inflamatórias, antisséptica e antipruriginoso essa erva se mostra muito eficaz para combater a acne.

O suco feito a partir de suas folhas é um importante aliado para limpar a pele e reduzir os cravos e espinhas.

De acordo com algumas pesquisas a hortelã contribui para que o funcionamento cognitivo seja melhor e isso favorece não apenas a capacidade de se concentrar como também a agilidade mental.

Suas folhas estimulam e até melhoram a memorização quando são ingeridas regularmente.

Seu efeito antibacteriano e anti-inflamatório previnem infecções e certas condições como as cáries, mau hálito e até fatores mais graves.

Por conter vitaminas e minerais a hortelã ainda pode ser uma importante aliada para fortalecer o sistema imunológico. Essa erva é uma importante fonte de fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B, C, D e E.

Suas folhas podem oferecer o álcool perílico que se trata de um fitoquímico que é capaz de prevenir o câncer de próstata, mama, pulmão, cólon, fígado e até de pele. Elas também ajudam no melhor funcionamento do fluxo da bile e com isso consegue controlar os níveis de colesterol e a pressão do fígado.

  Chá de Boldo - Quais benefícios e contraindicações?

Hortelã emagrece?

Com tantas propriedades e benefícios será que o chá de hortelã ajuda a emagrecer? Uma de suas características que mais tem chamado à atenção é o estímulo que ela promove nas enzimas digestivas.

Por causa disso, elas agem para que as vitaminas e minerais sejam mais bem absorvidas garantindo que a digestão e nutrição sejam saudáveis. Além disso, a hortelã induz a eliminação das substâncias e toxinas indesejáveis presentes no corpo.

O resultado disso? O corpo garante que terá a energia necessária para realizar as atividades e os desconfortos são evitados.

É importante que os alimentos sejam metabolizados adequadamente.

Quando a hortelã está integrada no cardápio da dieta ela não oferece prejuízos, calorias e ainda faz com que a gordura corporal seja utilizada como fonte energética. Com isso, as medidas sofrem uma redução considerável.

Chá de hortelã aborta?

Será que o chá de hortelã aborta?

Esta é uma dúvida que as grávidas possuem principalmente no início da gestação. Uma das propriedades que essa erva possui é a de promover um relaxamento dos músculos do estômago o que reduz a sensação de enjoo.

O problema é que esse relaxamento também pode ocorrer no útero. Por causa disso, as chances da mulher ter um aborto aumentam e é por essa razão que seu uso não é indicado na gravidez.

Como fazer chá de hortelã

Para que o chá de hortelã seja preparado corretamente somente é preciso ter duas ou três colheres das folhas secas, frescas ou trituradas dessa erva e 150 ml de água fervente.

Em um recipiente ou xicara a hortelã deve ser colocada para em seguida a água fervente ser adicionada. Essa mistura deve ser tapada e assim permanecer entre 5 e 10 minutos.

Caso queira adoçar pode-se optar pelo adoçante, açúcar ou mel.

Precauções e contraindicações

O chá de hortelã possui propriedades importantes que promovem uma série de benefícios ao organismo.

Entretanto, seu consumo deve ocorrer de forma moderada principalmente pelas pessoas que possuem refluxo ácido e as mulheres que estão grávidas.

Chá de Hortelã – Conheça seus benefícios, propriedades e riscos
5 (100%) 3 votes

Faça um comentário