Chá de Hibisco – Emagrece? Veja quais são os riscos e benefícios

Imagine tomar um saboroso chá e ainda obter inúmeros benefícios para a saúde? Pois isso acontece com o chá de hibisco, que faz muito bem para a saúde e ainda é delicioso.

Vamos conhecer um puco mais sobre esse chá famoso.

Benefícios do chá de hibisco

Além do uso ornamental que você verá na história da planta abaixo, o hibisco possui propriedades medicinais que ajudam na manutenção da saúde em equilíbrio e da boa forma física.

Para conseguir os benefícios proporcionados pelo hibisco, é feito chá das flores, que possui gosto com traços de framboesa, tornando – o mais agradável.

Entre os principais benefícios do chá de hibisco estão:

Evitar acúmulo de gordura

Os flavonoides antocianina e quercetina tem ação antioxidante, que segundo pesquisas, ajudam a reduzir o processo de adipogênese, onde células pré – adiposas se transformam em células adiposas,  são aquelas que armazenam gordura e regulam a temperatura corporal.

Quanto maior a quantidade dessas células, mais gordura acumulada no corpo, principalmente no abdome, a chamada gordura visceral, tão prejudicial à saúde.

Funciona como diurético

O chá de hibisco age sobre o hormônio aldosterona, que é produzido pelo córtex supra – renal e é responsável pelo controle do sódio no sangue e favorece a eliminação do potássio, controlando sua produção, facilitando a ação diurética.

O flavonoide quercetina, presente no chá, também ajuda na função diurética evitando retenção de líquidos pelo organismo.

Auxilia no controle do colesterol e das taxas de açúcar no sangue

Estudos comprovam que pacientes diabéticos que fazem uso do chá de hibisco, diminuem a presença do LDL, o mal colesterol, aumentando a presença do HDL, colesterol bom para o organismo.

O chá de hibisco ajuda no controle da hipoglicemia e da hiperglicemia, equilibrando as taxas de açúcar no sangue do corpo e baixando os triglicérides, estabilizando a diabetes.

Controle da pressão arterial

A ação dos flavonoides presentes no chá de hibisco, ajuda no controle da pressão alta.

Os flavonoides vão atuar sobre a ECA (enzima que faz a pressão aumentar quando produzida em grande quantidade), inibindo sua conversão.

A ação diurética do chá também ajuda nesse controle.

Protege o fígado

Através da ação antioxidante presente no hibisco, os radicais livres, que atacam as células matando – as, são neutralizados, protegendo o fígado de inflamações hepáticas ou outras doenças relacionadas ao órgão.

Prevenção ao câncer

O chá de hibisco possui fitonutrientes que atrasam o crescimento de células cancerígenas, além de induzir a morte programada das células tumorais.

O responsável por essa ação é o ácido protocatecoico, que age como antioxidante e antitumoral.

Tem função antibacteriana e anti – inflamatória

O ácido ascórbico (vitamina C) atua como estimulante do sistema imunológico, prevenindo gripes e infecções causadas por fungos e bactérias. O chá de hibisco é rico em vitamina C.

Controle das cólicas menstruais

O chá auxilia no controle hormonal, aliviando dores menstruais, depressão, alteração de humor e outros sintomas comuns nesse período.

Ajuda no emagrecimento

Um dos motivos da grande fama do chá de hibisco é pelo fato dele ajudar na perda de peso.

O hibisco auxilia no aumento do metabolismo através da sua ação termogênica, diminui o acúmulo de gordura localizada, reduz a glicemia, impede a enzima que produz ácidos graxos e evita a retenção de líquidos no corpo que provocam inchaço.

Veja este chá:  Chá de folha de louro

Há pesquisas que mostram a ação inibidora do hibisco sobre a alfa–amilase, enzima responsável pela conversão do amido em açúcar, diminuindo a absorção de carboidratos, facilitando a perda de peso.

Sacia a sede

O hibisco possui eletrólitos, sais minerais que ajudam na hidratação do organismo, por isso é muito usado o chá por atletas para repor o líquido perdido nas atividades físicas.

Esses benefícios são atribuídos aos polifenóis presentes na flor.

Chá de hibisco
Foto: Reprodução

Propriedades do hibisco

Beber o chá de hibisco é muito bom para a saúde pois ele é rico em flavonoides como a quercetina e a antocianina que possuem ação antioxidante.

O chá possui mineras como ferro, magnésio, potássio, fósforo, cobre e cálcio. É rico em vitaminas A, C ( ácido ascórbico), B1 ( tiamina), B2 (riboflavina) e ácido fólico.

Possui ácido málico, tartárico e cítrico que são ácidos orgânicos importantes para a manutenção da saúde do organismo.

As folhas de hibisco não possuem colesterol e cafeína e tem baixos níveis de fibras e gorduras.

O chá possui propriedade anti – hipertensiva, gastroprotetora, vasodilatadora, diurética, anti – inflamatória, analgésica, calmante e digestiva.

[VÍDEO] Este chá emagrece mesmo?

Abaixo veja o vídeo Dr. Juliano Pimentel, onde ele explica se este chá realmente emagrece e passa todas as informações e mitos desta planta:

Contraindicações e riscos do chá de hibisco

O chá de hibisco é contraindicado para pessoas com pressão baixa devido a sua ação anti – hipertensiva, podendo causar tonturas, desmaios, calafrios e vômitos.

O consumo excessivo do chá pode trazer perda de nutrientes importantes para o funcionamento do organismo devido à sua ação diurética, por isso é importante cuidado na ingestão.

Às gestantes e nutrizes é contraindicado o uso do hibisco, devido a estudos mostrarem que o chá pode causar alterações na estrutura dos genes dos bebês. Isso se deve ao fato da presença de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos que podem contribuir para a má formação congênita.

O hibisco pode fazer mal porque pode induzir a menstruação, provocando o aborto.

Além disso, o hibisco pode interagir com alguns medicamentos, como o paracetamol, antivirais, antimaláricos e anti – inflamatórios.

No caso do paracetamol, ele pode ser eliminado mais rapidamente sem fazer o efeito desejado.

Em relação aos antivirais, o chá de hibisco pode ter efeito viciante e nos antimaláricos pode alterar  sua eficácia. No uso dos anti – inflamatórios, deve – se tomar cuidado com a ingestão do chá para evitar efeitos colaterais, o recomendado é toma – lo duas horas após tomar o medicamento.

O chá de hibisco pode trazer efeitos colaterais como:

  • Redução do estrogênio em pessoas que fazem reposição hormonal e uso diário de anticoncepcional;
  • Dificulta a gravidez por diminuir a fertilidade;
  • Pode causar alucinações e intoxicação;
  • Queda brusca da pressão arterial;
  • Tontura, fraqueza, visão turva por causa da eliminação dos eletrólitos, minerais que fornecem hidratação para o organismo.

Como fazer o chá de hibisco

Fazer o chá de hibisco é muito simples, mas o mais recomendado é usar os cálices do botão seco da flor para preparo do chá.

Aqueça um litro de água até ferver, acrescente uma colher de sopa de hibisco seco, desligue o fogo e tampe. Deixe por cerca de 5 a 10 minutos em infusão, depois coe. Pode ser tomado frio ou quente.

Veja este chá:  Chá Azul - Benefícios e propriedades que emagrecem

Como tomar o chá de hibisco

  • Evite usar açúcar para adoçar, prefira mel;
  • Pode – se adicionar suco de laranja ou limão, gengibre ou canela;
  • Fazer apenas a quantidade a ser consumida no dia para evitar que o chá perca seus benefícios à saúde;
  • Para um efeito melhor, procure toma – lo entre as refeições;
  • Os benefícios são conseguidos com a ingestão de duas a três xícaras por dia;
  • Evite tomar mais de 3 xícaras de chá por dia para evitar efeitos colaterais indesejados;
  • Intercale uma semana tomando o chá e outra sem, a fim de evitar excessos.

Tipos de chás comuns

A forma mais comum de se preparar o chá é usando o cálice seco das folhas, mas há outras versões a venda no mercado como o hibisco solúvel em pó, hibisco em sementes.

A versão do hibisco em pó solúvel não contém as mesmas propriedades medicinais da versão das folhas secas e isso acontece porque no processo de transformação, os nutrientes do hibisco se perdem e não produzem o mesmo efeito e podem conter açúcar e outras substâncias que alteram suas propriedades benéficas à saúde.

Isso não significa que o chá feito na versão em pó solúvel não funcione, ele pode ter resultados diferentes daquele feito a partir da forma in natura. É sempre importante a orientação profissional para avaliar as informações nutricionais, garantindo assim seus efeitos positivos.

O chá de hibisco gelado é bom?

Não há diferença entre o chá quente ou gelado, eles possuem as mesmas propriedades benéficas ao organismo.

O que muitas pessoas dizem é que o chá de hibisco quente tem uma ação termogênica que acelera mais o metabolismo, auxiliando na perda de peso mais rápida.

O chá gelado é refrescante e sacia a sede, bom para ser tomado nos dias mais quentes. O sabor é mais acentuado no chá de hibisco gelado.

O consumo pode ser feito, sem excessos, ao longo do dia.

Onde comprar o chá de hibisco?

O chá de hibisco pode ser comprado em farmácias de produtos homeopáticos e lojas de produtos naturais. Seu preço é acessível variando entre R$12,00 e R$25,00, dependendo da versão adquirida.

História da planta

Uma dúvida muito comum que as pessoas têm é se o chá de hibisco faz mal, mas na verdade é uma planta originária da Ásia tropical, mais especificamente das ilhas polinésias, sendo levadas pelos habitantes locais para China e posteriormente para a região litorânea do pacífico.

Seu nome científico é Hibiscus rosa – sinensis, mas popularmente é conhecido hibisco, graxa–de–estudante, Hibisco–da–China, Hibisco–tropical, Mimo–de–vênus.

É da família das Malvaceaes, classificado na categoria de arbustos, cercas vivas, flores perenes. O hibisco se adapta muito bem aos climas equatoriais, subtropicais, oceânico, temperado e tropical.

É uma flor muito utilizada em jardins para fins ornamentais, devido a seu rápido crescimento, rusticidade e beleza. Há uma grande variedade de exemplares que florescem o ano inteiro.

Chá de Hibisco – Emagrece? Veja quais são os riscos e benefícios
Avalie este chá!

Sobre Redação Melhores Chás

Somos a redação do site MelhoresChas.com e publicamos todos os tipos de conteúdos referentes a chás de sementes, plantas, saúde, para emagrecer e muito mais.

Check Also

Chá de folha de louro

Chá de folha de louro

O chá de folha de louro é muito eficaz para indivíduos com inflamação no fígado, gripe, resfriado e problema no funcionamento dos rins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *