Chá de Graviola – Conheça os benefícios do chá de folha de graviola

Em tempos de problemas de saúde, sempre recorremos a medicamentos, mas muitas das vezes utilizar plantas para fazer chá, além de ser mais saudável, combate de forma mais rápida e segura as doenças, como o caso do chá de graviola.

Um dos chás pouco conhecidos, entretanto cheio de benefícios para a nossa saúde é o efeito das folhas de graviola.

Esse fruto veio das Antilhas (arquipélago que fica localizado a leste da América Central), entretanto se deu muito bem em solo norte/nordestino do Brasil e em outros países tropicais.






Alguns lugares do Brasil, chamam essa folha de Jaca do Pará, além de ser uma fruta muito deliciosa e refrescante. É rica em vitaminais e fibras que fazem bem ao nosso organismo.

Veja abaixo todas as informações úteis sobre contraindicações, se realmente é um chá que cura câncer, se deve tomar o chá com folhas verdes ou secas, o chá de graviola emagrece e muito mais.

Para que serve o chá de graviola?

Bom, primeiramente, essa fruta é extremamente nutritiva, sendo utilizado em muitos lugares como remédio caseiro, no combate à doenças como:

  • Infecções;
  • Febre;
  • Problemas digestivos;
  • Diarreia;
  • Pressão alta;
  • Diabetes;
  • Câncer;
  • Vermes;
  • Reumatismo;
  • Enxaqueca;
  • Gripe;
  • Colesterol alto;
  • Obesidade.

Além disso, essa planta medicinal é muito utilizada para tratamentos de diversas enfermidades por populações indígenas tanto da América quanto das tribos africanas.

Propriedades da Graviola

Por exemplo, uma porção de 100 gramas da fruta, vai te proporcionar cerca de 62 Kcal, ajudando em sua alimentação.

Outro ponto, é que esta fruta apresenta uma enorme variedade de minerais e vitaminas como o cálcio, ferro, magnésio, potássio, cobre, zinco, fósforo, vitaminas C, B1, B2, B3 e B6.

  Chá de Limão
Chá de graviola (chá de folha de graviola)
Imagem: Reprodução

Benefícios do chá de folha de graviola para o dia-a-dia

Veja abaixo uma lista completa com os principais benefícios da graviola para a saúde do ser humano.

Benéfica para atuação contra o câncer

Bom, ainda não se sabe o certo para tratamentos de câncer, mas segundo alguns estudos de laboratórios, os extratos de graviola foram capazes de eliminar alguns tipos de células de câncer no fígado e câncer no seio.

Os estudos ainda mostraram que ao contrário de muitos remédios, o chá de folha de graviola atacava somente as células doentes, eliminando os sintomas.

Chá de graviola emagrece mesmo!

A presença de alto teor de fibras faz com que a planta da graviola possa ser uma aliada no controle do peso. Isso porquê, esta fruta retêm água no interior do trato gastrointestinal, gerando uma sensação maior de saciedade, contribuindo para dietas de baixa caloria e consequentemente para o emagrecimento.

Além disso, se ingerir a graviola com os outros alimentos, as fibras desta fruta, irão reduzir o índice glicêmico da refeição com um todo, o que ajuda a evitar o acúmulo da glicose sanguínea como gorduras.

Músculos fortes e proteção contra cãibras

A graviola apresenta um nível muito bom de potássio, que é um micronutriente extremamente importante para o nosso organismo, tanto na transmissão de impulsos nervosos e da contração muscular.

O potássio também garante a saúde do sistema cardiovascular, uma vez que o coração, artérias e veias também são formados por tecido muscular. Assim, a graviola é usada também como auxiliar no tratamento da hipertensão arterial.

Osso saudáveis

A graviola é rica em fonte de cálcio e fósforo, minerais essenciais na formação e manutenção dos ossos, evitando problemas futuros como a osteoporose.

Diurético Natural

A graviola por ser rica em água, onde seu peso equivale a 82% composto por água, esta fruta é um grande aliado na eliminação de líquidos.

A graviola possui sais minerais como magnésio e potássio, que auxiliam na hidratação e também a pessoas que tem dificuldades em tomar água diariamente em quantidades recomendadas.

  Chá de Amora: Benefícios e Indicações

Já o seu efeito diurético elimina o excesso de água que fica retido em nosso corpo, ajudando a reduzir pesos e medidas.

Calmante Natural

Poucas pessoas sabem, mas a graviola é rica em triptofano, que está presente também na casca, folhas e raízes da planta.

O triptofano é um aminoácido essencial que é muito utilizado na síntese do neurotransmissor serotonina e do hormônio melatonina, ambos estreitamente ligados e importantes no controle do sono e humor.

Como fazer o chá de folhas de Graviola

Veja como fazer um delicioso chá de graviola para tomar em seu dia-a-dia:

  • Selecione seis folhas de graviola;
  • Ponha essas folhas em um recipiente de vidro acompanhado de um litro de água;
  • Ferva a água e deposite no recipiente com as folhas e deixe por quinze minutos;
  • Passando esse tempo, coe e beba.

OBS: Se preferir adoce com uma colher rasa chá de mel.

Se você estiver problemas de digestão, tome três xícaras desse chá por dia.

OBS: Não é indicado guardar as sobras do chá para o dia seguinte, com isso, beba tudo no mesmo dia em que você fez o chá.

Contraindicações e efeitos colaterias

Pessoas que apresentam pressão baixa, devem evitar consumir este tipo de chá, pois ele acaba baixando ainda mais a pressão da pessoa. As grávidas e lactantes também não devem ingerir este tipo de chá.

Além disso, há ainda contraindicações para os indivíduos com caxumba, ferimentos na boca ou aftas, pois este chá é bastante ácido.

Veja outros chás

Chá de Graviola – Conheça os benefícios do chá de folha de graviola
5 (100%) 3 votes

Última atualização: 12/03/18