Chá de gengibre

Popularmente conhecido como gengibre, o rizoma é um tipo de caule subterrâneo da erva Zingiber officinale. Essa herbácea pode atingir até um metro de altura, se desenvolve melhor nas estações chuvosas e é popularmente consumida na forma de chá de gengibre.

História

A planta tem origem asiática e é muito abundante na China, Índia e Ilha de Java. Ficou bastante conhecida no Ocidente entre os séculos XI e XII, quando guerreiros das Cruzadas levaram a especiaria para a Europa por conta de seu sabor bem picante e marcante.

No Brasil, o gengibre foi introduzido ainda no período colonial, no século XVII, quando expedicionários naturalistas perceberam que a planta se desenvolveria bem no solo tropical, tendo características parecidas com uma espécie nativa.






Propriedades do gengibre

Potássio, cálcio, folato, vitamina B6 e magnésio são as principais substâncias presentes nele.

Outra vantagem é seu baixo teor calórico: 100 gramas de gengibre equivalem a aproximadamente 80 calorias, sendo a maioria delas proveniente de carboidratos.

A raiz também possui princípios ativos únicos, como: Zingibero, Gingerols e Shogaoli. O Gingerol é o maior responsável por suas propriedades medicinais, sendo inclusive base para vários medicamentos produzidos em laboratório.

Chá de gengibre
Foto: Reprodução

Benefícios do gengibre       

A planta herbácea é uma das mais antigas e utilizadas na medicina asiática. Há registros históricos de ela vem sendo empregada há mais de três mil anos no tratamento de diversas doenças.

Outro fim comum para seu uso é no alívio de problemas digestórios, náuseas, dores musculares e articulações. Ele também é bastante usado para acelerar a cura de gripes e resfriados.

Na cultura asiática, é considerada como uma especiaria “quente”, portanto, é utilizada como uma espécie de Viagra natural e também como termogênico, afim de acelerar o metabolismo e aumentar a disposição para tarefas diárias.

A Universidade de Minnesota realizou recentemente um estudo que aponta que o gengibre também pode ser utilizado no combate ao câncer. De acordo com a pesquisa, o consumo oral de seu extrato tem a propriedade de inibir o crescimento de células cancerígenas.

  Chá de manjericão - Porque você deve consumir sempre

O Gingerol também foi apontado em estudos com sendo uma substância que auxilia o organismo a aumentar a captação de glicose pelas células musculares, sem necessariamente necessitar da presença da insulina. Sendo assim, ele é um grande aliado no tratamento da diabetes.

Muitas de suas aplicações se devem a seu alto potencial como anti-inflamatório natural.

O chá de gengibre ajuda a emagrecer?

Sim. Pesquisas recentes publicadas por pesquisadores norte-americanos descobriram que ele é grande um aliado para quem deseja emagrecer.

No estudo, foi monitorada a sensação de fome dos participantes com e sem o chá. As pessoas que ingeriam chá de gengibre durante o dia queimaram mais calorias e diminuíram a quantidade de comida ingerida durante as refeições.

A explicação para isso é que, além de ser um alimento pouco calórico, de baixo índice glicêmico e termogênico, ele também age como inibidor de apetite, pois proporciona sensação de saciedade.

Outra ação do gengibre no organismo que pode ajudar na perda de peso é redução da produção do cortisol. O cortisol é um hormônio que, em altos níveis, estimula a concentração de gordura, principalmente na região abdominal.

Melhores formas de consumo

As formas mais eficazes para que suas propriedades terapêuticas sejam melhor aproveitadas pelo organismo são o consumo da raiz em pedaços (acompanhado de saladas, etc.), existe também a versão de chá de gengibre em pó.

Fazer o chá voltado para o emagrecimento, os especialistas recomendam o consumo em pedaços ou ralado, junto da salada.

Essa é a maneira mais recomendada porque faz como que nenhuma propriedade seja perdida durante o processo de ebulição. Além disso, não há necessidade de adicionar açúcar ou adoçantes, como no caso do chá.

Entretanto, o gengibre é mais popularmente consumido exatamente na forma de chá. Existem várias versões de chás com gengibre para agradar os mais diversos tipos de paladares.

Contraindicações da bebida

Apesar de sua popularidade, há algumas contraindicações para o uso da raiz, especialmente para gestantes, hipertensos, hemofílicos, pessoas com dificuldade para engordar e pacientes que tomam medicamentos para diabetes ou hipertensão.

  Chá quebra-pedra - Conheça seus benefícios e contra indicações

Tipos de chás de gengibre

Algumas formas de preparo comumente encontradas são: chá de gengibre tradicional, chá de gengibre com limão, chá de gengibre com camomila, chá de gengibre com goji berry e chá de gengibre com casca de abacaxi. Além dos seguintes:

  • Gengibre com canela;
  • Gengibre com hibisco;
  • Gengibre com chá verde;
  • Gengibre com hortelã.

Os chás podem ser consumidos quentes ou gelados, de acordo com a receita e/ou o gosto pessoal. Mas, assim como qualquer planta com princípios ativos, é importante não exagerar na quantidade.

Receita de Chá de Gengibre Tradicional

Você vai precisar de:

  • 3 cm de gengibre inteiro (5 colheres de gengibre ralado)
  • 1 litro de água

Como fazer:

Coloque a água para ferver em fogo alto. Enquanto isso, lave a raiz de gengibre e corte em pequenos pedaços ou rale. Quando a água estiver fervida, adicione o gengibre. Abaixe o fogo e deixe ferver entre 8 e 10 minutos. Desligue, espere esfriar um pouco e coe antes de servir.

Receita de Chá de Gengibre com Limão

Você vai precisar de:

  • 1 limão grande
  • 3 cm de gengibre inteiro (5 colheres de gengibre ralado)
  • 1 litro de água

Como fazer:

Corte a raiz em pedaços. Ferva a água em fogo alto, em seguida adicione o gengibre e o suco do limão. Diminua o fogo, tampe a panela e espere de 8 a 10 minutos. Desligue o fogo e coe o chá. Sirva quente ou espere esfriar e leve à geladeira.

Dicas

  • É possível encontrar o gengibre fresco, seco ou em pó em feiras e supermercados.
  • Ao comprá-lo fresco, escolha um que não tenha desgastes na casca e possua cor uniforme.
  • Não é necessário retirar a casca para o uso ralado, picado ou em lascas.
  • Quando for ralar, o faça na direção das fibras.

Gostou das dicas sobre os chás de gengibre? Então compartilha o post e veja outras dicas de plantas naturais para saúde.

COMPRAR CHÁ DE GENGIBRE

O gengibre também é muito bom para curar a tosse e gripe e pode ser utilizado por vários motivos.

Chá de gengibre
5 (100%) 2 votes

Última atualização: 06/03/18


Check Also

Chá de Pitanga

Chá de Pitanga – Veja para que serve e quais são os benefícios

Conheça os benefícios do chá de pitangueira e saiba como utilizar a planta no tratamento …