Chá de Funcho – Propriedades e contraindicações

O chá de funcho é um daqueles chás que nossos avós receitavam, que era bom para todo tipo de problema, o seu uso se remonta a tempos antigos.

O funcho é uma erva medicinal originária do Mediterrâneo e leste europeu, mas se adaptou a regiões de clima tropical.

É um arbusto da família das Apiaceaes, com altura media de 80 cm, possuindo folhas finas e aromáticas. O funcho é conhecido também como erva-doce.

Para além do uso medicinal, o funcho também é utilizado na culinária, por causa do gosto açucarado que combina com diversos pratos, resultando num sabor agridoce agradável ao paladar e também usado em bolos, bolachas e roscas.

Propriedades do funcho

O funcho é rico em fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B, minerais como cálcio, fósforo, zinco, potássio, sódio, cobre e ferro.

As sementes concentram grande parte das propriedades medicinais da erva, porém, as folhas também são usadas no tratamento de doenças.

Há ainda o óleo extraído usado para tonalidade do músculo, a polpa usada especialmente na fabricação de cosméticos.

Na composição química do funcho, encontra – se a presença de óleos essenciais (anetol, estragol, fenchona, pineno e limoneno), compostos fenólicos, flavonoides, cumarina, estigmasterol e betacaroteno.

Benefícios do chá de funcho e para que serve?

O chá de funcho traz inúmeros benefícios a várias áreas da saúde e da estética como:

  • Melhora a digestão;
  • Combate o excesso de gases, a azia e o enjoo;
  • Funciona como laxante;
  • Melhora o apetite;
  • Aumenta a produção de leite materno;
  • Tem efeito calmante e relaxante, combatendo a ansiedade, estresse e insônia;
  • Funciona como diurético, eliminando retenção de líquidos;
  • Age como antiespamódico, evitando contrações musculares involuntárias;
  • Usado no tratamento de tosses alérgicas ou não, aliviando -as;
  • Combate o mal hálito;
  • Tem ação vermífuga e antirreumática;
  • Ajuda a parar a cólica de bebês que não mamam mais no peito;
  • Auxilia no controle da diarreia;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico;
  • Protege a visão;
  • Reduz a pressão sanguínea;
  • Realiza a desintoxicação do organismo;
  • Equilibra os níveis hormonais;
  • Auxilia a redução de inflamações.
  • Ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
Veja este chá:  Chá de gengibre

Utilizado em cremes e vapores faciais e hidratantes corporais, gerando sensação refrescante e relaxada na pele, evitando envelhecimento precoce dela.

O funcho é muito apreciado na culinária, em especial a mediterrânea, terra natal da planta. Tem sabor de alcaçuz doce, sendo utilizado como tempero pelos italianos.

Os talos são saboreados crus ou cozidos, as folhas são cozinhadas junto com legumes, adicionados a sopas e saladas.
As sementes acompanham pratos com peixes, massas, conservas e molhos. Em bebidas, o funcho é usado para licores.

Veja outros chás:

Chá de funcho para bebês

No caso dos bebês, o chá de funcho ajuda a aliviar as cólicas.

O recomendável é que seja dado o chá para bebês que não mamam mais no peito e que tenha orientação médica para a quantidade e se o uso é adequado.

Uma alternativa para os bebes que ainda mamam é a mãe ingerir o chá para ajudar a diminuir as cólicas.

Chá de funcho para adultos

O chá de funcho, por suas propriedades e nutrientes, faz muito bem para adultos em todas as faixas etárias e atividades profissionais ou de lazer.

Desde atletas profissionais àqueles de final de semana, donas de casas ou quem trabalha fora o dia todo, podem encontrar no chá de funcho um forte aliado que garante uma saúde equilibrada e energia para encarar qualquer rotina.

Contraindicações e riscos do chá de funcho

Contudo, o consumo excessivo do chá deve ser evitado para não causar efeitos indesejados como alergias. Pessoas alérgicas à cenoura e aipo, podem ter alergia ao funcho também, por serem da mesma família de plantas.

Mulheres com câncer de mama ou em tratamento para ele, não devem fazer uso do chá sem orientação médica, pois pode alterar os níveis de estrogênio, podendo gerar sérias complicações.

O consumo durante a gravidez não é recomendado, pois pode causar aborto. A ingestão excessiva pode desestimular o sistema nervoso, por isso o recomendado é buscar orientação adequada de profissionais da área sobre a quantidade correta a ser consumida.

Veja este chá:  Chá de manjericão - Porque você deve consumir sempre

Para pessoas com asma alérgica, gastrite, úlceras gastroduodenais, síndrome do cólon irritável, colites ulcerosas, doença de Crohn, infecções hepáticas, epilepsia, doença de Parkinson e outras doenças neurológicas, o uso do chá de funcho também não é recomendado ou deve ser feito com orientação médica adequada.

Chá de funcho emagrece?

O funcho tem propriedades diuréticas, que ajudam a eliminar líquidos do corpo, diminuindo o inchaço e também faz uma limpeza no organismo, retirando toxinas através da urina.

O chá de funcho auxilia na digestão e metabolismo dos alimentos, facilitando a absorção de nutrientes e a eliminação aquilo que não é necessário para o organismo, controlando o apetite.

Por tudo isso, o funcho auxilia no emagrecimento se tomado na quantidade correta todos os dias, pois o funcionamento correto do corpo, ajuda a eliminar as calorias excessivas presente nele.

Como fazer chá de funcho

Em 1 litro de água fervente, coloque 3 colheres de sopa de semente funcho. Deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Coe e beba 1 xícara, 3 vezes ao dia.

Para os bebês, diminua a quantidade de funcho pela metade e adoce com mel. Dê 2 a 3 colheres de chá por dia e faça massagens na barriga de cima para baixa para aliviar as cólicas. Faça isso sempre sob orientação do pediatra.

O chá também pode ser feito com as folhas, basta colocá – las na água quente, deixar descansar por um tempo e tomar, não precisa coar, basta retirar as folhas.

Evite adoçar com açúcar branco ou refinado, pois pode alterar as propriedades do chá.

Chá de Funcho – Propriedades e contraindicações
5 (100%) 3 votes

Sobre Redação Melhores Chás

Somos a redação do site MelhoresChas.com e publicamos todos os tipos de conteúdos referentes a chás de sementes, plantas, saúde, para emagrecer e muito mais.

Check Also

chá verde

Chá Verde Emagrece? Conheça os benefícios e riscos

Veja se o Chá Verde realmente emagrece, quais são seus benefícios e contraindicações com o uso contínuo. Clique aqui para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *