Skip to content

Chá de Folha de Algodão

As folhas do algodoeiro, estão cheias de propriedades benéficas a nossa saúde. Muito utilizada na Ásia, especialmente na Índia, o chá de folha de algodão é um importante remédio para tratar diversas enfermidades, seus benefícios podem ser aproveitados em forma de uma deliciosa infusão.

Com benefícios para a fertilidade dos homens e contraceptivos nas mulheres o chá de algodão deve ser consumido com cuidado, descubra tudo nesse artigo sobre o chá de folha de algodão. 

Chá de Folha de Algodão
Tudo Sobre o Chá de Folha de Algodão. / Foto: Reprodução.

Para que serve o chá da folha de algodão?

O chá de folha de algodão, é conhecido por suas propriedades diuréticas, ajudando na digestão e reduzindo quantidades extras de líquidos no corpo.

Também auxilia na diminuição dos níveis de colesterol e ajuda a alivia crises de asma. É um bom anti-inflamatório, sendo mais comum o uso para diminuir dores de garganta e dores musculares.

O chá de folha de algodão também ajuda a deixar a pele mais limpa, diminuindo cravos e espinhas, auxilia em casos de hemorragia ajudando na cicatrização de machucados, combate de infecções, principalmente infecção renal, assim como auxilia em casos de reumatismo.

Propriedades

Entre as propriedades que o chá de folha de algodão contém o tanino, um importante elemento que previne o entupimento das veias, assim como ajuda a diminuir o colesterol ruim e o envelhecimento celular.

Também apresenta vitamina E, ácido málico e ácido cítrico, que ajudam no funcionamento celular.

O chá de folha de algodão também ajuda na produção de serotonina, proporcionando sensação de bem-estar e alegria já que é considerado o hormônio da felicidade, logo ele atua reduzindo os níveis de estresse, regulando o sono e o apetite.

As folhas também possuem fitoesteróis que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares.

Benefícios

Um dos benefícios relatados por mulheres ao tomar o chá de folha de algodão, foi o de melhora na regulação do fluxo menstrual, tanto na diminuição do fluxo quanto no estímulo, em casos de ciclo irregular. Porém não há estudos ou comprovação científica sobre tal efeito.

Por ser bactericida, o chá serve de auxilio em casos de infecção urinária e infecção de garganta, e ao mesmo tempo ajuda no combate seus sintomas como dores, desconforto e febre.

Outro possível efeito do chá é o de diminuição do tamanho da próstata por motivo de doença grave como câncer de próstata ou irritação devido a algum doença venérea adquirida.

Também auxilia na produção de espermatozoides. Porém como nos casos anteriormente, não há estudos científicos que comprovem o efeito.

Contraindicações

Mulheres que procuram engravidar devem evitar o chá de folha de algodão, pois a Carapsina, um de seus princípios ativos, pode impedir a nidação do óvulo no endométrio.

Assim como homens que procuram engravidar suas parceiras, devem evitar o chá pelo possível efeito de diminuição de espermatozoides.

No caso de inflamação no trato urinário, o chá deve ser evitado pois seu efeito estimulante diurético pode mais atrapalhar do que ajudar nesse caso. Assim como mulheres grávidas devem evitar o consumo do chá de folha de algodão.

Folha de Algodão
Foto: Reprodução.

Chá de Folha de Algodão aborta?

Não há comprovações científicas de que o chá de folha de algodão provoque um aborto, porém não é recomendado o seu consumo, já que uma de suas possíveis funções é limpar o útero.

Na amamentação, o chá pode estimular tanto a produção quanto a qualidade do leite materno, mas é importante atenção no consumo de qualquer alimento no período da lactação.

Entretanto, é muito importante consultar o seu médico antes de incluir em sua dieta um alimento que não se tem o devido conhecimento, principalmente na gravidez.

Ter uma conversa com o médico a fim de esclarecer suas dúvidas, pode evitar complicações.

Como fazer Chá de Folha de Algodão

Antes de preparar o chá de folha de algodão certifique que as folhas utilizadas estejam boas, higienizadas e que não apresentem nenhuma substância química que possa ser prejudicial ao organismo.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de folha de algodão
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Coloque a água e as folhas em um recipiente e leve ao fogo. Espere até levantar fervura. Em seguida desligue o fogo e deixe a mistura descansando por 10 minutos. Passado o tempo, é só coar e consumir o chá.

O chá de folha de algodão deve ser consumido no mesmo dia em pequenas quantidades, sendo no máximo 3 xícaras. Passado o período de 24 horas o chá acaba perdendo suas propriedades, sendo melhor refazer a receita caso queira consumi-lo.

Precauções

O chá de folha de algodão pode alterar a ação de vários medicamentos, por abaixar os níveis enzimáticos no organismo. O chá também aumenta a perda de potássio, assim como diminuir a quantidade dos hormônios da tireoide T3 e T4 no sangue. O consumo prolongado, pode acabar resultando em uma descoloração capilar.

Também pode ocorrer efeito contrário e aumentar ainda mais o fluxo menstrual em algumas mulheres. Nesse caso, o melhor a ser feito é suspender o uso do chá e procurar um médico para receber melhores orientações.

É imprescindível ter cuidado ao fazer o chá apenas das folhas, já que o algodão pode causar problemas irreversível como a infertilidade nos homens.

Gostou da publicação sobre o chá de folha de algodão? Então compartilha o post com seus amigos nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo!!