Skip to content

Chá de Cravo

Os benefícios que o chá de cravo oferece para a nossa saúde são muitos desde o fortalecimento do sistema imunológico como a prevenção de doenças.

A ingestão do chá de cravo é conhecida principalmente por auxiliar no alívio de dores e quando introduzido de forma correta, pode ser um grande aliado para os que buscam perder peso.

Porém é preciso atenção em seu consumo, por mulheres grávidas pois o seu efeito calmante pode causar o relaxamento do útero, outros grupos de pessoas enfermas também não podem utilizar e você descobrirá nesse artigo.

Chá de Cravo
Foto: Reprodução

Acompanhe a seguir tudo sobre o chá de cravo, para que ele serve, quais suas contraindicações e como o preparar. 

Para que serve o chá de cravo?

O chá de cravo é conhecido por possuir ação analgésica, graças a uma substância chamada Eugenol, ajuda a aliviar diversas dores mesmo quando agudas, como a dor de cabeça, dor de dente e dor de garganta, por exemplo.

O chá também possui efeito expectorante, ajudando na eliminação de secreções acumuladas nas vias respiratórias.

O chá de cravo também auxilia na digestão, que por acelerar a produção de secreções enzimáticas, ajuda no combate de náuseas, azia e prisão de ventre.

Quais os benefícios do chá de cravo?

São muitos os benefícios que o chá de cravo nos proporciona, ele pode evitar enjoo, aliviar câimbras, ajuda a melhorar a circulação sanguínea, eliminar o mau hálito e previne contra cáries.

Uma ação importante e não muito conhecida que o chá de cravo oferece é o de antioxidante, auxiliando no combate do envelhecimento precoce das células e ajuda a reduzir o inchaço abdominal.

Também é importante dizer que o chá possui várias propriedades nutricionais em sua composição, sendo as principais, as vitaminas A,C e K, magnésio, cálcio, ferro e ômega 3.

Contraindicações

O chá de cravo considerado abortivo natural, logo mulheres grávidas não devem tomar chá, pois o efeito analgésico acaba provocando relaxamento do útero, colocando sua gestação em risco.

Lactantes também não devem consumir o chá já que pode fazer mal a criança que ingere parte de suas propriedades através do leite materno.

Pessoas que apresentam problemas relacionados a coagulação sanguínea, devem evitar o consumo, já que o chá de cravo acaba interferindo na aglomeração de plaquetas.

Assim como não é recomendado o consumo para crianças e pessoas que possuem gastrite.

Chá de Cravo emagrece?

O chá de cravo, por acelerar o metabolismo ajuda a queimar calorias, o ácido eugênico ajuda nesse processo facilitando a digestão. Também auxilia no tratamento de hipotireoidismo, já que a doença pode resultar em excesso de peso.

Segundo um estudo feito com ratos, pesquisadores observaram que o extrato de cravo dado aos animais, diminuía as chances de obesidade nos ratos que tinham uma alimentação bem gordurosa. Os ratos também mostraram diminuição de peso e menos gordura no fígado.

cravo
Foto: Reprodução

Chá de cravo para ejaculação precoce, funciona?

Por conta de seu efeito analgésico e por melhorar o fluxo sanguíneo nas áreas genitais, o chá de cravo, ajuda a evitar casos de ejaculação precoce, porém não é um método definitivo e seu uso prolongado pode ser frustrante para alguns.

Existem exercícios que trabalharam a musculatura pélvica e perineal, ajudando o homem a controlar melhor o tempo de sua ejaculação, e que junto de acompanhamento psicológico e medicações apropriadas, ajudam a acabar com o problema.

Por isso é importante consultar um médico quando o problema se tornar frequente.

Efeitos colaterais

Apesar de oferecer vários benefícios, o chá de cravo também apresenta alguns efeitos colaterais. Sendo capaz de reduzir o nível de açúcar no sangue, os componentes presentes no cravo podem ser prejudiciais para pessoas que possuem hipoglicemia.

Os riscos de convulsões aumentam para aqueles que incluem o chá de cravo em sua rotina, pois o cravo pode provocar o funcionamento irregular de células cerebrais, fazendo com que convulsões seja um risco para esse grupo de pessoas.

Como fazer o chá de cravo?

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de cravos
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Coloque a água e os cravos em um recipiente e em seguida leve ao fogo. Quando levantar fervura, desligue o fogo e mantendo o recipiente tampado, deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Em seguida coe a água e pronto, o chá de cravo já pode ser consumido.

O chá de cravo também pode ser preparado com os cravos triturados, assim como pode ser acrescentado canela, gengibre, cascas de abacaxi ou folhas de hortelã. É importante dizer que o consumo aconselhável do chá de cravo é de no máximo 3 xícaras por dia.

Precauções

A ingestão excessiva de chá de cravo, pode provocar reações alérgicas como erupções cutâneas e inchaço desencadeadas pelo Eugenol, no pior dos casos pode desenvolver anafilaxia, uma reação alérgica generalizada, que se não tratada corretamente pode levar a morte.

Logo, uma consulta médica é sempre recomendada antes de fazer a ingestão de qualquer tipo de chá ou alimento do qual não se tem muito conhecimento, justamente para saber quantidades adequadas a seres consumidas. Assim como fazer exames, para assegurar que o consumo não lhe oferecerá riscos.

Gostou do post? Então compartilha com seus amigos nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo!!