Skip to content

Chá de Coentro

No Egito usava-se o chá de coentro por causa dos seus enormes benefícios e suas ricas propriedades: calmantes, digestivas dentre outras.

O coentro é uma erva popular muito utilizada na cozinha como tempero para diversos pratos. Mas essa planta tem propriedades medicinais que foram descobertas pelos egípcios há mais de dois mil anos.

Para algumas pessoas o gosto do coentro é muito forte e pouco agradável, apesar disso seu uso tem se mostrado benéfico e cada vez mais tem conquistado adeptos que inserem a erva em suas dietas.

O chá de coentro possui propriedades diuréticas, adstringente, estimulante e anti-inflamatória, contribuindo para o fortalecimento do nosso organismo.

Chá de Coentro
Foto: Reprodução

Para que serve o Chá de Coentro?

O coentro é rico em ferro, magnésio, manganês e fibras dietéticas, o chá de coentro é usado para tratar de problemas no estômago, intestino e auxilia a controlar as flatulências.

O consumo do chá de coentro também ajuda no tratamento de enxaqueca, fadiga, má digestão, anorexia, reumatismo, dores na articulação, halitose, enjoo, vômitos, inapetência digestiva e cólica.

Evita também ascarídeas e lombrigas, regula o ciclo menstrual, e ajuda a desintoxicar o fígado e a vesícula, em caso de intoxicação alimentar.

Benefícios

O coentro é comumente encontra na forma de folhas ou sementes, ambas tem propriedades valiosas para a saúde do nosso organismo. Vejamos a seguir alguns benefícios do consumo do chá de coentro:

  • Controla o colesterol e a diabetes – ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue elevando os números de colesterol benéfico no corpo;
  • Evita o câncer e o Mal de Alzheimer – as propriedades antioxidantes encontradas no chá de coentro impossibilitam as células sadias de se degenerarem, minimizando as possibilidades de ter essas doenças;
  • Controla a pressão arterial – o coentro pode regular os níveis de pressão arterial, reduzindo os riscos de hipertensão. Rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro e manganês e pouco teor de sódio, é esse equilíbrio iônico entre as altas concentrações de magnésio e as baixas taxas de sódio que auxiliam no controle dos batimentos cardíacos e diminui a pressão.
  • Facilita a digestão – as folhas de coentro auxiliam no tratamento de males digestivos, como gases, náuseas, má digestão e dores abdominais. Isso acontece por conta das propriedades presentes na planta que estimulam o organismo a fabricar mais enzimas e sucos digestivos, ajudando na digestão e impossibilitando a formação de gases;
  • Aumenta a imunidade – o chá de coentro é rico em vitamina A e C que são responsáveis por fortalecem o sistema imunológico, prevenindo o risco de contrair diversas doenças.

Contraindicações

O uso do chá de coentro não é indicado para pessoas que são alérgicas a essa planta. Seu consumido em altas doses ou de maneira inadequada pode causar alguns efeitos colaterais como problema nos rins, reações alérgicas e até intoxicação. Por conta disso não deve ser ingerido durante longo período.

Não é recomendado o consumo do coentro ou do chá para pessoas que sofrem de úlcera estomacal, úlcera duodenal e colecistite.

Mulheres grávidas e que estão amamentando devem evitar ingerir o chá de coentro ou a planta, pois ambos provocam a lactação excessiva.

O consumo em excesso de coentro pode ocasionar na sobre-excitação do sistema nervoso, acarretando em dificuldades para dormir. Portanto os médicos recomendam não consumir mais do que três colheres de sopa da planta e uma colher do chá da semente por dia.

Chá de Coentro emagrece mesmo?

O chá de coentro possui limoneno, substância química que atua como um hormônio natural e impede o acúmulo de gordura na região do abdômen.

Esse processo acontece porque o limoneno impossibilita a absorção de boa parte das gorduras saturadas no sistema digestivo, facilitando sua eliminação.

Outro fator que contribui para o processo de emagrecimento é que o coentro tem propriedades que proporcionam a saciedade. Como tempero a planta possui poucas calorias e pode servir como tempero para saladas, substituído molhos e caldos prontos que tem altas calorias.

O chá é o mais eficaz para emagrecer, pois é fácil de preparar e pode ser tomado a qualquer momento durante o dia, ajudando a aumentar o consumo de líquidos por dia.

Bebê pode consumir chá de coentro?

O consumo do chá de coentro para bebê é controverso, a quem diga que seu uso ajuda a aliviar as cólicas e outros acreditam que por não serem conhecidos os efeitos do coentro no organismo do bebê deve se evitar o uso.

Por isso há quem defenda que mulheres grávidas e lactantes também devam evitar consumir tanto o chá, quanto a planta a fim de não ter o risco de causar algum efeito colateral no bebê.

Como fazer Chá de Coentro

Aprenda a fazer o chá de coentro e aumente a imunidade do seu organismo.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 1 ramo de folhas de coentro limpas;
  • 2 colheres (sopa) de sementes de coentro.

Modo de Preparo

  • Numa panela coloque a água para ferver. Quando levantar fervura adicione as sementes e deixe ferver por 3 minutos em fogo baixo;
  • Desligue o fogo e coloque as folhas, deixe descansar por 10 minutos;
  • Coe e está pronto para beber, se preferir pode adoçá-lo.

Precauções

Se consumido em altas doses pode ocasionar lesões renais, embriaguez e até mesmo loucura. Pode ser que para algumas pessoas possa causar reações alérgicas.

Caso algum desses sintomas aparecerem procure por ajuda e orientação médica.