Chá de Chapéu de Couro

O chá de chapéu de Couro é uma planta muito comum na região sul do Brasil e tem sido amplamente utilizado como tratamento medicinal alternativo.

O uso dos chás para tratamento de doenças é uma prática muito antiga que vem sendo resgatada nos dias atuais.

Seja pelo chá de chapéu de couro ou pelo uso da tintura da planta, o uso medicinal contribui para o correto funcionamento do organismo e no tratamento de diversos problemas, inclusive, o excesso de peso.

Aliado a uma alimentação saudável e com o consumo recomendado, o chapéu de couro pode contribuir para maior qualidade de vida, conheça a seguir tudo que você precisa saber antes de começar a usa-lo.

Chá de Chapéu de Couro
Foto: Reprodução

Para que serve o Chá de Chapéu de Couro?

Chapéu de Couro é uma planta comum no Brasil e em algumas regiões da América do Sul, o nome cientifico é Echinodorus grandiflorus além de ser conhecida por outros nomes como: Aguapé, Chá Mineiro, Alismacéa, entre outros.

A planta possui como características: folhas duras (daí vem o nome chapéu de couro), flores brancas e atingem cerca de 30 cm de altura. Sua ocorrência se dá geralmente em regiões de pântanos ou próximas a cursos d’água.

A planta tem uso ornamental, sendo muito utilizada para decoração de aquários e terrarios. Além disso, o uso medicinal tem se difundido e, do interior da planta pode ser extraído uma massa que é utilizada para produção de doces.

Outro uso da planta é como aliada da perda de peso, devido as suas propriedades laxantes e diuréticas.

O chá de chapéu de couro pode ser encontrado em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.

Propriedades do Chapéu de Couro

O chapéu de couro possui as seguintes propriedades terapêuticas e medicinais: diurético, depurativo do sangue, laxante, anti-inflamatória, adstringente, energética, antirreumática e antiartrítica.

Apesar de haver uma escassez de pesquisas que estudem as propriedades do chapéu de couro, é possível encontrar relatos que comprovam que o uso contínuo da planta ajuda na cura de diversos males.

Chá de Chapéu de Couro 2
Foto: Reprodução.

Benefícios

O chá de Chapéu de Couro possui os seguintes benefícios e indicações:

  • Auxilia no tratamento das seguintes doenças: tosse persistente, colesterol, problemas na bexiga, problemas no fígado, problemas estomacais, artrite, artrose e faringite;
  • Combate o acúmulo de toxinas: atuando como laxante e diurético (por este motivo é usado na perda de peso);
  • Auxilia no controle da ansiedade: por possuir propriedades relaxantes, atua diminuindo a pressão arterial que é aumentada nos picos de ansiedade;
  • Combate doenças inflamatórias: o uso contínuo auxilia na cura de diversas doenças inflamatórias, inclusive doenças intestinais.
  Chá de Canela de Velho

Contraindicações

Mesmo se tratando de um remédio natural, o chá de chapéu de couro é contraindicado nos seguintes casos:

  • Pessoas que possuem baixa pressão arterial, pois o chá tende a baixá-la ainda mais;
  • Não é recomendado o uso durante a gestação e a amamentação por precaução, devido ao fato de não se ter pesquisas sobre o tema;
  • Não deve ser usada por crianças e idosos, por conter substâncias laxantes pode acarretar em diarreia.

Como fazer o chá de Chapéu de couro?

Para fazer o chá de chapéu de couro, basta seguir os seguintes passos:

  1. Ferva 1 litro de água;
  2. Quando atingir fervura, desligue o fogo e acrescente de duas a três colheres de sopa da planta seca;
  3. Coloque um prato uma tampa sobre o recipiente e deixe em infusão por cerca de 15 minutos;
  4. Coe e consuma ainda morno ou frio.

Para que as propriedades não sejam alteradas, recomenda-se adoçar com mel ou com adoçantes naturais, mas se possível tome sempre chás puros. A recomendação de ingestão diária do chá é de no máximo 5 xícaras por dia.

Efeitos colaterais do Chá de Chapéu de couro

O chapéu de couro quando consumido de forma adequada não traz efeitos colaterais ao individuo. Entretanto, nos casos de superdosagem pode acarretar diarreia e diminuição significativa da pressão arterial.

Caso tenha sentido algum efeito colateral, descontinue o uso imediatamente e em casos de superdosagem procure assistência médica.

Cuidados

As plantas medicinais são excelentes aliadas, entretanto, alguns cuidados são necessários para que a saúde não seja comprometida, antes de iniciar o uso do chá de chapéu de couro (ou de qualquer outro chá), verifique:

  • As contraindicações e a dose recomendada;
  • Ao comprar a planta verifique o nome cientifico, para que não haja risco de adquirir a planta errada;
  • Se encontrar o chapéu de couro no ambiente, certifique-se se é mesmo a referida planta e faça a correta higienização da mesma.
  • Siga corretamente as instruções do fabricante e atente-se ao armazenamento da planta, o consumo de plantas com bolor é uma das principais causas de intoxicação por chás.

Gostou da publicação sobre o Chá de Chapéu de Couro? Então compartilha o post com seus amigos em todas as redes sociais.

Chá de Chapéu de Couro
5 (100%) 9 votes

Última atualização: 03/12/18


Check Also

Chá de Imburana

Chá de Imburana

O uso do Chá de Imburana para o tratamento de diversos males que atingem o organismo …