Vitor Melo

Chá de Casca de Abacaxi

O chá de casca de abacaxi assim como a fruta, o abacaxi é rico em diversas vitaminas e minerais. O chá da casca possui ainda mais nutriente que a parte comestível do fruto.

Usar o chá de casca de abacaxi combinado com outros ingredientes como gengibre ou a canela ajuda adquire-se a potencialização de ações termogênicas.

Essa bebida, o chá de casca de abacaxi tem propriedades que reduzem o apetite, proporciona a saciedade, é termogênico e diurético.

Chá de Casca de Abacaxi

Foto: Divulgação.

Para que serve o Chá de Casca de Abacaxi?

O chá de casca de abacaxi é rico em vitamina C, vitamina B6, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, manganês, ferro, betacaroteno e fibras propriedades que auxiliam a regular o funcionamento do intestino e a saúde da flora intestinal.

Por conter apenas 1% de vitamina K, o valor recomendado do composto, é considerado seguro o uso do sumo para quem tomada medicamentos que afinam o sangue.

Outra substância importante presente no chá da casca de abacaxi é a enzima bromelina que ajuda a controlar o colesterol, também serve para diminuir o inchaço do corpo e aprimorar o funcionamento do aparelho digestivo, por conta da presença abundante de fibras solúveis da fruta.

Além disso, por conta de ambas as propriedades o chá da casca de abacaxi é um ótimo companheiro na eliminação de resíduos e perda de peso.

Benefícios

O abacaxi como outras frutas é uma excelente fonte de vitaminas e minerais. Portanto o uso do chá da casca de abacaxi ajuda no processo de digestão de alimentos pesados, combate problemas como prisão de ventre, reumatismo, artrite e limpa o sangue.

A infusão da casca é o método que mais preserva as propriedades naturais da fruta. A seguir vejamos alguns benefícios do consumo do chá da casca de abacaxi:

  • Tratamento de cataratas – por conter alta concentração de vitamina C, na casca do abacaxi auxilia na proteção da visão.
  • Cuida da saúde do coração – a vitamina C atua reduzindo os riscos de doenças cardíacas.
  • Evita os ataques de asma – a vitamina A encontrada na fruta é responsável por liberar um composto chamado betacaroteno, que reduz o risco de ataque de asma provocado pelas atividades físicas.
  • Facilita a digestão – a vitamina C ajuda a gerar sucos digestivos que desintegram as partículas dos alimentos. Já a bromelaína que é uma enzima auxilia na quebra das partículas de proteína.
  • Fortalece os ossos – a presença do magnésio ajuda a fortificar os ossos, esse composto ajuda a construir os ossos e os tecidos conjuntivos. A vitamina C atua prevenindo várias doenças nos ossos, além de possuir propriedades anti-inflamatórias.

Contraindicações

O consumo do chá de casca de abacaxi não é recomendado para pessoas hipertensas, grávidas e lactantes. A forte acidez da fruta faz com que o chá também seja evitado por pessoas que sofrem de problemas no estômago como a gastrite.

A substância bromelina presente no abacaxi, se consumida com alguns alimentos industrializados cheio de substâncias químicas ou por pessoas com problemas relacionados aos níveis de açucares no sangue podem ter reações negativas, sendo as mais comuns náuseas, diarreia e indigestão.

Chá de Casca de Abacaxi emagrece mesmo?

O chá de casca de abacaxi auxilia no processo de emagrecimento, por que contém propriedades diuréticas, que diminui a retenção hídrica, atua também limpando profundamente o organismo ajudando a eliminar as placas de gordura do corpo e todo o tecido adiposo do organismo.

Com alta concentração de ferro e cálcio, o chá também evita doenças nos ossos e músculos. A bebida combinada com gengibre e hortelã potencializa ainda mais o processo de emagrecimento, pois o gengibre acelera o metabolismo e a hortelã é rica em antioxidantes.

Como fazer Chá de Casca de Abacaxi

O chá de casca de abacaxi é uma receita saborosa e refrescante.

Ingredientes

  • 150 ml de água;
  • Casca de um abacaxi.

Modo de preparo

  • Tire a casca da fruta e a lave bem;
  • Coloque a água em uma panela e deixe ferver;
  • Corte a casca em pedaços pequenos e adicione-os á água ainda fervendo, deixe agir por cerca de 10 minutos;
  • Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco;
  • Coe e adoce como desejar. Beba ainda quente.

Cuidados

O abacaxi é uma fruta que possui compostos que em contato com algumas substâncias químicas pode causar efeitos colaterais secundários ao organismo. Procure orientação médica, caso estiver fazendo o uso de remédios antes de consumir a fruta ou seu chá.

A alta concentração de ácidos no abacaxi podem causar danos aos dentes, como a hipersensibilidade, caso apresente esse sintoma procure por um dentista para tratar do problema.

A abundância de carboidratos presentes no abacaxi podem aumentar os níveis de açúcar no sangue, acarretando em dores de cabeça, provocando a sede e a vontade frequente de urinar.

Chá de Abacaxi

Foto: Reprodução

Gostou da publicação sobre Chá de Casca de Abacaxi? Então compartilha o post com seus amigos nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo!!

Chá de Casca de Abacaxi
5 (100%) 4 votes

Sobre o autor | Website

Tenho orgulho de fazer parte da equipe de redação do site Melhores Chás. Aqui buscamos publicar todos os tipos de conteúdos referentes a remédios naturais: chás de frutas, sementes, plantas para melhorar saúde e muito mais.

8 Receitas Para Perder 5Kg e Secar Barriga em Apenas 30 Dias.

Quer Saber Mais!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. helio aparecido de lima disse:

    gostei das dicas de chas . gostaria de saber cha para o rim