Chá de Canela – Para que serve? Benefícios e Contraindicações

Toda mulher já deve ter ouvido falar dos benefícios do chá de canela para acelerar a menstruação e para emagrecer. A especiaria do oriente, tão presente em nosso cotidiano possui diversos benefícios para a saúde. É rica em antioxidantes, possui propriedades medicinais, auxilia na perda de peso e ainda melhora nossa memória.

E esses são apenas alguns do benefícios do chá!

Apesar de apresentar todas essas vantagens, a canela é acessível para todos e facilmente encontrada nos mercados e feiras. O processo de preparo do chá, também é muito simples. Portanto, não há desculpas para não ingerir a bebida.






Embora possua muitas características positivas, mulheres grávidas devem ter um pouco mais de cuidado ao fazer uso da bebida.

Chá de Canela
Foto: Reprodução/Divulgação.

Origem da Canela

Especiaria muito desejada nos séculos passados, a canela já chegou a ter preço de ouro e ser muito disputada pelos europeus. Já foi motivo de várias viagens de navios e até razões de disputas comerciais entre os europeus.

É conhecida e utilizada pelo homem desde a antiguidade. Até na bíblia tem passagem relatando o sabor da especiaria. A canela é extraída da casca do tronco da Cinnamomum zeylanicum. A caneleira, assim chamada a árvore que dá origem a especiaria, é nativa do Sri Lanka.

Afinal, para que serve o chá de canela?

Utilizada desde a antiguidade, a bebida tem função termogênica em nosso organismo, assim como o café. Essa característica da canela faz com que seja frequentemente utilizada por pessoas que buscam eliminar os quilos extras do corpo.

O chá ajuda na queima de gorduras e diminui o inchaço no corpo. Além disso, também auxilia a não reter líquidos. No entanto, os benefícios da bebida não se limitam apenas a ajudar emagrecer.

Benefícios da bebida

  • O chá é recomendado para pessoas que desejam emagrecer por acelerar o metabolismo do organismo. No entanto, somente ingerir a bebida, não traz os resultados esperados. É preciso fazer uma combinação entre alimentação saudável e uma rotina de atividades físicas.
  • A canela é rica em antioxidantes que atuam na captura de radicais livres presente no corpo. Essas substâncias prejudicam o bom funcionamento do organismo.
  • Para o cérebro tem função importante de ajudar na memorização, por isso, para quem tem problemas de memória tomar o chá regularmente pode melhorá-la.
  • A bebida, no sistema digestivo, auxilia a aliviar a má digestão e azia. Tomar um xícara após as refeições já é o suficiente para não ter mais problemas digestivos.
  • A canela ainda ajuda na circulação sanguínea, a regular os hormônios do organismo e previne o envelhecimento precoce.
  Chá preto
canela
Foto: Reprodução/Divulgação.

Como fazer chá de canela

O preparo da bebida é bem simples e rápido de ser feito. Para isso você vai precisar de apenas 200 ml de água e duas colheres de sopa de canela em pau. Para fazer o chá, é necessário aquecer a água até ferver. Quando estiver bem quente, coloque a canela em pau, desligue o fogo, e deixe em infusão por até dez minutos.

Após o tempo recomendado, coe a bebida, para tirar os pedaços de canela em pau. Feito isso está pronto seu chá! Para quem preferir também poderá adicionar a bebida outros ingredientes, como maça e gengibre.

A canela pode ser encontrada facilmente em mercados e feiras de produtos naturais.

Chá de canela em pó também é eficaz?

Assim como o chá de canela em pau, o chá feito com canela em pó é igualmente eficaz. Ambos tem todas as características e os benefícios para nossa saúde da canela. Por isso, fica a critério do consumidor escolher qual forma prefere.

Uma vantagem da canela em pó, é que ela pode ser aproveitada em outros alimentos e também no preparo de suco detox. Em especial, para quem deseja emagrecer, é recomendado o uso da canela em pó.

É verdade que o chá de canela aborta?

Embora seja bem difundida essa teoria que o chá de canela é abortivo, não há comprovações científicas que afirmam que a bebida interrompa uma gravidez. No entanto, os médicos não recomendam que mulheres gestantes façam uso do chá.

A canela possui certas características que justificam essa posição preventiva dos médicos. Por ser termogênico, a temperatura do corpo e a circulação sanguínea é aumentada quando ingerimos a bebida. Esses efeitos em mulheres grávidas podem causar danos ao útero, provocando contrações e podendo gerar a perda do bebê.

Contraindicações do chá de canela

O chá não é recomendado para mulheres gestantes, já que pode causar complicações na gravidez. Além disso, crianças com menos de um ano de idade, não devem ingerir a bebida.

  Chá de Hibisco - Emagrece? Veja quais são os riscos e benefícios

Pacientes que possuem alergias ou estejam fazendo algum tratamento também devem evitar tomar o chá de canela.

Gostou das informações sobre o chá de canela? Então compartilha a publicação com seus amigos em todas redes sociais e deixa seu comentário abaixo!!

Chá de Canela – Para que serve? Benefícios e Contraindicações
5 (100%) 4 votes

Última atualização: 03/08/18


Check Also

Chá de gengibre

Chá de gengibre

Além do chá de gengibre ajudar a emagrecer, aliviar enjoo, má digestão prevenir o corpo de várias doenças é muito bom para beber no dia-dia.