Chá de Canela de Velho – Para que serve? Emagrece? Benefícios e Riscos





Chá de canela de velho é uma das soluções saudáveis que a natureza oferece para quem sofre de dores inflamatórias e já fez uso de diversos tratamentos para aliviar os sintomas da doença.

Se você é uma dessas pessoas com certeza irá gostar de conhecer os benefícios da canela de velho.

O que é canela de velho?

chá de canela de velho
Informações sobre chá de canela de velho. (Foto: Reprodução)

A planta medicinal de origem do nordeste brasileiro é associada no tratamento de diversas doenças. O chá de canela de velho é um poderoso anti inflamatório natural e utilizado como remédio caseiro a muito tempo.

A artrose, é uma doença que causa o desgaste dos ossos e gera muitas dores nas articulações. Essa doença é uma das várias que o uso frequente do chá é recomendado.

O preparo do chá, tanto para ingerir quanto para aplicar nos locais das dores, é bem fácil de ser preparado. A planta seca pode ser encontrada em diversos lugares, principalmente em feiras de produtos naturais. E, quem deseja fazer uso do chá, pode comemorar, pois não existe praticamente nenhuma contraindicação.

Os benefícios da planta medicinal são muitos. É um remédio natural, com comprovação científica na melhora dos sintomas da dores inflamatórias.

Além de ajudar a tratar várias enfermidades, o chá apresenta outras boas qualidades. O auxílio a perda de peso, a melhora no tratamento da diabetes, além da ajuda na vida sexual são algumas das vantagens do uso da planta.

Origem da Canela de Velho

A Miconia albicans popularmente conhecido por canela de velho, é nativa do nordeste brasileiro. A planta é arbustiva, desenvolve-se com facilidade em solos não tão férteis e precisa de altas temperaturas para crescer.

É comumente encontrada nos estados da Bahia e Sergipe. É muito popular no interior do Brasil por conta de suas características medicinais.

Veja este chá:  Chá de manjericão - Porque você deve consumir sempre

Para que serve o chá canela de velho?

A planta ficou conhecida por suas características que a tornaram famosa por ser um excelente remédio caseiro. O uso mais do comum é através do chá. A bebida mantém todas os benefícios da planta e qualquer um pode aproveitar, basta fazer uso regularmente do chá.

A principal vantagem do uso do chá canela de velho é no tratamento e melhora nos sintomas de diversas doenças inflamatórias. A artrose, artrite, reumatoide, dores nas articulações e na coluna, são algumas das enfermidades em que o chá é utilizado no tratamento.

Para poder beneficiar-se das várias qualidades do chá da planta, você deverá ingerir a bebida ou aplicar o chá sob a parte do corpo que deseja tratar.

chá de canela velha

Benefícios do chá

  • O chá de canela de velho alivia os sintomas e trata diversas doenças inflamatórias. Desde tempos antigos a bebida é utilizada para tratar as enfermidades.
  • A diabetes é uma doença também pode ser tratada com o uso do chá. A planta nativa do Brasil ajuda a diminuir a taxa de glicose no sangue.
  • O combate aos radicais livres também é estimulado com o uso frequente do chá. Essa característica importante presente na planta auxilia no rejuvenescimento das células, evitando assim o envelhecimento precoce
  • O sistema digestivo também é beneficiado com o uso da planta. Dores estomacais e azia melhoram são tratadas pelo uso da bebida. Para ter o resultado esperado, é recomendado ingerir no máximo duas xícaras de chá antes das refeições.
  • O sistema intestinal é outro beneficiário do uso do chá.
  • Um das vantagens principal do uso da bebida é a prevenção do desenvolvimento do câncer.
  • A planta é rica em flavonoides, o que indica, melhora na circulação sanguínea e aumento da libido, dentre outras características importantes.

Como fazer chá canela de velho?

O preparo da bebida é bem simples e rápido de ser feito. Para fazer o chá você vai precisar de 15 a 20 folhas de canela de velho e um litro de água. Aqueça a água até atingir a fervura.

Veja este chá:  Chá de Boldo - Quais benefícios e contraindicações?

Ao ferver, coloque as folhas da planta, desligue o fogo, e deixe em infusão por alguns minutos. Em seguida, coe a bebida para retirar as folhas de canela de velho. Para melhorar o processo, tampe o recipiente contendo o chá.

Contraindicações do chá

Qualquer pessoa pode fazer uso do chá. No entanto, sempre é recomendado que você procure um médico ou especialista para potencializar seu efeito.

Quem sofre de dores inflamatórias e deseja utilizar a bebida para tratar tais enfermidades, deverá fazer uso regularmente do chá. Procure também combinar o tratamento natural com o tratamento recomendado do profissional de saúde.

Chá de canela de velho realmente emagrece?

Por ser rica em flavonoides e atuar na captura de radicais livres, o chá auxilia no processo de emagrecimento. A bebida também ajuda a diminuir o inchaço do corpo.

Para melhorar o efeito, é aconselhável a prática combinada de atividades físicas regulares e uma alimentação saudável.

Apesar de auxiliar na perda de peso, o chá é mais utilizado no tratamento de doenças inflamatórias.

Onde comprar o chá de canela de velho?

O chá pode ser encontrado em feiras de produtos naturais, mercados ou sites que oferecem o produto.

Gostou das informações sobre o chá de canela de velho? Então compartilha o post com seus amigos nas redes sociais e deixa sua avaliação nas estrelas abaixo.

Chá de Canela de Velho – Para que serve? Emagrece? Benefícios e Riscos
5 (100%) 11 votes

Última atualização: 06/08/18


Check Also

chá de cavalinha - benefícios propriedades e riscos

Chá de Cavalinha – Conheça os benefícios e propriedades

O Chá de Cavalinha ajuda a emagrecer e tem diversos benefícios para ajudar na saúde. Conheça seus benefícios, propriedades e contraindicações.