Chá de Cana do Brejo

O chá de cana do brejo tem propriedades diuréticas, febrífugas e emagrecedoras.

A cana do brejo é uma erva, planta de caule macio e rasteiro, suas hastes são duras e suas folhas alternadas, de cor normalmente verde escura, suas bainhas com pelos radiculares (absorve a água e os sais minerais) são avermelhadas nas bordas. Já suas flores são amareladas com estrutura foliácea cor- de- carmim.

Dessa planta pode ser feito sucos, chás, pó seco, moído das hastes entre outros tipos de uso. As partes que podem ser utilizadas são: os rizomas, hastes e as folhas. De origem brasileira, apresenta grande valor farmacêutico, fitoterápico e medicinal.

Chá de Cana do Brejo
Foto: Reprodução

Para que serve o chá de Cana do Brejo

O chá de cana do brejo é recomendado para tratar de problemas urinários, como inflamações e a eliminação de cálculos renais e inflamações da bexiga.

A infusão do chá de cana do brejo apenas com água é utilizada para abaixar a febre, é comum também para tratar da bronquite e da gripe.

Com o chá da cana do brejo aliviam-se dores nos ossos das costelas, coluna dorsal, vértebras e esterno.

Algumas propriedades do chá de cana do brejo podem aumentar o fluxo menstrual, diminuindo a intensidade das cólicas.

Suas ações antioxidantes podem ainda desintoxicar o organismo, aliviar problemas gástricos e eliminar o excesso de gordura do fígado.

Propriedades da Cana do Brejo

A cana do brejo é consagrada pela medicina popular devido as suas ricas propriedades, que são encontradas nas seguintes partes da planta: rizoma, folhas e hastes.

  • Propriedades do Rizoma – diaforético, emoliente, tônico, diurético, emanagogo, anti-sifilítica e antilítica.
  • Propriedades das Hastes – tônica, diaforética, emanagoga, depurativa e possui ácido oxálico.
  • Propriedades das Folhas – anti-inflamatórias e antinociceptivas.

A cana do brejo também possui propriedades sudoríficas, diuréticas, analgésicas, febrífugas e emagrecedoras.

Os principais componentes presentes na cana do brejo são: ácido oxálico, insulina, taninos e matérias pécticas.

Benefícios

Devido às maravilhosas propriedades medicinais, o uso da cana do brejo é adotado em vários tratamentos, por conta de seus enormes benefícios á saúde. Vamos conhecer alguns deles:

  • Tratamento da Cistite – algumas substâncias encontradas na planta combatem as dores e a dificuldade de urinar, que são os principais sintomas da cistite, inflamação da bexiga.
  • Combater inflamações – O composto de extrato de metanol encontrado nas folhas da cana do brejo possui propriedades anti-inflamatórias e antinociceptivas, que ajudam no tratamento de dores e inflamações.
  • Cuida da saúde do coração – uma das substâncias presentes na planta os flavonoides, reduzem as incidências de doenças cardíacas, destruindo os colesteróis ruins que formam placas nas extremidades dos vasos, podendo impedir a passagem do sangue.
  • Tratamento da Sífilis – suas propriedades inflamatórias auxiliam no tratamento de doenças venéreas, como a sífilis, e também tem ação eficaz nos casos de distúrbios menstruais, leucorreia e gonorreia.
  Chá de Cavalinha

Contraindicações

O uso do chá de cana do brejo não é recomendado em caso de gravidez, pois suas substâncias emanagogas podem ocasionar o aborto espontâneo, mulheres lactantes também devem evitar seu consumo.

O chá de cana do brejo não devem ser administrados para crianças, apenas sob prescrição médica.

Chá de cana do brejo emagrece?

O chá de cana do brejo é inserido em dietas para emagrecer, pois ajuda no processo de eliminação de substâncias tóxicas do fígado e estimula a produção de urina. Esses dois processos agem acelerando o metabolismo das gorduras e combatem a retenção de líquidos, que auxiliam na perda de peso.

Livre de toxinas o fígado, metaboliza os nutrientes e as gorduras com maior facilidade, uma vez que quando nosso corpo retém líquido sentimos a sensação de inchaço e excesso de peso.

Como fazer o chá de Cana do Brejo

O chá de cana do brejo é fácil de preparar e suas folhas podem ser compradas em lojas de produtos naturais, mercados e feiras.

Ingredientes: Uma colher de folha para cada 1 litro e ½ de água.

Modo de preparo: numa panela coloque a água e leve ao forno, quando estiver fervendo , desligue-o. Adicione as folhas e abafe-as para formar uma infusão por cerca de 10 minutos. Coe o chá de cana do brejo, e se preferir adoce-o como desejar e ele estará pronto para beber.

O recomendado é tomar 2 copos do chá de cana do brejo por dia.

Chá de Cana do Brejo Benefícios
Foto: Reprodução

Efeitos colaterais

O consumo em excesso do chá de cana do brejo pode provocar o aparecimento de cálculos de oxalato nos rins e vesícula, devido os altos níveis de ácido oxálico presentes na planta.

Cuidados com Chá de Cana do Brejo

Não consumir o chá durante um período longo, pois pode ocasionar no aparecimento de urólitos (pela presença do oxalato de cálcio na planta).

Fique atento a maneira como faz o uso do chá, especialmente se você apresenta algum tipo de patologia ou doença crônica.

Nessas circunstâncias antes de iniciar um tratamento natural com ervas medicinais consulte seu médico.

Chá de Cana do Brejo
Avalie este chá!

Última atualização: 04/12/18


Check Also

Chá de Melão de São Caetano

Chá de Melão de São Caetano

O Chá de Melão São Caetano é feito com uma planta trepadeira que tem se …