Chá de Boldo – Quais benefícios e contraindicações?

Conheça os benefícios do chá de boldo e saiba como ele pode melhorar sua saúde.

Se você já exagerou em um almoço, jantar ou até mesmo em uma bebedeira, muito provavelmente alguém já lhe sugeriu tomar chá de boldo. E não é mito. As propriedades do boldo são excelentes para quem abusa da comida ou bebida, pois ele regula os níveis hepáticos e purifica o estômago, normalizando o sistema digestivo.

Mas se você pensa que o chá de boldo se restringe a solucionar apenas problemas estomacais, está enganado. São muitos os benefícios e vantagens da utilização desta planta.

Confira como o chá de boldo poderá melhorar sua saúde, quais são os seus benefícios e os cuidados necessários no seu consumo.

chá de boldo - benefícios, riscos, aborto, efeitos
Foto: Reprodução

Origem da planta boldo

O boldo é uma planta originária do Chile e que por este motivo é conhecida como “boldo do chile”. Seu nome científico é peumus boldus.

As folhas do boldo utilizadas na produção do chá são provenientes de uma árvore que chegam a 15 metros de altura.

O boldo do chile é o que apresenta as maiores propriedades digestivas. Mas há outros tipos da planta, como o boldo da terra (coleus barbatus ou plectranthus barbatus) que também estimula a digestão e combate a azia e o boldo baiano (vernonia condensata) que combate úlceras e gastrites.

Para que serve chá de boldo?

O chá de boldo serve principalmente para tratar doenças do estômago, do fígado e intestino, mas tem outras ações conhecidas.

A ação do boldo nos problemas digestivos está ligada a presença da lactona, o principal nutriente presente no boldo, além da boldina.

A lactona é uma substância bastante amarga, o que faz com que o chá não tenha um sabor tão agradável. Mas sua ação é muito eficaz para que nosso organismo consiga digerir gorduras.

As principais propriedades do boldo são: ação antibacteriana, ação anti-inflamatória, ação antioxidante, estimulante do fígado, ação antimicrobiana, efeito calmante, ação diurética e laxativa.

Veja este chá:  Chá Azul - Benefícios e propriedades que emagrecem

Benefícios e vantagens do boldo

Faz o fígado trabalhar melhor

A ação do boldo no fígado tem o poder de estimular o fluxo de bile pelo fígado.

É a bile que absorve e digere as gorduras. É por este motivo que o chá de boldo é excelente quando nos excedemos no consumo de comidas mais gordurosas.

Ameniza as consequências do álcool

Um outro composto da planta é a boldina, um alcalóide que tem o poder de proteger e desintoxicar as células do fígado.

Diminui os gases

O boldo diminui os resíduos de alimentos não processados durante a digestão.

Os resíduos que sobram são eliminados pelos gases. Com menos resíduos, menos gases serão produzidos.

Excelente para quem tem prisão de ventre

O boldo é um laxante natural. Ele ajudará quem tem intestino preso, mas deve ser consumido com moderação para evitar outros problemas.

Melhora a imunidade do nosso organismo

Uma das propriedades do boldo é sua ação antimicrobiana, ou seja, ele ajuda a eliminar a presença de micro-organismos que prejudicam nosso corpo e ocasionam doenças, como infecções.

Possui ação diurética

As propriedades diuréticas da planta melhoram o funcionamento do sistema urinário.

Efeito calmante

Os óleos essenciais presentes no boldo têm efeitos calmantes e atua diretamente sobre o sistema nervoso. Experimente tomar uma xícara de chá antes de dormir.

Como fazer o chá de boldo

A preparação do chá de boldo é muito simples e é realizada por infusão em água quente.

Nessa preparação você poderá utilizar folhas frescas, secas ou até mesmo os sachês vendidos em qualquer tipo de mercado.

O primeiro passo é lavar bem as folhas. Depois ferva a água em um recipiente. Quando levantar fervura, coloque algumas folhas de boldo ou 1 sachê. Desligue o fogo, tampe a panela e aguarde o chá agir.

Depois é só consumir sem utilizar açúcar, mel para ser mais saudável ou adoçante.

Lembre-se de consumir o chá logo após o seu preparo, pois a sua fermentação é rápida.

Chá de boldo aborta?

Sim. O chá de boldo além de ser abortivo pode causar uma má formação do feto.

Muitas pessoas acreditam que pelo simples fato de ser natural, a planta não tem nenhum efeito ruim.

Veja este chá:  Chá de Malva - Benefícios, Contraindicações e Como Fazer o Chá

Algumas plantas como boldo, arruda, hibisco, arnica e bartimão possuem efeito teratogênico (que causam anormalidades aos fetos) e abortivo.

Muitas pessoas acabam agindo por impulso e querendo resolver as coisas da pior forma possível. O consumo de chás para tentar resolver este “problema”, pode piorar a situação, trazendo graves consequências para a mãe ou pior ainda, vindo a gerar uma criança com algum tipo de deficiência grave.

Chá de boldo é bom para diarreia?

Não. A ação do boldo é justamente o contrário. Quem sofre de prisão de ventre pode utilizar o chá de boldo, pois ele solta o intestino.

Agora se você já está com diarreia, o boldo apenas irá piorar a sua situação.

Neste caso você deverá optar por chás que tranquem o intestino como o chá de goiabeira, de hortelã, de casca de romã ou de camomila.

Chá de boldo emagrece?

O chá de boldo é um excelente regulador do intestino, melhorando o sistema digestivo como um todo.

Por este motivo, o chá de boldo emagrece.

Quando seu intestino está regulado (é isso que o boldo irá fazer), seu metabolismo funcionará mais rapidamente, auxiliando assim na queima de calorias.

Além disso, como a digestão acontece no tempo certo, você demora mais tempo para sentir fome novamente.

Contraindicações e riscos do boldo

Como você viu, este é um chá que pode ser abortivo, portanto, a principal contraindicação é para quem está grávida. Neste caso, jamais consuma o chá de boldo.

O chá de boldo também não deverá ser consumido por mulheres durante o processo de amamentação e por crianças menores de 6 anos.

Como ele atua diretamente no fígado, pessoas que tenham doenças no fígado ou problemas como vesícula biliar obstruída não devem consumir este chá.

Outra contraindicação está relacionada ao consumo em excesso. O boldo estimula o trabalho do fígado, intestino e estômago. Ele é excelente para quem tem intestino preso, mas seu consumo em excesso pode gerar o efeito contrário, como diarreias.

Além disso, o consumo em excesso causa irritação gástrica.

Os principais efeitos colaterais em decorrência do excesso de consumo deste chá são: náuseas, vômito, diarreia e irritação gástrica.

Deixe seu comentário e compartilhe o post com seus amigos nas redes sociais e WhatSapp!

Chá de Boldo – Quais benefícios e contraindicações?
5 (100%) 4 votes

Check Also

Chá de manjericão

Chá de manjericão – Porque você deve consumir sempre

Veja tudo sobre o chá de manjericão que é muito saudável e todas as pessoas deveriam consumi-lo todos os dias. Clique aqui e veja os benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *