Chá de Arruda

Chá de Arruda: o que é, onde usar e para que serve.

Os avanços medicinais e na indústria farmacêutica, possibilitaram a criação de novos e mais eficazes medicamentos. Mas existem praticas milenares e primitivas que se mostraram e ainda se mostram muito eficazes como utilizar ervas medicinais, para curar doenças.

O poder das hortaliças já foi provado, e é comumente empregado em receitas caseiras para curar problemas como gripes, resfriados, dores de estomago entre outras. As mais usadas são os chás, essas ervas também serve para banhos como é o caso da arruda, que pode ser encontrada no chá de arruda ou para fazer banho.

arruda
Planta de Arruda. (Foto: Reprodução)

O que é Arruda?

A arruda é uma planta pertencente à família das Rutáceas, que por sua vez são plantas angiospérmicas (que possuem flor). É considerado um subarbusto, cultivada normalmente em jardins, por causa de suas folhas serem aromáticas.

Podem atingir até um metro de altura, sua base e haste são lenhosas e ramificadas. Suas folhas são alternadas, formato oval (peciolado), carnudas, esverdeadas (glaucas) e podem ter até 15 cm de comprimento.

Ela pode brotar flores que são pequenas e amareladas, já os frutos são em formato de cápsulas, tendo de quarto a cinco lobos, estes são salientes e rugosos, desabrocham-se superior e inteiramente em quatro ou cinco partes.

Para que serve o Chá de Arruda

Como erva medicinal a arruda que é composta por óleo essencial, flavonoides, metilnocilcetona, furacumarinas, alcaloides, tarinos e rutina, essa é considerada sua substância mais importante, pode ser usada como método para fortalecer e dar mais resistência aos vasos sanguíneos .A rutina também é responsável por melhorar a absorção da vitamina C.

O chá de arruda atua como antioxidante devido à substância quercetina (um de seus flavonoides), possuindo propriedades analgésicas, que combatem as dores.

Outro beneficio do chá de arruda, é seu efeito calmante. O óleo essencial da planta formada pelas substâncias undecanona,metilnonilcetona e metiletilcetona ao serem  aspiradas no organismos diminuem os níveis de ansiedade.

O chá de arruda ganhou notória popularidade principalmente por ter propriedades terapêuticas. Relacionadas a ações antiasmáticas, antiepiléptica, antiespasmódica, anti-helmíntica, anti-hemorrágica, anti-histérica, anti-inflamatória, antinevrálgica, bactericida, carminativa e cicatrizante.

Chá de arruda aborta?

Sendo a arruda uma erva considerada emenagoga (responsável por estimular o fluxo sanguíneo na região pélvica e no útero), o consumo do chá de arruda pode induzir  e regular o fluxo menstrual.

Essa substância da arruda estimula as fibras musculares do útero, que provocam contrações uterinas resultando em sangramentos, caso a mulher estiver grávida pode resultar no aborto e morte fetal.

Por isso não se deve ingerir altas quantidades do chá de arruda, por que este pode causar intoxicações no organismo, e no caso de mulheres gestantes levando ao aborto.

  Chá de Cravo de Defunto
Chá de arruda
Tudo Sobre o Chá de Arruda. (Foto: Reprodução)

Contraindicações do Chá de Arruda

Como vimos anteriormente apesar de trazer muitos benefícios à saúde o Chá de Arruda, ingerido em altas quantidades pode causar grandes problemas ligados a corrente sanguínea e efeito colaterais, vejamos alguns deles:

  • Hemorragias;
  • Contrações musculares uterinas;
  • Pode levar ao aborto fetal;
  • Nas lactantes algumas substâncias podem ficar no leite, prejudicando o bebê;
  • Cólicas intensas;
  • Vômitos;
  • Contração das pupilas;
  • Convulsões.

Portanto é altamente contraindicado para gestantes e lactantes, por conta da emenagoga podendo causar hemorragias, levando ao aborto. Também não é indicado para quem tem sensibilidade na pele.

Como fazer o Chá de Arruda

Para plantar e cultivar a arruda é muito simples, ela pode ser propagada por sementes, por divisão de plantas bem desenvolvidas ou por estimulo do enraizamento de porções de caules, ramos ou folhas.

As sementes podem ser germinadas em vasos, jardineiras ou no solo, numa profundidade de 0,5 cm do solo. O processo de crescimento leva de 1 a 3 semanas. Já os ramos enraízam naturalmente em contato com o solo.

A arruda desenvolve melhor em temperaturas amenas, em exposição constante de luz solar ou locais com sombra parcial.

Depois de desabrochadas suas folhas podem ser usadas no preparo de chás, temperos e banhos.

Como fazer o banho de arruda?

Além de fazer o chá de arruda, a planta tem outras propriedades medicinais, e a quem diga que a arruda também traga benefícios espirituais e de vitalização.

O banho de arruda é prática comum para reenergizar o espirito e tirar o mau-olhado.

Aprenda a seguir como preparar o banho:

  • Coloque em uma panela 3 litros de água e deixe ferver, retire a panela do fogo e adicione um ramo de folha de arruda, esfrie a água até uma temperatura adequada para ser despejada no corpo. Coe a água e reserve as folhas em outro recipiente.
  • Tome um banho normal, e ao terminá-lo despeje todo o preparo coado sobre o corpo, do pescoço para baixo. Com a toalha seque-se suavemente, deixando a água do banho de arruda secar naturalmente.
  • Ao final devolva a natureza as folhas reservadas deixando-as numa praça, jardim ou árvore.

Curiosidades

  • Sabemos que a arruda é uma erva medicinal, que pode ser utilizada como tempero e para banhos.
  • Mas como toda erva a arruda tem uma história e um passado curioso e de superstições, que vamos conhecer.
  • Acredita-se que durante a Idade Média os ramos de arruda eram usados como proteção contra bruxas e feiticeiras, também utilizada pela igreja católica para aspergir a água benta.
  • Aqui no Brasil a arruda é considerada uma erva purificadora, que limpa o ambiente, atrai boas energias e tira o mau-olhado.

Gostou do chá de arruda? Então compartilha o post nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo!!

Chá de Arruda
5 (100%) 5 votes

Última atualização: 12/11/18


Check Also

Chá de Imburana

Chá de Imburana

O uso do Chá de Imburana para o tratamento de diversos males que atingem o organismo …