Vhirna Maia

Chá de Anis

O chá de anis tem propriedades contra gases, fungos e auxilia no tratamento de doenças respiratórias.

O anis ou anis-estrelado é uma planta (erva) medicinal que pode medir até 10 metros de altura, dessa planta nascem pequenos folículos com formato de estrela, que contém 8 sementinhas de cor marrom, essas sementes tem um aroma forte adocicado e sabor picante.

Para o preparo do chá de anis, pode se encontrar a erva em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e feiras livres.

Chá de Anis

Foto: Reprodução

Para que serve o Chá de Anis?

O chá de anis serve para combater os gases intestinais, rico em vitamina C, cálcio e ferro e outros compostos ativos que possuem propriedades antivirais, antibacterianas, antifúngicas e ajuda no tratamento de doenças respiratórias como gripe, resfriado e bronquite.

Conheça a seguir alguns dos principais benefícios do uso do chá de anis:

  • Auxilia o sono – as propriedades calmantes do chá de anis ajudam a ter uma boa noite de sono, recomenda-se consumir um copo do chá puro.
  • Combate doenças respiratórias e infecções virais – o chá de anis é rico em ácido chiquímico, composto empregado na fabricação do remédio antiviral Tamiflu.
  • Ação antifúngica – o chá de anis pode auxiliar no tratamento de problemas de pele como a candidíase, causada por fungos. Estes por sua vez afetam superficialmente a pele, boca, garganta e em alguns casos as áreas genitais.
  • Diminui a flatulência e auxilia na digestão – o chá de anis pode ser consumido após as refeições, com o objetivo de evitar problemas digestivos, como inchaço, cólicas abdominais, gases, indigestão, prisão de ventre e ativa as enzimas metabólicas.
  • Grávidas e lactantes – o uso do chá durante a gravidez e no período de lactação aumentam a imunidade da mãe e a secreção de leite em lactantes.

Qual a função do anis estrelado?

Como vimos o anis estrelado tem muitas propriedades e compostos que auxiliam em diversos problemas de saúde.  O anis estrelado possui função estimulante nas enzimas digestivas e na produção de saliva que tornam o processo de digestão mais leve e fluido.

Suas propriedades antifúngicas e antibacterianas que auxiliam evitar o congestionamento das vias nasais, limpando as vias respiratórias. Por isso muitos xaropes possuem o anis estrelado em sua composição.

O efeito estrogênico do anis estrelado devido á presença da substância anetol é responsável por modular as funções hormonais das mulheres.

Por ser rico em vitaminas do complexo B, o anis estrelado tem a função de estimular o funcionamento de todo o sistema nervoso, auxiliando as células cerebrais a se manterem ativas, evitando a formação de homocisteína causadora da demência.

Possui minerais como o ferro e o cobre que ajudam a formação de globos vermelhos no sangue. O linolool e a vitamina C presentes no anis, têm ação antioxidante que melhoram o nosso sistema imunológico combatendo radicais livres e doenças.

Contraindicações

O consumo do chá de anis não é recomendado para pessoas com problemas no fígado, pois é rico em anetol, não deve ser ingerido com bebidas alcoólicas e devem evitar o seu uso pessoas que tem gastrite e úlceras, pois o chá aumenta a acidez no estômago, estimulando secreções.

O chá pode apresentar riscos para grávidas e mulheres em período de amamentação, pacientes com hiperestrogenismo, bebês e crianças menores de 10 anos também devem evitar o uso do chá.

Chá de anis emagrece?

O chá de anis possui propriedades diuréticas que combatem a retenção de líquidos no organismo.

Consumi-lo junto com uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos regularmente ajuda no processo de emagrecimento.

Bebê pode consumir Chá de Anis?

O chá de anis é comumente usado para aliviar cólicas em bebês. Porém antes de medicar crianças pequenas é recomendado procurar um médico, é preciso atentar-se quanto à dosagem correta.

Bebês de até seis meses não podem consumir o chá, pois devem ingerir apenas o leite materno.

Efeitos colaterais do Chá de Anis

Os efeitos colaterais da bebida são náuseas, vômitos, reações alérgicas na pele e reações respiratórias, evitar seu consumo em excesso.

Como fazer Chá de Anis

A receita do chá de anis é simples e rápida.

Ingredientes

  • Estrelas de anis estrelado
  • Água

Modo de preparo

  • A cada 2 estrelas inteiras de anis use 1 litro de água fervente;
  • Depois que a água ferveu e foram adicionadas as estrelas, deligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos.

Recomenda-se beber 1 xícara do chá, de 3 a 4 vezes, por dia.

Precauções

Consumir em excesso ou fazer uso prolongado, do chá de anis pode ser tóxico provocando náuseas e vômitos ou em casos mais graves delírios e convulsões.

Deve-se ter cuidado para não confundir o chá de anis estrelado com o estrelado japonês, pois este último é venenoso e não deve ser ingerido, pois contém anisatin, substância que causa inflamação nos rins e nos órgãos digestivos.

Chá de Anis
5 (100%) 7 votes

Sobre o autor | Website

Meu nome é Vhirna Maia, sou baiana, casada, além disso, estudante de enfermagem e louca por remédios naturais. Nesse blog vou compartilhar tudo que aprendi e continuo aprendendo sobre chás, remédios naturais e formas de emagrecimento.

8 Receitas Para Perder 5Kg e Secar Barriga em Apenas 30 Dias.

Quer Saber Mais!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!