Chá de Amora: Benefícios e Indicações

Trata-se de um líquido realizado a partir das folhas da fruta. O chá de amora traz a possibilidade de uso para diversas funcionalidades em relação à saúde e afins.

É muito famoso, principalmente, entre o público feminino em fase de climatério, visto que simula a função de estrogênio no corpo, de modo a auxiliar no combate de fogachos.

Além disso, é um excelente elemento para aqueles que buscam o emagrecimento, ao passo que tenha alinhamento a dietas de baixa caloria e as atividades físicas.






O chá de amora é uma substância antioxidante e, por isso, apresenta vantagens especialmente aqueles que dispõem de condições patológicas que envolvem o estômago.

Origem da Amora

É um fruto asiático que teve adaptação em nosso país, bem como diversos outros.

A fruta que disponibiliza o chá de amora surgiu na região de Ghandi, seguiu em direção ao continente da Europa no séc. XVII, e posteriormente fez aportes no Brasil, prosseguindo até as Américas.

Na região brasileira, esteve por muito tempo em quintais de casas e residências, sem muito interesse em seu cultivo ou comércio.

Isso talvez aconteceu em virtude de a fruta ter sensibilidade, e necessitar de critérios delicados para a sua conservação.

Chá de Amora
Foto: Reprodução.

Afinal, para que serve o Chá de Amora?

A amora é uma substância fonte de:

  • leveduras;
  • fibras;
  • flavonoides;
  • antioxidantes;
  • potássio;
  • magnésio;
  • manganês,
  • vitamina C, E e K;
  • ferro;
  • vitaminas do complexo B.

Toda essa nutrição combinada acaba proporcionando grandes vantagens para aqueles que desejam emagrecer; proteger os ossos e inclusive, prevenir anemias.

O ferro, para ação efetiva, necessita ser ingerida em acompanhamento da vitamina C – o chá de amora oferece ambos.

Outro composto relevante está em sua folha – os elementos fitormônios, que se parecem muito com a funcionalidade estrogênica no organismo feminino.

  Chá de Limão

Portanto, ela traz benefícios para quem está em momento de menopausa, auxiliando nos famosos calorões e sinais da etapa: secura da vagina, insônia, modificação da memória, e afins.

Benefícios do chá de amora

Os benefícios do chá de amora são inúmeros e podem ser encontrados em diversas situações da saúde. Acompanhe:

Redução dos sinais do climatério

De modo geral, as folhas da amora são fontes de fitormônios, que disponibilizam funções no corpo muito parecidas ao elemento de estrogênio, proporcionando a ela o auxílio ao combate de sinais típicos da etapa feminina.

Protege os ossos

O chá de amora é fonte de potássio, magnésio e manganês. Tais elementos auxiliam de forma efetiva a proteger os ossos corporais.

Prevenção de anemias

O destaque por constituir ferro e vitamina C, auxilia na prevenção de anemias, como já mencionado anteriormente – para tanto, é preciso da união de ambos os nutrientes.

A amora também pode ter combinação do suco da laranja, de modo a turbinar o efeito.

Além de diversas outras possibilidades mencionadas a seguir.

pé de amora
Foto: Reprodução

Como fazer Chá de Amora

O chá de amora precisa ser realizado por meio das folhas os, até mesmo, das frutinhas. Para a preparação do chá, a partir das folhas, deve-se utilizar 1L para 5 a 10 folhas.

Se quiser fazer a adição do fruto, não há receitas do quantitativo adequado máximo permitido, porém, tente não ultrapassar uma colher do mesmo diariamente.

Não faça a adição do açúcar ao chá.

Os frutos e folhas não devem sofrer a fervura na água, visto que o processo queimaria boa parte das substâncias benéficas.

Por isso, a água deve ser fervida e só depois deve-se adicionar as folhas e frutos. Deixar descansando por uma média de 10min. Coar e beber.

Malefícios e Contraindicações do chá

O consumo em excesso do chá de amora pode gerar problemas como náuseas, vômitos e complicações em absorção do elemento de ferro e de cálcio no corpo.

Nem todos podem utilizar o chá. Portanto, a atenção deve vir de mulheres em período gestacional e aqueles que disponibilizam de condições patológicas do fígado.

  Chá de Graviola - Conheça os benefícios do chá de folha de graviola

A razão disso é que as folhas da fruta são úteis como tônicos do útero, podendo gerar contrações.

Chá de folha de amora emagrece?

O chá de amora ajuda a emagrecer e esta é uma descoberta em estudo. Isso porque uma das suas substâncias age em bloqueamento da ação de enzimas no corpo que têm a funcionalidade de fazer a digestão de carboidratos.

Dessa forma, não tornaria o procedimento capaz de ocorrer, sendo o organismo eliminaria o carboidrato sem ter efeito no corpo.

Porém, mesmo com tal comprovação, o quantitativo deve atingir um limite.

Por isso, o chá de amora só poderia auxiliar de fato aqueles que buscam o emagrecimento, ao passo que tivesse combinação a dietas e hábitos saudáveis como o exercício físico.

Considerações finais

É imprescindível a consulta de especialistas, caso esteja utilizando medicamentos específicos. Como em qualquer outra situação, o remédio pode sofrer interação com o chá e pode não ser uma situação positiva.

O chá auxilia em muitas situações em relação à saúde humana. Porém, atente-se ao uso com remédios. Siga à risca as recomendações médicas.

Gostou do Chá de Amora? Então compartilha este post com seus amigos nas redes sociais e deixa sua avaliação nas estrelinhas abaixo!!

Chá de Amora: Benefícios e Indicações
5 (100%) 11 votes

Última atualização: 03/08/18