Skip to content

Chá de Alpiste

Há quem diga que o alpiste é apenas uma comida para os pássaros que nossos avôs criavam em gaiolas. No entanto, isso é apenas uma ilusão. O chá de alpiste é original de uma planta rica em diversos nutrientes e que nos oferece vários benefícios, além disso também serve para alimentar nossos pássaros.

O chá de alpiste possui inúmeras propriedades que você precisa descobrir. Também conhecido como leite de alpiste, esse chá promete ser a solução para muitos problemas no organismo humano.

Chá de alpiste
Foto: Reprodução

Para que serve o chá de alpiste?

O chá já uma ótima bebida para ajudar na hidratação diária. O Phalaris canariensis, popularmente conhecido como alpiste, é uma gramínea originária da região Mediterrânea e nos oferece uma bebida com muitas propriedades nutritivas, por exemplo possui uma alta carga proteica, e carboidratos essenciais.

Ou seja, se precisa emagrecer ele é um ótimo aliado para diminuir a retenção de líquidos, melhorar as atividades intestinais e auxilia no aumento da massa magra (claro que com auxílios de atividades físicas). Hipertensos e diabéticos podem também fazer uso do chá para potencializar o tratamento.

Propriedades do Chá de Alpiste

Além de propriedades anti-inflamatórias possui ação antioxidante o que ajuda na eliminação de resíduos prejudiciais ao nosso organismo, também é rica em vitamina E que ajuda no rejuvenescimento e auxilia no processo de cicatrização.

Sua ingestão ajuda a obter mais disposição durante o dia pois ele também é rico em vitaminas do Complexo B (vitaminas que não são produzidas em quantidades suficientes pelo nosso organismo) e que ajudam na disposição.

Benefícios

Os benefícios desse chá são inúmeros, eles vão muito além da perda de peso e diminuição da retenção de líquidos.

Desde que a comunidade científica começou a estudar suas propriedades, as descobertas positivas só aumentam.

As propriedades anti-inflamatórias do chá ajudam na proteção do fígado e pâncreas, sendo assim consumido por pessoas que tem diabetes e doenças hepáticas, claro sob consentimento médico.

A presença da enzima lipase ajuda estimulando a limpeza das artérias e veias retirando assim as gorduras que podem ser nocivas ao nosso corpo.

Por conter também um percentual considerável de fibras a bebida ajuda no controle da saciedade, ajudando assim a evitar uma ingestão de alimentos em excesso, favorecendo a perda de peso. Outra propriedade importante desse chá é que ele ajuda nas infecções do trato urinário por ter ação diurética.

Contraindicações

O alpiste além de ótimas propriedades possui também algumas contraindicações que devem ser observadas antes de fazer uso do chá de alpiste.

Por exemplo, quem possui problemas de estômago ou estiver com diarreias deve evitar a sua ingestão, inclusive porque poderá aumentar a frequência da evacuação.

Doenças cardíacas ou pessoas hipertensas devem consultar o médico antes de fazer uso do chá.

Chá de alpiste aborta?

Não há comprovações científicas de que o chá de alpiste seja um líquido abortivo, no entanto, é imprescindível que a gestante entre sempre em contato com o médico para que ele a oriente em qualquer alteração em sua dieta durante o período de gestação e lactação.

Chás são sempre uma ótima alternativa, no entanto sua ingestão em excesso pode ocasionar algum tipo de intoxicação no organismo e de alguma forma prejudicar o andamento da gravidez.

Sempre mantenha o obstetra informado sobre a alimentação durante a gravidez.

Como fazer Chá de Alpiste

Para se fazer o chá de alpiste é bastante fácil e rápido. Aqui ensinaremos a receita básica que caso não se adeque ao seu paladar pode sofrer algumas alterações. Para o chá de alpiste utilize:

  • 2 colheres (de sopa) de alpiste.
  • ½ litro de água pura filtrada.

Para o preparo você deverá colocar a água juntamente com as sementes em um recipiente e leva-la ao fogo até que entre em ebulição (fervura).

Deixe ferver por um período de três a cinco minutos. Após esse período desligue, tampe o recipiente e coloque para esfriar em um período de dez a trinta minutos. Depois coe e beba-o em seguida.

Outras duas opções (adaptações) do chá é colocar um pouco de canela em pau para ferver juntamente com o alpiste. Ou você poderá colocar algumas gotas de limão para deixar o sabor menos concentrado. Você poderá adoçar com mel ou açúcar se julgar necessário, no entanto é indicado a ingestão sem adoçar para que não haja perda de seus princípios ativos.

Precauções

O chá de alpiste não deve substituir nenhuma refeição diária, nem deve ser guardado por muito tempo, tendo por recomendação um prazo de até 24 horas para consumi-lo.

Não há relatos científicos de efeitos colaterais do excesso de chá de alpiste, no entanto recomenda-se sempre o bom senso para sua ingestão como a de qualquer outro alimento.

O chá de alpiste com toda a certeza passou de um mero desconhecido ao mais novo queridinho da alimentação natural.

É importante conhecer os inúmeros benefícios que a natureza possui e melhorar a nossa saúde fazendo uso corretamente deles.

Gostou do post sobre o Chá de Alpiste? Então compartilha o post com seus amigos nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo!!