Chá de Alfavaca

Chá de Alfavaca: o que é, para que serve e curiosidades.

A alfavaca é uma erva planta de ciclo de vida longo, pode chegar a medir cerca de 60 cm de altura, é original da Ásia e África. Essa planta é conhecida pelos seus galhos ramificados, com muitas folhas ovaladas de cor verde clara.

Esse subarbusto, de folhas aromáticas é cultivado em boa parte do Brasil em hortas e jardins para o uso como tempero e medicinal no preparo do Chá de Alfavaca, é comercializada também em supermercados e hortifrútis.

Alfavaca
Tudo sobre o chá de Alfavaca. (Foto: Reprodução)

Para que serve o Chá de Alfavaca

A alfavaca é uma erva cujas folhas contêm substâncias muito importantes para uso medicinal são elas: vitamina K, vitamina C, vitamina B9, vitamina A, ferro, cobre, manganês, potássio, cálcio, aminoácidos, lisina, isoleucina, leucina, cistina e metionina.

Ela oferece também extratos e óleos essenciais como: polifenóis, flavonoides e antocianinas, são responsáveis por ajudar a prevenir problemas de saúde.

O chá de alfavaca é usado como estimulante digestivo, redutor de contrações musculares involuntárias, ajuda a produzir leite, calmante de tosse e antirreumático.

Outros benefícios do chá de alfavaca para saúde que podem ser destacados:

  • Auxilia a prevenção do câncer: o consumo do chá ajuda a regular as atividades antioxidantes no organismo, codificando expressões genéticas celulares, levando a sua morte, também ajuda a diminuir a divisão celular que por sua vez reduz as chances da célula se tornar cancerígena.
  • Previne doenças relacionadas ao coração: as sementes da alfavaca auxiliam a redução do colesterol ruim do coração, o LDL. Ela também é responsável por proporcionar um efeito hipotensor, pelo nível de potássio encontrado nelas. Condições as quais podem ajudar na redução do risco de aterosclerose e o desenvolvimento de placas nas artérias e vasos sanguíneos, resultando na diminuição da pressão sobre o sistema cardiovascular e os ricos de ataque cardíaco e derrame cerebral.
  • Controle do açúcar na corrente sanguínea: a alfavaca tem a capacidade de estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Pessoas com diabetes precisam controlar o nível de açúcar, porque o seu organismo pode não ter mais a capacidade de produzir insulina ou diminuir a produção, ou pode ser resistente ao hormônio.
  • Auxilia na saúde ocular: por ser rica em vitamina A, protege a córnea, órgão responsável pelo controle da entrada de luz nos olhos, prevenindo a cegueira noturna.
  • Retarda o envelhecimento do cérebro: a alfavaca é rica em manganês, que é responsável por auxiliar a impulsionar atividades dos transmissores no cérebro, ligados aos reflexos mentais. O cobre presente na erva também ajuda a estimular a mente. Sendo assim interferem no metabolismo de moléculas chamadas de glicosilceramidas, ou esfingolípidos, responsáveis por atuarem como uma espécie de escudo protegendo o cérebro dos radicais livres e do estresse oxidativo.
  Chá de Cana do Brejo

Qual é a diferença entre o manjericão e alfavaca?

Apesar de pertencerem à mesma família Labiatae, há diferenças entre as folhas da alfavaca e do manjericão.

A alfavaca possui folhas médias, pontiagudas, serrilhadas, macias e foscas a cor é verde clara. Seu aroma é intenso e cítrico. Já seu sabor é marcante com notas de cravo- da – índia e toque cítrico, lembra o gosto da hortelã por conta de sua rugosidade.

O manjericão por sua vez pode ter folhas verdes ou roxas, são normalmente ovais ou em formato de coração, algumas espécies têm as bordas picotadas.

A maioria dos tipos de manjericão possui o sabor parecido com o alcaçuz com notas de cravo. As folhas maiores têm sabor e aroma quente e doce.

Chá de Alfavaca
Foto: Reprodução

Contraindicações do Chá de Alfavaca

Se tratando de uma erva medicinal como tantas outras o consumo do Chá de Alfavaca pode causar efeitos colaterais, por conter óleo essencial em sua composição que pode causar palpitações, secreções de suor e tontura. Outro efeito colateral é a possível reação alérgica.

A ingestão do Chá de Alfavaca não é aconselhável para mulheres gestantes nos três primeiros meses de gravidez, podendo levar ao aborto.

Como fazer Chá de Alfavaca

A forma mais comum para preparar o Chá de Alfavaca é por infusão e é bem simples de fazer, confira a seguir:

  • 2 colheres de sopa da alfavaca (raiz, folha, flor ou ramo);
  • 1 litro de água quente;
  • Adicione a água quente as 2 colheres da erva, fazendo uma infusão, durante 10 minutos. Após esse processo você pode coar e adoçar.

O mais recomendado é consumi-lo antes de dormir e quando ainda estiver quente, pois durante o sono nosso organismo se restabelece.

Curiosidades sobre Alfavaca

Além de ótimo remédio caseiro, a alfavaca tem outras serventias, vamos conhecer mais curiosidades sobre essa erva:

  • Na Índia é considerada uma especiaria muito apreciada, pois se acredita que é uma planta sagrada e extremamente importante para o crescimento espiritual.
  • Pode ser empregada na culinária como tempero realçando o sabor dos alimentos como saladas, sopas, carnes e peixes.
  • Outro setor que utiliza a alfavaca é de cosméticos orgânicos para beleza e saúde e o ramo da perfumaria.

Gostou do post? Então compartilha com seus nas redes sociais para eles aprenderem também sobre o Chá de Alfavaca.

Chá de Alfavaca
5 (100%) 6 votes

Última atualização: 13/11/18


Check Also

Chá de Imburana

Chá de Imburana

O uso do Chá de Imburana para o tratamento de diversos males que atingem o organismo …