Chás para Saúde

Chá Calmante – Opções para Dormir, Ansiedade e Nervosismo

O estresse do dia a dia que envolve trabalho, estudo, filhos, pode atrapalhar o sono e o desempenho no cotidiano de qualquer pessoa. Por isso, um chá calmante é uma excelente opção natural para aliviar a tensão e garantir um bom equilíbrio emocional.

O que poucos devem saber é que os chás calmantes têm um efeito antidepressivo e também podem ajudar no tratamento ou na prevenção de algumas doenças, como o mal de Parkinson, uma patologia causada pela perda progressiva do neurotransmissor chamado dopamina, que controla os movimentos e outras.

Essa ação deve-se aos antioxidantes presentes nesses chás, capazes de restaurar células danificadas por estresse, certos alimentos ou pelo sol.






Veja outros chás para saúde

Se você deseja adicionar o chá calmante natural para os nervos e controlar a ansiedade ou nervosismo em sua dieta, acompanhe este conteúdo com as melhores opções de remédios caseiros para tornar o seu dia mais tranquilo.

chá calmante

Foto: Reprodução

Chá calmante funciona?

Algumas pessoas podem duvidar do poder desse tratamento natural, da sua eficácia em manter o equilíbrio do corpo e da mente de alguém que sofre de ansiedade, nervosismo, estresse e falta de sono.

Porém, um chá calmante natural tem propriedades bastante benéficas, algumas vezes, sem incidência de efeitos colaterais (desde que observado o consumo, que não deve ser exagerado) e, alguns deles, com ação ansiolítica. Ou seja, são capazes de controlar o nervosismo, ansiedade e fazer você dormir.

Então, o chá calmante funciona e é uma das formas naturais de cuidar da saúde sem comprometer a funcionalidade de algum órgão.

Melhores chás calmantes

Tomar um bom chá para dormir, para tratar ansiedade, acalmar os nervos, e ainda cuidar do mal de Parkinson. Há uma variedade de chás calmantes, que além de atuar nos nervos, também podem curar pressão alta e problemas respiratórios. Tudo em um só e sem causar prejuízo ao organismo.

  Chá para resfriado

Chá para dormir

Veja abaixo quais são os principais e mais indicados chás para dormir com facilidade e perder a insônia de uma vez.

Chá de Erva cidreira

Também conhecida como chá de melissa, ela é uma das ervas poderosas que combate os distúrbios do sono, mau hálito, cólicas menstruais e ainda é uma alternativa no tratamento do mal de Parkinson.

Em uma panela com 200 ml de água fervida, despeje 1 colher de sopa de folhas secas da erva, apague o fogo e deixe agir por 10 minutos. Lembre-se de deixar a panela fechada para melhor apurar o líquido. Depois basta coar e beber.

Contraindicação da bebida: não há.

Chá de Erva-doce

O chá de erva-doce tem propriedades relaxantes, garantindo uma boa noite de sono.

Além disso, possui ação analgésica e antiespasmódica, para pessoas que sofrem de dores de cabeça ou abdominais devido ao forte estresse.

Em 1 litro de água fervente, misture 3 colheres de sopa de sementes secas ou 8 colheres de sopa das folhas de erva-doce. Não apague o fogo. Mantenha em fogo brando por 1 minuto. Apague o fogo e deixe repousar por 5 minutos com a tampa fechada. Coe e consuma até 3 vezes ao dia.

Contraindicado em casos de: ingestão de medicamentos anti-inflamatórios, gravidez, lactantes, problemas intestinais e anemia.

Chá para ansiedade

Nesta segunda lista, tratando de ansiedade com remédio natural, veja quais são as melhores opções:

Chá de Maracujá

O chá calmante de maracujá é o chá mais conhecido para combater a ansiedade e todos os sintomas relacionados a ele, como insônia e nervosismo. Também é excelente para diminuir os tremores associados ao mal de Parkinson.

Adicione 2 colheres de camomila em 200 ml de água fervida. Tampe a panela e aguarde 15 minutos até que a água ganhe um tom amarelado.

Contraindicação: pressão baixa.

Mulungu

O chá de mulungu é um relaxante muscular, possui propriedades calmantes, tranquilizantes, antidepressivas, além de ser analgésica, ótimo para tratar tosses e dores reumáticas também.

Para preparar, utilize 4 g da casca do tronco da planta em 200 ml de água. Quando ferver, apague o fogo e deixe repousar por 10 minutos. Coe a mistura e beba. Recomenda-se tomar até 3 vezes por dia, e não ultrapassar 3 dias consecutivos.

  Chá para gripe

Contraindicação: pressão arterial baixa ou uso de medicamentos para hipertensão.

Chá para os nervos

Quando o assunto é tratar dos nervos, veja quais são as opções de remédios caseiros mais indicados:

Chá de Camomila

De nome científico Matricaria recutita, a camomila possui ótimos benefícios à saúde, como acalmar os nervos, reduzir a hiperatividade e tratar a ansiedade. É uma das ervas com efeito sedativo, que pode ser associada a outros chás (erva-doce ou hortelã-pimenta) a fim de garantir maiores benefícios.

O modo de fazer é semelhante a qualquer chá calmante natural: 2 colheres de chá de flores secas em 250 ml de água (ou 1 xícara). Tampe e deixe assim por 10 minutos. Coe, adicione um pouco de mel, se preferir.

Incluir o chá de erva-dos-gatos seca no chá de camomila pode ser uma boa opção para quem deseja reforçar o efeito relaxante.

Contraindicado em casos de: rinite alérgica; medicamentos para trombose; gestantes.

Erva de São João

Quem sofre de depressão ou TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) também tende a sofrer de insônia, pois trata-se de doenças psicológicas.

A erva de São João é ideal em casos de quadros depressivos, levando bem-estar e melhorando a qualidade do sono.

Em uma panela, acrescente 1 litro de água e 2 colheres de sopa da erva. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e cubra a panela, deixando assim por 10 minutos. Após esse tempo, coe e beba o chá até 3 vezes por dia.

Contraindicado em casos de: doenças psicológicas graves, como psicose; hipertensão; ingestão de medicamentos, como anticoncepcionais, para não correr o risco de haver uma interação medicamentosa.

Considerações finais

É recomendável prestar atenção no consumo de chá calmante, pois o excesso pode levar a efeitos colaterais, como forte sonolência, agitação ou baixa frequência cardíaca.

Consulte um médico caso faça uso de algum medicamento ou suspeite de alguma doença que impeça o consumo de alguns chás.

Chá Calmante – Opções para Dormir, Ansiedade e Nervosismo
5 (100%) 3 votes

Faça um comentário