Chá Azul – Benefícios e propriedades que emagrecem

O chá azul está sendo cada vez mais utilizado devido às propriedades que possui e benefícios que proporciona. Esta bebida é uma variedade que está sendo muito estudada e que já foi demonstrada sua eficácia no processo de emagrecimento.

Essa é uma das razões que tem feito com que o chá azul esteja sendo bastante procurado. Mas, além disso, ele possui nutrientes que são de grande importância para o bom funcionamento do corpo. Ele também é um poderoso antioxidante o que ajuda a prevenir algumas doenças.

Quem já tomou o chá vermelho e o verde percebe que o sabor do chá azul parece uma mistura dos dois. É uma verdadeira delícia não apenas para os sentidos como também para a saúde de quem o toma.

O que é chá azul

O chá azul ou oolong está entre o chá verde e o vermelho sendo que o que os diferencia é o processo de fermentação, pois todos se derivam da planta camellia sinensis.

Esse chá é encontrado na China e em Taiwan, possui sabor, aroma e benefícios bem diferentes dos demais chás que são conhecidos.

Para que o chá azul surja são escolhidas as folhas jovens dessa planta, mas que estejam um pouco mais maduras que as que são utilizadas na fabricação do chá branco ou verde.

Depois de serem colhidas elas são secas ligeiramente ao sol, arrefecem e são fermentadas por pouco tempo.

Esse processo de oxidação é interrompido quando as bacias de ferro se aquecem. Assim a semi-fermentação se acaba e as folhas são devidamente enroladas e secas.

Atualmente esse chá tem ganhado destaque por causa das propriedades que possui e dos benefícios que ele promove.

Chá azul
Foto: Reprodução

Propriedades do chá azul

O chá azul é um grande aliado de quem deseja perder peso, pois faz com que o metabolismo se acelere. Com isso, a gordura é queimada naturalmente.

O metabolismo hepático também se acelera quando esse chá é tomado e isso faz com que o colesterol tenha uma redução considerável.

Além disso, ele é um antioxidante muito poderoso. Suas propriedades ainda fazem com que o fígado gorduroso seja prevenido em quem ainda não possui esse problema. Nas pessoas que já estão com essa condição esse chá ajuda a melhora-la.

Veja este chá:  Chá de erva-doce - Conheça seus benefícios

É ótimo para ajudar na prevenção de diversos tipos de câncer e faz com que as defesas do organismo aumentem. Além disso, suas propriedades ajudam a cuidar do sistema cardiovascular. Com isso, as artérias são limpas o que faz com que a circulação tenha uma melhora.

Veja também

Benefícios do chá azul

O chá azul promove diversos benefícios a quem o toma corretamente.

Um dos principais é o aumento da aceleração do metabolismo e a queima de gordura. Ao juntar essas duas características a perda de peso que ele promove é muito boa.

Ele também é ótimo para prevenir doenças cancerígenas e até o desenvolvimento das doenças cardíacas.

Ainda faz com que as defesas do corpo aumentem, promove estímulos para que o fígado funcione bem, melhora a pele, previne o envelhecimento e reduz o nível de triglicerídeos.

Esse chá ainda ajuda a controlar o colesterol alto, trata diarreias, previne caries e demais problemas na boca além de prevenir o desenvolvimento de alguma doença degenerativa.

Por ser um antioxidante poderoso ele ainda ajuda a prevenir os diversos tipos de câncer e faz com que as defesas do corpo aumentem de forma natural.

Especialistas que preferem optar pelo uso dos chás para diversos tratamentos médicos estão optando por ele principalmente para quem deseja ter um emagrecimento saudável.

Contraindicações e riscos

O chá azul não deve ser tomado por mulheres grávidas e crianças, pois em sua composição há a cafeína.

Como preparar chá azul

Há uma proporção que deve ser respeitado para o preparo desse chá. O ideal é colocar para cada xicara de água uma colher das de chá das folhas do chá azul.

Se desejar fazer com que sua eficácia seja aumentada uma infusão deve ser preparada.

Nesse caso, uma ótima ideia é utilizar uma chaleira de argila e água mineral que esteja entre 90º e 100º. Ao ferver deixe que descanse por cerca de três minutos para em seguida coar e beber.

Não que ultrapasse três minutos do seu preparo, pois o chá azul se oxida de forma muito rápida.

Veja este chá:  Chá Vermelho

Como tomar o chá?

O ideal é que esse chá seja tomado duas vezes no dia para que suas propriedades medicinais possam fazer efeito. Cerca de uma hora antes ou depois das principais refeições deve-se consumir apenas uma xicara dessa bebida.

Chá azul emagrece?

Alguns estudos já foram realizados em uma universidade nos Estados Unidos quanto à eficácia do chá azul para o emagrecimento.

Segundo eles essa bebida é capaz de ajudar no processo de emagrecimento por causa da quantidade de antioxidantes que ele possui.

É tão grande essa quantidade que acaba superando as do chá verde. Mas não é apenas por esse motivo que esse chá ajuda a emagrecer, pois ele também queima gorduras já que estimula o organismo e acaba agindo como um diurético eliminando os líquidos.

Informações extras

As folhas do chá azul possuem um grau de oxidação que quanto mais alto melhores são as propriedades digestivas que ele possui.

Se esse chá for conservado nas condições adequadas conforme o tempo vai passando ele vai se tornando ainda melhor.

É por essa razão que seu armazenamento deve ser correto para garantir a qualidade do mesmo.

Chá Azul – Benefícios e propriedades que emagrecem
5 (100%) 3 votes

Sobre Redação Melhores Chás

Somos a redação do site MelhoresChas.com e publicamos todos os tipos de conteúdos referentes a chás de sementes, plantas, saúde, para emagrecer e muito mais.

Check Also

chá de funcho

Chá de Funcho – Propriedades e contraindicações

Veja tudo sobre o chá de funcho (conhecido como erva-doce). O chá auxilia no emagrecimento e tem outros benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *